ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Marvin Tortas
Marvin Tortas
24 Mar, 2021 - 09:48

Revisão do carro: quando fazer e qual a sua importância

Marvin Tortas

Quais são os riscos de não fazer a revisão do carro? Sabe quando a deve fazer e quanto o custa? Saiba tudo sobre a manutenção do seu carro.

mecânicos na oficina a fazer revisão do carro

A revisão do carro é a principal ação de manutenção de um automóvel e que qualquer proprietário deve respeitar, tanto a nível de periodicidade como de elementos.

Fazer a revisão a tempo e horas não só vai garantir que o seu automóvel vai durar mais tempo, mas também que não aparecem, no futuro, alguns problemas secundários resultantes de uma má manutenção.

Na revisão automóvel são alterados os fluídos e filtros que formam parte da mecânica do automóvel. Estas peças não são, por norma, peças de valor muito elevado, e a sua substituição é fulcral para a saúde do automóvel.

Saiba quando deve fazer a revisão do carro e quanto lhe pode custar, em média, esta operação.

Revisão do carro: tudo o que deve saber (e cumprir)

Quando realizar a revisão automóvel

Para saber quando deve realizar idealmente a revisão do carro, deve primeiro consultar o manual do próprio automóvel. Caso não encontre essa informação no manual, para “jogar pelo seguro”, esta deverá ser realizada a cada 10.000 quilómetros, ou uma vez por ano, consoante o que ocorrer em primeiro lugar.

Independentemente de o carro estar a circular, ou não, deve sempre fazer a manutenção do carro. O facto de não utilizar o automóvel pode também fazer com que surjam problemas próprios da falta de utilização.

Assim, sempre que se aperceber de algum problema com o carro, algum barulho ou diferença no modo como o carro responde, deve deslocar-se até uma oficina, o mais rapidamente possível. Só assim descartará a possibilidade de existência de algum problema, que pode até ser grave e colocar a sua segurança em risco.

Para além disso, não deixe a revisão do seu automóvel para os dias que antecedem uma grande viagem. Primeiro, porque o mecânico pode detetar um problema complicado de resolver, ou pode não ser realizada corretamente e colocar a viagem, e todos os que nela participam, em perigo. Como referido anteriormente, esta manutenção deve ser periódica, e não apenas porque vai necessitar do carro para uma viagem.

Não obstante, antes de fazer uma viagem de maior duração, deverá sempre verificar o estado dos filtros, dos pneus e claro, do nível do óleo.

Atualmente já existem alertas e outros elementos que ajudam os condutores

Note que hoje em dia, existem já óleos sintéticos que lhe permitem circular até 25.000km sem necessitar fazer a mudança de alguns componentes na revisão. Estes óleos são bastante mais caros que um óleo “tradicional”, mas garantem que, caso faça muitos quilómetros por ano, o seu automóvel não terá que estar constantemente parado na oficina.

Os carros mais recentes já oferecem a indicação de quanto tempo e/ou quilómetros faltam para a realização da próxima “inspeção”. No entanto, caso o seu automóvel ainda não tenha esta funcionalidade, aponte sempre a data em que realizou a última análise ao carro. Assim saberá quando realizar a próxima.

O que acontece se não fizer a revisão a tempo e horas

Não realizar atempadamente a revisão do carro poderá fazer com que tenha um maior risco de acidentes e avarias, pois alguns componentes poderão estar danificados e como tal, não estar a funcionar corretamente.

Isto, a longo prazo, traduz-se numa diminuição da vida útil do seu carro e, consequentemente, mais gastos em arranjos na oficina.

Para além disso, circular com óleo e filtros demasiado velhos faz aumentar o consumo de combustível do seu automóvel. Apesar de não ser um risco para a saúde do automóvel, implica mais gastos.

Como pode ver, não realizar a revisão do carro nas alturas devidas, poderá traduzir-se em problemas graves, que podem ir desde avarias que requerem custos e tempo de reparação elevados.

Quanto custa fazer a revisão do carro

Relativamente aos gastos, não é possível indicar com exatidão o custo da revisão do carro. Tudo depende das peças necessárias para reparar ou substituir, do custo dessas próprias peças, e do valor da mão de obra cobrado pela oficina.

Um carro mais caro e com maior potência significa, por norma, que as revisões serão também mais caras. Uma revisão completa para o carro mais vendido em Portugal, o Renault Clio, por exemplo, custar-lhe-á entre 200€ a 300€, dependendo da oficina.

O mais importante, assim é estar sempre atento a qualquer aviso no painel de instrumentos, ou a qualquer barulho ou a comportamentos estranhos no seu automóvel e procurar de imediato ajuda especializada. Isto poderá ajudá-lo a poupar algum dinheiro em revisões futuras.

Se se detetar e resolver rapidamente, a probabilidade de não evoluir para um problema sério, provocando estragos em outras peças, por exemplo, será muito maior.

Outro dos conselhos que deve ter em conta é comparar os preços de várias oficinas. Apesar de poder ter o seu mecânico de confiança, a revisão é uma tarefa simples para qualquer mecânico. Assim, os orçamentos poderão variar várias dezenas de euros de mecânico para mecânico.

Nunca facilite quanto à revisão do carro, e esteja sempre atento ao programa de manutenção, e sobretudo, às datas.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].