Como ganhar dinheiro fácil: 11 formas práticas

Para quem não tem grandes recursos financeiros, é normal pensar-se em como ganhar dinheiro fácil. Se precisa de um empurrão, aqui ficam algumas sugestões.

Como ganhar dinheiro fácil: 11 formas práticas
O trabalho pode ser uma coisa bem agradável

Como ganhar dinheiro fácil? Fazendo alguma (ou algumas) das coisas que lhe indicamos. Algumas das opções não lhe vão dar muito trabalho, bastando que tenha alguma capacidade de organização. Leia este artigo e aplique as ideias que mais se adequam a si.

11 formas de ganhar dinheiro fácil


1. Consultoria de redes sociais

consultoria redes sociais

As redes sociais vieram para ficar. Fazem parte das nossas vidas (às vezes demais), fazem-nos companhia nos transportes e até quando estamos acompanhados e não precisamos assim tanto delas. Seja como for, hoje em dia tudo passa por lá. E uma marca que não está nas redes sociais é quase como se não existisse. Por isso, a oferta de trabalho nesta área tem crescido.

Algumas empresas recrutam quem ajude a gerir algumas campanhas. Ter formação na área digital é importante, mas se tiver experiência com as redes sociais, arranje forma de o provar e talvez consiga um trabalho destes.

2. Dar aulas ou explicações

ensinar teach

Se tem jeito para alguma coisa em particular, acaba de descobrir como ganhar dinheiro fácil. Já pensou em dar aulas particulares ou apoio escolar? Sempre foi bom aluno a matemática e português? Ainda sabe de cor as regras gramaticais das línguas que teve oportunidade de aprender? Sabe tocar bem algum instrumento?

Seja o que for, use as suas capacidades em seu favor e ganhe mais algum dinheiro. O grau dos alunos a que poderá ensinar deverá ser proporcional ao seu nível de conhecimento.

3. Trabalhos de design

design

Tem jeito para o design, ainda que não queira fazer disso carreira? Pode sempre fazer pequenos trabalhos para empresas ou pessoas que queiram, por exemplo, criar uma imagem ou trabalhar algumas fotografias. Pode até trabalhar para uma banda que queira fazer a capa de um álbum.

4. Web design e otimização SEO

otimizacao seo

Mais uma vez, saiba como ganhar dinheiro fácil pela via do digital. Se tem conhecimentos de programação suficientes para criar sites, não será difícil encontrar interessado em contratar os seus serviços.

Se, por outro lado, os seus conhecimentos são mais orientados para a otimização de sites, venda os seus serviços e conhecimentos de SEO. Uma forma fácil de encontrar clientes é procurar por blogs que ainda não tenham uma boa otimização e explicar aos bloggers a vantagem de aderirem aos seus serviços. E se há coisa que hoje não falta por aí são blogs, por isso, nada como arranjar uma forma de se destacarem uns dos outros. E os seus serviços podem ser a solução!

5. Pintar casas

pintar paint

Pintar uma casa não é o mesmo que colorir um desenho, mas para quem gosta de trabalhos manuais e é perfeitinho com os pormenores, talvez esteja aqui uma boa opção. Só precisa de ser organizado e tapar bem tudo aquilo que não quer que leve um banho de tinta.

6. Passear cães

passear caes

O público-alvo são pessoas com dinheiro. Por muito que uma pessoa humilde quisesse, dificilmente sobrará dinheiro para pagar a alguém que passeie o seu cão.

Distribua uns panfletos numa zona abastada oferecendo os seus préstimos e pode ser que alguém o contacte de volta. Neste caso, só precisa de não ter medo de cães!

7. Tratar do jardim

jardim jardinagem regar plantas flores

Mais uma vez, um trabalho que só encontrará em zonas onde haja casas com jardim. Geralmente, quem tem casas deste género são pessoas com mais dinheiro. E o ideal era arranjar algumas casas no mesmo bairro. Desde cortar a relva a regar plantas e arrancar ervas daninhas, há muito para se fazer num jardim.

8. Escrever em regime freelancer

escrever freelancer

Sabe como ganhar dinheiro fácil sem sequer sair de casa? Muitas empresas precisam de editores para escrever textos, artigos e outro tipo de peças. Por vezes, estes trabalhos não são a tempo inteiro e até podem ser feitos remotamente.

9. Responder a questionários e participar em estudos de mercado

focus group

Há sites onde se pode inscrever e responder comodamente a questionários para variadas marcas. Não irá ganhar nenhuma fortuna, mas é um trabalho simples e para o qual apenas precisa de um computador com acesso à internet. A Netsonda é um dos sites através dos quais pode aceder a esses inquéritos.

Há ainda os famosos focus groups, em que várias pessoas são reunidas para que as suas opiniões sejam analisadas, para que as marcas possam tirar conclusões sobre o trabalho que desenvolvem. A Pontis recruta pessoas para esses estudos de mercado.

10. Vender online

venda online

Ainda há vendas de garagem, mas cada vez há mais vendas online. Seja no eBay, através duma página de Facebook ou com a sua conta do OLX, venda aquilo que já não usa e, se gosta e tem jeito para fazer coisas como bijuteria, bolsas com tecidos chamativos ou velas e sabonetes, ponha essa arte a render.

11. Vender vegetais

vender produtos biologicos

Tem uma horta em casa e não dá vazão a tudo o que cultiva? Então, venda o excedente. Pode vender cabazes de produtos biológicos ou, se esta opção for muito exigente para o tempo e excedente de que dispõe, venda no mercado perto da sua casa e feiras biológicas. Informe-se sobre quais são os procedimentos obrigatórios para participar e aproveite para ganhar dinheiro fácil.

Finalmente, há páginas que nos ajudam a encontrar o trabalho freelancer ideal, sem que tenhamos de andar à procura dele. O site Freelancer é um desses casos.

Agora que já sabe como ganhar dinheiro fácil, é escolher aquilo para que tem mais jeito e, se for possível, conciliar mais do que uma atividade.

Veja também: