AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como fazer o follow-up de uma candidatura de emprego

Farto de esperar por uma resposta daquela empresa a que se candidatou? Saiba como pode fazer o follow-up da sua candidatura de emprego.

Como fazer o follow-up de uma candidatura de emprego
Dicas para fazer o acompanhamento da sua candidatura

Quem nunca esteve em frente ao computador num enorme estado de ansiedade à espera de uma resposta ao email à sua candidatura de emprego?! Na grande maioria dos casos, não há sequer resposta ou feedback sobre a candidatura. O email com o Curriculum Vitae (CV) foi apenas mais um que caiu na caixa de entrada dos recrutadores. E se, a sorte lhe deu a oportunidade de ser entrevistado, nada lhe garante que receba uma resposta (ainda que negativa) por parte dos recrutadores. 

Mas não se limite a apontar o dedo. Provavelmente uma quota-parte da culpa também é sua. Não fique apenas à espera de ser novamente contactado pela empresa. Tome iniciativa e contacte os recrutadores para saber o ponto de situação do processo de recrutamento


Conheça agora 5 dicas para fazer o follow-up da sua candidatura de emprego:


1. Envie um email para saber qual o ponto de situação

Este ponto funciona em duas situações: no caso de não ter tido qualquer resposta ao email de candidatura de emprego ou caso tenha sido entrevistado e não tenha recebido feedback por parte dos recrutadores. Com este contacto não só se mostra interessado na oportunidade de trabalho, mas também evita que a sua candidatura caia no esquecimento. 


2. Ligue-se aos recrutadores via LinkedIn

Já aqui falamos da importância que o LinkedIn assume atualmente nos processos de recrutamento. Por isso não se esqueça de procurar os seus recrutadores nesta rede social. Seja pró-ativo e dê esse passo. E obviamente não se esqueça de garantir que o seu perfil vai chamar-lhes a atenção pelos melhores motivos


3. Agradeça a oportunidade de ser entrevistado

A candidatura de emprego pode ter um impacto a longo prazo, principalmente se inclui uma entrevista profissional. Se quis a sorte que fizesse parte do grupo a ser entrevistado pela empresa, não se esqueça de enviar um email de agradecimento após a entrevista. Isso demonstra que valoriza o tempo e a atenção que o recrutador dispensou para não só analisar a sua candidatura, mas também para o entrevistarem. E claro, reitere novamente o seu interesse as funções para as quais se está a candidatar. Acredite que este detalhe poderá fazer a diferença na hora de selecionar o candidato ou, caso não seja escolhido, certamente deixará uma boa impressão nos recrutadores, que poderá ser uma vantagem numa próxima oportunidade. 


FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

4. Analise a sua candidatura de emprego 

Se ainda não foi desta que foi escolhido, não desespere. Ao invés, dedique algum tempo a analisar a sua candidatura de emprego e, se foi caso disso, a sua entrevista. Tente perceber quais os pontos que deve melhorar. Reveja o seu CV e a sua carta de apresentação e, se necessário, reformule-os. Analise em detalhe a sua entrevista e questione-se: quais as perguntas que teve dificuldade em responder? Quais são os seus pontos fortes e fracos? Quais os aspetos que necessita de melhorar?
Nada melhor que analisar com calma a sua candidatura de emprego para perceber quais os erros a evitar nas próximas candidaturas e/ou entrevistas. 


5. Continue à procura de emprego

A entrevista correu bem e até se sente otimista?! Perfeito, mas não deixe de continuar a procurar novas oportunidades. Ninguém além de si ficará mais dececionado se no final as expectativas não corresponderem à realidade. Tenha sempre em mente que nada está garantido num processo de recrutamento ainda que se lhe tenham dado a impressão e estarem interessados no seu perfil profissional. A sua candidatura de emprego pode não será a única a despertar o interesse dos recrutadores, por isso continue a procurar ativamente emprego


Veja também: