Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
04 Mar, 2020 - 17:46

Prolongue a vida do seu ferro de engomar com estas 8 dicas preciosas

Helena Peixoto

Conheça os principais cuidados de manuseio, utilização, limpeza e armazenamento que deve trer com o ferro de engomar para que este seu amigo tenha vida longa e salutar!

ferro pousado na vertical sobre a tábua com roupa passada ao lado

O ferro de engomar, como qualquer outro utensílio, precisa de cuidados ao longo do tempo. Não basta ligar à ficha quando precisa de passar a ferro e depois voltar a desligar e nunca mais lhe dar atenção até à próxima ronda de cuidados da roupa, além de que não o deve guardar ao acaso e sem cuidado!

Se pretende conservar o seu ferro por muitos e bons anos, nada como seguir as nossas dicas. 

Acredite, além de prolongar o seu tempo de vida, vai perceber que o equipamento até se torna mais eficiente durante o seu desempenho. Cuide dele e limpe-o regularmente, não só para prevenir que suje ou danifique as suas roupas mas, também, para o manter sempre saudável.

Um bom ferro de engomar não é nada barato, por isso, vale a pena ter alguns cuidados para o manter a funcionar como no primeiro dia.

Especialmente se usa o ferro de engomar com frequência e não segue muito à risca as instruções do fabricante. Tenha atenção que, quanto aos ferros a vapor, embora algumas marcas e modelos ainda exijam água destilada, porém, os mais recentes já só são usados com água canalizada.

8 DICAS PARA MANTER O SEU FERRO DE ENGOMAR COMO NOVO 

pessoa a passar a ferro a vapor
1

Ler o manual de instruções

Esqueça a preguiça. Se há mandamento imprescindível no que toca a saber cuidar corretamente do seu ferro de engomar, esse passa por ler o manual de instruções.

Afinal de contas, é lá que está toda a informação útil e importante! Como manter, como limpar, quais as necessidades específicas, tudo. Bem sabemos que esta tarefa parece sempre uma verdadeira canseira, mas na verdade só terá de ler um vez e fica informado de tudo o que precisa!

E sim, uma leitura deste manual vai, muito provavelmente, poupar-lhe alguns euros só por o fazer. 

2

Limpar a frio

A limpeza a frio é uma das possibilidades de higienização do seu ferro de engomar. De maneira geral, a forma de o fazer passa pelos seguintes passo: desligue o ferro da tomada e deixe-o arrefecer completamente.

Depois, com a ajuda de um pano húmido, limpe a base do ferro em movimentos suaves e circulares. Nunca faça demasiada força! Depois disso seque bem a base e está pronto a utilizar.

Caso o seu ferro de engomar esteja mesmo muito sujo, pode juntar ao pano embebido em água um pouco de vinagre incolor para limpar a base. Limpe com um pano húmido limpo de deixe secar.

3

Limpar a quente

No que toca a limpeza do ferro de engomar, também pode fazê-lo a quente: com a temperatura no máximo, limpe imediatamente os resíduos do ferro com um pano seco de algodão.

Se o fizer sempre que o ferro se sujar, evita a acumulação de resíduos, protege o ferro e facilita a limpeza. Nota muito importante!

Estas dicas mais gerais de como limpar o ferro não excluem a necessidade de ler o manual de instruções; este é o documento mais fiável para o seu eletrodoméstico em específico. 

4

Limpar calcário do ferro de engomar

No caso de estar a enfrentar um problema específico, e bastante comum no que toca os ferros de engomar, sobretudo nas localidades onde a água é mais calcária, não deve desesperar; também há solução! Encha o depósito com água, regule a temperatura no máximo e ligue o ferro.

Assim que  o ferro aquecer, desligue-o e coloque o ferro sobre uma bacia, tanque ou lava-loiça. Se o ferro tiver essa opção, remova a tampa do vapor e regula a agulha para a posição vapor, depois, agite com cuidado o ferro.

O calor e o vapor vão fazer todas as incrustações soltar. Aqueça o ferro de novo e pressione o valor até a água evaporar.

Como passar a ferro melhor e em menos tempo
Veja também Como passar a ferro melhor e em menos tempo
5

Cuidado com materiais abrasivos

Se valoriza o seu ferro e não o quer danificar, leia com atenção este ponto: nunca utilize objetos de metal, esfregões, produtos abrasivos, afiados ou químicos para limpar a base do ferro!

Ao usar estes materiais tem uma probabilidade elevadíssima de riscar a base e tornar o ferro muito menos eficiente no que toca o deslizar e não colar na roupa a passar. Além disso, esqueça também a ideia de colocar produtos no reservatório como perfumes ou detergentes, pois isso vai danificar o aparelho!

Prefira as soluções de compra no supermercado de água perfumada especificamente criada para os reservatórios do ferro ou então a água corrente da torneira. 

6

Como guardar o ferro de engomar 

Os ferros de engomar devem ser guardados na posição vertical. Porquê? Para evitar que a água escorra pela base e vaze do reservatório, o que pode fazer com que o próprio artigo se danifique.

Muitas marcas disponibilizam até um suporte próprio para prender à parede e posteriormente encaixar o ferro.

7

Encha o ferro ainda desligado 

Outra das regras de ouro no que toca saber cuidar do ferro de engomar: antes de colocar a água no reservatório de um ferro a vapor, deve sempre desligá-lo da ficha da tomada!

Só assim garante o correto enchimento do depósito e não arrisca acidentes e ferros avariados.

8

Verifique o cabo e a ficha com regularidade

Uma questão que é muitas vezes esquecida mas não menos importante tem a ver com o estado das ligações do ferro. Com o uso, os fios podem acabar por começar a ‘abrir’, correndo o risco de um choque ou de uma avaria complicada. É importante por isso que avalie regularmente o estado dos fios de ligação para garantir que estão intactos e em excelentes condições de uso. 

Além de todas as dicas já referidas, e para que o seu ferro de engomar se mantenha a funcionar em pleno por mais tempo, tenha o cuidado de o limpar, no mínimo, uma vez por mês, de acordo com as instruções do manual.

Não se esqueça também de ter atenção à etiquetas das roupas e de cumprir o que lá pede: roupas com estampados impressos, por exemplo, devem ser engomadas do avesso e peças muito delicadas com um paninho fino por cima. 

Veja também