Como escolher um bom mecânico em 5 passos

Sabe como escolher um bom mecânico? Deixamos-lhe aqui algumas dicas que o podem ajudar.

Como escolher um bom mecânico em 5 passos
Não se fique por serviços de baixa qualidade

O seu veículo é um dos bens mais valiosos que tem e, como tal, é preciso saber como escolher um bom mecânico, de modo a que não tenha de estar preocupado com o facto de poder ter entregue o seu bem a alguém que não o vai tratar como deve ser.

Deixamos-lhe aqui algumas dicas que o podem ajudar a saber que entrega o seu carro a alguém em quem pode confiar.

5 dicas para escolher um bom mecânico de confiança

1. Faça os trabalhos de casa

Saber como escolher um bom mecânico implica pesquisar para encontrar um que tenha boas revisões online ou que seja referenciado por alguém que conhece. Através de um motor de busca, como o Google, ou de sites das marcas de automóveis pode vir a encontrar mecânicos que sabem o que estão a fazer.

Fóruns online, por exemplo, podem também ser uma excelente fonte de informação. Além de conseguir perceber quanto deverá pagar por certo tipo de reparações, poderá ainda trocar experiências com outros automobilistas.

2. Avalie a limpeza

É um indicador ambíguo, mas há quem defenda que uma oficina limpa e organizada indica que quem lá trabalha é cuidadoso, dá atenção a pequenos pormenores, e vai tratar bem do seu carro.

3. Procure oficinas autorizadas

Oficinas autorizadas trabalham com uma ou mais marcas. Isto significa que além de receberem formação das mesmas, trabalham com peças de qualidade, dos modelos dessas marcas. A formação que as marcas dão aos técnicos destas oficinas deverá, na maior parte dos casos, garantir-lhe um serviço de qualidade.

Caso tenha o carro ainda dentro da garantia, deve dar prioridade a oficinas autorizadas, pois pode vir a ter complicações com a garantia caso algo aconteça.

4. Vá testando pequenos serviços

De acordo com a Consumer Reports (organização que ajuda os consumidores a perceberem os produtos e serviços), uma boa forma de saber como escolher um bom mecânico é através de pequenos testes.

Em vez de esperar que o seu carro precise de grandes reparações, trate da manutenção em oficinas que lhe parecem ser de qualidade. Assim consegue avaliar adequadamente o serviço, sem ter que correr grandes riscos.

5. Analise o preço e a conveniência

Para terminar as nossas dicas sobre como escolher um bom mecânico, temos a análise de preços e de conveniência. Um bom mecânico não o vai surpreender com grandes custos, nem com grandes atrasos. Além disto, fará com que o serviço lhe seja conveniente, de modo a que, por exemplo, não tenha de pagar serviços de que não precisa.

Veja também: