ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
André Freitas
André Freitas
02 Mar, 2021 - 15:32

Os motores a diesel mais fiáveis: modelos para todas as potências

André Freitas

Quais são, para si, os motores a diesel mais fiáveis? Será que a sua escolha está alinhada com o nosso top 10? Descubra tudo no artigo.

pessoa a limpar um dos motores a diesel mais fiáveis

Quando se toma a decisão de comprar um carro novo ou usado, são muitos os fatores a considerar, como o preço, a marca, o combustível, a fiabilidade, entre outros. Ninguém quer comprar um carro que esteja sempre a necessitar de reparações, pois, para além de dispendioso, isso é uma verdadeira dor de cabeça. Tendo isto em conta, decidimos elaborar uma lista dos motores a diesel mais fiáveis.

Para além destes motivos, se há quem queira trocar de carro com frequência, a cada 5 anos, por exemplo, também há quem queira (ou precise) manter o mesmo carro por muitos e longos anos. Ou seja, neste caso esta questão dos motores fiáveis é também pertinente.

Estes são motores que, graças à sua fiabilidade, aguentam percorrer centenas de milhares de quilómetros, precisando apenas de algumas manutenções.

Claro que é necessário cuidar do automóvel, nomeadamente do motor, independentemente do veículo, para que não venha a ter grandes problemas. Contudo, existem alguns motores que são simplesmente mais “robustos”.

Veja, agora, o nosso top 10 dos motores a diesel mais fiáveis.

Atenção, claro que há outros motores que poderiam figurar nesta lista ou até alguns casos de pessoas que não tenham tido uma experiência tão boa com estes mesmos motores.

Os 10 motores a diesel mais fiáveis

Os motores a diesel têm sofrido diversas modificações ao longo dos últimos anos devido, principalmente, à necessidade de cumprimento das normas de emissão de gases poluentes.

A eletrificação dos motores diesel, ou seja, a criação dos carros híbridos, ajuda a contornar os limites impostos pela União Europeia para a emissão de NOx.

Isso significaria o fim dos motores diesel, algo que já vem sendo antecipado há alguns anos.

Contudo, até que tal aconteça, e mesmo algum tempo depois, vamos continuar a ver muitos carros diesel em circulação.

Os motores diesel são os preferidos por muitos condutores porque o gasóleo é mais barato que a gasolina. Para quem percorre muitos quilómetros por ano, um carro a diesel é mais vantajoso.

No entanto, o facto de o combustível ser mais barato não é suficiente. É importante que o carro seja também fiável para que consiga percorrer milhares de quilómetros sem a necessidade de reparações. Até porque a manutenção de um carro diesel é, geralmente, mais cara que a de um carro a gasolina.

Para que o carro seja fiável e a sua qualidade mantida, é necessário realizar as manutenções necessárias e utilizar peças, componentes e até mesmo consumíveis de qualidade, nomeadamente, o óleo do motor ou o combustível.

A pensar nos consumidores que procuram carros usados a diesel que sejam conhecidos pela sua fiabilidade, elaboramos uma lista com os motores a diesel mais fiáveis.

Poderiam ser vários os motores a figurar nesta lista. Depois de analisados vários dados, esta é a nossa seleção. 

mecânico a ver um dos motores a diesel mais fiáveis
1

BMW M57

Este motor da marca alemã com 6 cilindros em linha foi produzido entre 1998 e 2013.

Com motorizações que apresentam entre 150 e 286 cavalos, os motores da família M57 são extremamente fiáveis.

Disponíveis nas versões 2.5, 2.9 e 3.0 litros, a versão 2.9 é aquela que é considerada a mais fiável das três.

Muitos foram os modelos equipados com este motor, como o BMW X3 (E83), X5 (E53, E70), X6 (E71), Série 3 (E46, E90), Série 5 (E39, E60), Série 6 (E63), Série 7 (E38, E65), e o Land Rover Range Rover III (L322).

2

Volvo D5

Depois de muitos anos a utilizar motores diesel construídos pela Volkswagen, em 2001 a Volvo decidiu apostar no desenvolvimento e produção dos seus próprios motores.

O motor Volvo D5 com 5 cilindros em linha foi produzido entre 2002 e 2017. A versão considerada mais robusta foi precisamente a primeira a ser lançada no mercado com  2.401 cc, 163 cavalos e 340 Nm, ou 130 cavalos e 280 Nm.

Este motor equipou diversos modelos da marca sueca, nomeadamente o S60, S80, V70, XC70 e XC90.

3

Volkswagen 1.9 TDI VP

A primeira versão do motor 1.9 TDI da Volkswagen, deve a sigla VP à sua bomba de injeção (em alemão VerteilerPumpe).

Este motor destaca-se pela sua durabilidade, nomeadamente na versão mais simples de apenas 90 cavalos, devido à sua resistência e facilidade de reparação.

Alguns dos modelos equipados com este motor foram: o Audi A3 I, Audi A4 B5, Audi A6 C5, Skoda Octavia I, Seat Ibiza II, Seat Leon I, Seat Alhambra, Volkswagen Golf III/IV, Volkswagen Passat B5 e Volkswagen Sharan I.

4

Volkswagen 1.9 TDI PD

Muito parecido com o Volkswagen 1.9 TDI VP, o Volkswagen 1.9 TDI PD conta com uma nova unidade injetora (Pumpe Düse).

Com uma reputação muito elevada, este motor é fiável e permite percorrer centenas de milhares de quilómetros, desde que sejam utilizados produtos de qualidade, nomeadamente o óleo do motor.

Este motor pode ser encontrado em modelos das marcas Audi, Skoda, Seat e Volkswagen.

5

Mercedes OM611

Para a quinta posição foi escolhido um motor da estrela alemã.

Provavelmente está a pensar que irá ler informação de um dos motores mais fiáveis diesel de sempre, ou seja, o que equipava o Mercedes 190D. No entanto, optamos por não falar desse uma vez que já é um conhecido de praticamente qualquer apaixonado pelo mundo automóvel.

Afinal, quem é que no mundo dos carros não conhece a história dos famosos táxis com mais de 1 milhão de quilómetros? Desta forma, resolvemos apresentar e dar a conhecer a fiabilidade do motor OM611.

O OM611, nomeadamente na versão 2.1 litros, é considerado bastante fiável devido à sua qualidade de construção e reduzida necessidade de reparações.

Produzido entre 1998 e 2011, este motor equipou vários modelos da marca como o Classe C, Classe E, Sprinter e Vito.

6

Honda CTDi 

Em 2003 os japoneses da Honda começaram a produzir os seus próprios motores diesel, abandonando a parceria com a Rover.

O motor da série N, ou i-CTDi (Intelligent Common-rail Turbocharged Direct injection), é um motor poderoso e com um elevado desempenho, apresentando motorizações que vão desde os 100 aos 178 cavalos.

Os modelos Honda equipados com este motor são: Civic, Accord, FR-V e CR-V.

7

Fiat JTD

O motor diesel common rail da Fiat é conhecido como multijet ou JTD (Jet Turbo Diesel).

O primeiro motor common rail da marca italiana é um dos motores a diesel mais fiáveis, sendo apenas necessário realizar (na maior parte das vezes), as manutenções recomendadas pela marca.

Falamos do JTD 1.9 litros, quatro cilindros em linha com versões entre os 105 e os 131 cavalos.

Este motor foi tão bem sucedido que equipou diversos modelos de várias marcas como a Alfa Romeo, Fiat, Lancia, Opel, Saab e Suzuki.

8

Ford DLD

O motor Ford DLD é uma família de motores diesel compactos 4 em linha desenvolvido em conjunto pela Ford e pelo grupo PSA (Peugeot / Citroën).

Quando vendidos pela Ford, estes motores têm a designação de DuraTorq TDCi. O grupo PSA utiliza a sigla HDi.

O facto de ser um motor tão popular e equipar tantos modelos tem uma vantagem: em caso de necessidade de reparação, as peças são baratas, abundantes e qualquer mecânico consegue fazer as reparações necessárias.

Algumas das marcas que equipam alguns dos seus modelos com o motor Ford DLD são: Citroen, Peugeot, Ford, Mazda, Suzuki, Toyota, e Volvo.

9

Toyota 1.4 D-4D

O primeiro motor diesel da Toyota a ser equipado com um bloco de cilindros de alumínio foi o 1ND-TV (1.4 D-4D).

Este motor de quatro cilindros em linha compacto faz parte da família de motores com a designação ND e foi produzido entre 2002 e 2020.

Embora modesto, este é considerado por muitos como o melhor e mais fiável motor diesel produzido pela Toyota, devido à sua grande durabilidade.

As versões mais fiáveis são as mais antigas, sendo que as mais recentes apresentam maiores necessidades de reparação.

Este motor equipou modelos como o Toyota Yaris (I/II/III), Auris (I/II), Corolla (IX, X, XI) e Mini One D (R50).

10

Hyundai U

Para terminar a lista dos motores a diesel mais fiáveis, escolhemos a versão 1.6 CRDi da família de motores U da marca sul-coreana.

De facto, este não é um motor extraordinário a nível de desempenho, mas é um motor fiável e de construção simples, o que significa que também é fácil de reparar. Para além disso, o 1.6 CRDi apresenta consumos muito baixos.

Alguns dos modelos equipados com este motor são os Hyundai i20, i30 e Accent, e os  Kia Soul, Ceed e Sportage.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].