Como limpar o ferro de engomar

Há muitos truques caseiros para limpar o ferro de engomar mas só uma forma correta de o fazer. 

Como limpar o ferro de engomar
Para um ferro operacional por mais tempo.

O ferro de engomar, como qualquer outro utensílio, precisa de ser limpo regularmente. Não só para prevenir que suje ou danifique as suas roupas mas, também, para prolongar o seu tempo de vida. Um bom ferro de engomar não é nada barato, por isso, vale a pena ter alguns cuidados para o manter a funcionar como no primeiro dia.

Especialmente se usa o ferro de engomar com frequência e não segue muito à risca as instruções do fabricante. Tenha atenção que, quanto aos ferros a vapor, embora algumas marcas e modelos ainda exijam água destilada, porém, os mais recentes já só ser usados com água canalizada. 

 

5 Passos para limpar o ferro de engomar corretamente

 

1. Ler o manual de instruções

Esqueça a preguiça e leia o manual de instruções do ferro de engomar porque é muito provável que poupe alguns euros só por o fazer. Não, não estamos a exagerar. É mais rápido e menos maçador do que julga e para cuidar bem do ferro de engomar, é importante saber a forma correta de o usar.

 

2. Limpar a frio

Desligue o ferro da tomada e deixe arrefecer completamente. Com a ajuda de um pano húmido, limpe a base do ferro e depois seque bem. Se o ferro de engomar estiver muito sujo, use um pano de linho embebido em vinagre incolor para limpar a base. Limpe com um pano húmido limpo de deixe secar.

 

3. Limpar a quente

Com a temperatura no máximo, limpe imediatamente os resíduos do ferro com um pano seco de algodão. Se o fizer sempre que o ferro se sujar, evita a acumulação de resíduos, protege o ferro e facilita a limpeza.

  Saiba também como poupar na conta de electricidade

4. Limpar calcário

Encha o depósito com água, regule a temperatura no máximo e ligue o ferro. Assim que  o ferro aquecer, desligue-o e coloque o ferro sobre uma bacia, tanque ou lava-loiça. Se o ferro tiver essa opção, remova a tampa do vapor e regula a agulha para a posição vapor, depois, agite com cuidado o ferro. O calor e o vapor vão fazer todas as incrustações soltar. Aqueça o ferro de novo e pressione o valor até a água evaporar.

 

5. Cuidados a ter

As marcas de ferros de engomar são unânimes: não use objetos metal, esfregões, produtos abrasivos ou químicos para limpar a base do ferro. Tampouco coloque produtos no reservatório como perfumes ou detergentes porque vai danificar o aparelho.

Para que o seu ferro de engomar se mantenha a funcionar em pleno por mais tempo, tenha o cuidado de o limpar, no mínimo, uma vez por mês, de acordo com as instruções do manual.

Veja também: