ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
17 Ago, 2021 - 08:30

8 dicas para tratar da roupa que vai querer conhecer

Catarina Milheiro

Ter a roupa limpa vai ser, a partir de agora, uma tarefa mais simples. Basta aplicar estas dicas para tratar da roupa como um profissional.

dicas para tratar da roupa

Vamos falar-lhe de dicas para tratar a roupa. Mais precisamente de alguns truques que pode não conhecer, mas que serão uma grande ajuda nesta tarefa.

Quem não gosta do cheirinho agradável da roupa acabada de lavar? Ainda assim, não há como negar que, por vezes, todos gostaríamos que a tarefa fosse um pouco mais fácil. A boa notícia é que pode ser.

Estamos sempre a aprender e há algumas dicas para tratar da roupa que possivelmente desconhecia, mas que depois de as descobrir vai querer usá-las sempre.

8 DICAS PARA TRATAR DA ROUPA QUE DEVE MESMO CONHECER

toalhas lavadas
1

Lave a roupa escura do avesso

Uma das dicas para tratar da roupa mais eficientes é a lavagem da roupa escura do avesso. Afinal, quantas vezes já retirou a roupa escura da máquina com vestígios do detergente ou do amaciador nos tecidos?

Por vezes, a fricção do ciclo de lavagem pode mesmo retirar o corante das peças. Por isso, é importante virar a roupa do avesso antes de a colocar na máquina para lavar – desta forma, a maior parte da fricção irá acontecer no interior, evitando este tipo de estragos.

2

Torne as toalhas mais macias… Com vinagre

Sim, leu bem. Uma das dicas para tratar a roupa, mais concretamente, para devolver o toque macio às suas toalhas é usar vinagre na lavagem. Basta diluir uma chávena de vinagre em água ou esperar que o nível da água seja suficientemente alto para que o vinagre se dilua de forma instantânea (se não o fizer, o vinagre pode descolorar as suas toalhas).

3

Se tem pele sensível, utilize amaciadores adequados ou naturais

Nem todos os amaciadores da roupa que existem no mercado são adequados a toda a gente. Isto acontece porque contêm determinados produtos químicos que espoletam reações alérgicas em peles mais sensíveis.

Por exemplo: se lava roupa de criança ou para pessoas com pele sensível com frequência, experimente adicionar vinagre na lavagem em vez do detergente que compra habitualmente no supermercado. Não deixa odores, não é tóxico e as suas roupas ficarão super macias.

4

Faça o seu próprio detergente de roupa

A oferta de detergentes para lavar a roupa existente no mercado é imensa. Mas com tanta oferta, por vezes, pode ser difícil escolher ou encontrar um detergente adaptado às suas necessidades, principalmente para quem tem pele sensível ou tendência para alergias a alguns dos componentes químicos dos detergentes.

Se é o seu caso, pode optar por fazer o seu próprio detergente, com ingredientes caseiros e de forma simples. Eis o que precisa:

  • 1 sabonete com óleo de coco e/ou azeite (para limpar);
  • 1/2 chávena de sal marinho (ajuda a estabilizar as cores);
  • 1 chávena de bicarbonato de sódio;
  • 1/2 chávena de bicarbonato de sódio (para remover nódoas e odores);
  • 1/2 chávena de tira-nódoas para roupa de bebé (ajuda a limpar as roupas e a descalcificar a água);
  • 1/4 de chávena de ácido cítrico (um ácido cristalino existente nos frutos cítricos e que ajuda a descalcificar a água e reforçar as cores ou brancos das roupas);
  • 1/2 colher de chá de um óleo essencial à sua escolha.

É muito simples de fazer. Comece por triturar o sabonete. De seguida, misture os restantes ingredientes secos. Coloque a lâmina no processador de alimentos, deite a mistura no processador, tape e triture até obter um pó homogéneo. No fim, ainda com o processador a trabalhar, junte um óleo essencial à sua escolha para aromatizar o seu detergente (por exemplo, lavanda, menta, eucalipto, laranja, etc.).

Depois, é só armazenar em frascos. Para lavar coloque uma a duas colheres de detergente na máquina.

5

Remova as manchas de suor com sumo de limão

Quando o assunto é tratar da roupa, um dos desafios mais comuns é a limpeza eficaz de algumas manchas, principalmente as do suor.

À medida que o tempo passa e com o uso regular de desodorizantes, é natural que se forem manchas na zona das axilas das suas túnicas, camisolas ou camisas.

Para que consiga garantir que as suas roupas preferidas se mantêm como novas poderá optar por utilizar um tira-nódoas comum ou por experimentar uma solução caseira: passe um pouco de sumo de limão e bicarbonato de sódio nas manchas antes de as lavar. Verá que o resultado será incrível!

6

Evite as meias sem par

Não há nada mais chato do que perder tempo “à pesca” de pares de meias depois de lavar a roupa. Mas a tarefa pode ser muito mais simples.

Eis o que pode fazer para evitar meias separadas: pode optar por colocar todos os pares de meias num saco para lingerie e, assim, no final da lavagem estarão todas juntas e fáceis de juntar ou, em alternativa, pode optar por prender os pares com uma mola antes de as colocar a lavar.

Ou então, para evitar perdas, pode sempre optar por comprar meias iguais. Dessa forma terá sempre um par “à mão”.

7

Mal acabe o ciclo de lavagem, estenda a roupa

Já alguma vez se esqueceu da roupa lavada dentro da máquina? O que acontece é que muitas vezes colocamos a máquina a lavar e esquecemo-nos de estender a roupa mal o ciclo de lavagem termine – e a roupa acaba por ficar com um cheiro estranho e bastante incomodativo.

Para que isto não aconteça e também para que seja mais fácil passar toda a sua roupa a ferro, sempre que possível, tente estender a roupa mal termine o ciclo de lavagem. Desta forma não ganhará odores nem ficará muito engelhada.

8

Poupe na luz: deixe a roupa secar naturalmente

Apesar de sabermos que no inverno se torna mais complicado, sempre que possível opte por secar a roupa de forma natural.

Estamos certos que as máquinas de secar são, muitas vezes, uma necessidade – principalmente quando há crianças em casa. No entanto, também sabemos que este tipo de secagem se irá refletir na conta de luz e claro, num gasto precoce dos tecidos.

Por isso mesmo, não há nada melhor do que secar a roupa naturalmente – seja num estendal de pé ao ar livre, ou num estendal de teto numa lavandaria. O importante é deixar que a sua roupa seque com o vento e sol. E lembre-se: o planeta agradece e a conta da luz também.

Veja também