ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Helena Peixoto
Helena Peixoto
11 Nov, 2021 - 11:40

Como passar a ferro melhor e em menos tempo

Helena Peixoto

Raras são as pessoas que gostam de passar a ferro, mas a verdade é que existem pequenos truques que vão facilitar-lhe a vida.

como-passar-a-ferro

Aqui reunimos as melhores dicas que precisa conhecer sobre como passar a ferro no mínimo tempo possível e com o máximo de resultados.

10 dicas de como passar a ferro e conseguir resultados dignos de uma lavandaria

É o sonho de (quase) qualquer adulto conseguir vestir uma roupa que parece sair diretamente do armazém da loja – ou seja, impecável. Mas isto significa, muitas vezes, despender bastante tempo na companhia do ferro de engomar – o que, para muitos, não é mesmo nada convidativo.

Para tornar a tarefa de passar a roupa a ferro menos aborrecida e morosa, atente nos truques simples que vão permitir ter excelentes resultados, sem que para isso tenha de fazer longos serões, ou de perder momentos de lazer e descanso aos fins de semana.

poupar tempo a passar a ferro
1.

Olhos postos nas etiquetas

Se quer saber como passar a ferro com máxima eficiência, vai mesmo ter de perder algum tempo a analisar as etiquetas das peças de roupa. Elas são o bilhete de identidade de cada uma e é lá que estão indicados os cuidados necessários, incluindo a temperatura ideal no ferro.

2.

Separe a roupa pelo tipo de tecido

Uma grande ajuda na poupança de tempo reside na separação dos tipos de tecido.

Faça pequenos montes com peças de algodão, linho, sintéticos e outros. Na hora de passar a ferro vai ver que leva muito menos tempo, uma vez que não tem de andar sempre a mudar a temperatura do aparelho.

3.

Tenha um ferro de qualidade à mão

Sim, um ferro de qualidade pode fazer toda a diferença na hora de engomar com precisão. Além de perder muito menos tempo (alguns modelos conseguem excelentes resultados passando apenas de um lado), vai desgastar menos as peças.

4.

Entenda que há mesmo roupas que não precisam ser passadas a ferro

Há que ser também ‘inteligente’ nestas questões: alguma roupa, se for estendida de forma bem esticada, depois de bem sacudida após a lavagem, nem sequer precisa ser engomada. Recolha-as, dobre-as e arrume-as de imediato.

5.

O amaciador ajuda (e muito)

Além de saber como passar a ferro com eficiência, é importante garantir eficácia em todo o processo – que começa na lavagem. Utilizar um pouco de amaciador é muito importante para garantir o melhor resultado na hora de engomar (e com menos vincos).

6.

Atenção às peças com estampados

Como passar a ferro peças com estampados e altos relevos? Sempre do avesso e com temperaturas menos altas. Cumpra sempre esta regra se não quiser estragar as suas peças favoritas.

Ter o ferro quente sobre estes estampados vai fazer com que a tinta “derreta” e cole por toda a parte. O resultado é tempo perdido e um pequeno momento de stress – para além de ficar com uma peça de roupa estragada.

7.

Tecidos delicados pedem cuidados especiais

Tecidos como seda, linho e outros especiais requerem cuidados especiais. Verifique, primeiro, se a peça necessita mesmo ser engomada. Se sim, coloque sempre um tecido fino (uma fronha da almofada, por exemplo) entre o ferro e a peça a engomar, para não danificar as fibras ou queimar.

8.

Mantenha o ferro sempre limpo

É muito importante manter o ferro devidamente limpo de sujidade, calcário e resíduos para não hipotecar o resultado final das peças engomadas. Como funciona a altas temperaturas, é muito fácil este equipamento transferir os resíduos acumulados para as peças em questão.

limpar o ferro de engomar
Veja também Limpar o ferro de engomar: tudo para garantir eficácia do equipamento
9.

Estabeleça um método de “dificuldade crescente”

Uma outra dica importante de como passar a ferro com eficiência é a ordem em que deve engomar. Comece sempre pelas peças mais difíceis ou que gosta menos. Desta forma, no final não fica desmotivado, pois já só faltam peças rápidas e simples.

10.

Termine com as peças mais grossas

As últimas peças a engomar devem ser as mais grossas (camisolões e gangas, por exemplo). Isto deve ser assim porque é nessa altura que o ferro já está mais quente e vai garantir melhores resultados em tecidos mais espessos – além de serem peças mais fáceis de passar.

Veja também