Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
02 Set, 2020 - 09:25

ABC do amaciador de roupa: saiba se é, ou não, uma boa opção

Helena Peixoto

Deixam um cheirinho maravilhoso nas nossas peças, mas há quem defenda que o amaciador de roupa traz mais desvantagens do que vantagens. Fomos tirar a teima!

amaciador de roupa

Muito utilizado em praticamente todos os lares, o amaciador de roupa tornou-se o nosso melhor amigo no que diz respeito a deixar as nossas peças bem cheirosas e macias. 

No entanto, as recomendações do fabricante devem ser sempre seguidas e há até quem ponha em causa a sua utilização pelas desvantagens associadas. Neste artigo vamos elencar os prós e contras associados a este produto, para que possa decidir de forma consciente e informada. 

Amaciador de roupa: o que é? 

De forma bem resumida e simplista, um amaciador da roupa consiste num produto que agrega diversas substâncias químicas para um determinado fim: neste caso, tal como diz o nome, amaciar a roupa. Com o bónus de deixar um cheirinho bem agradável! 

Disponível em vários formatos, fragâncias e cores, este produto promete deixar um perfume de longa duração, que, dependendo da marca e da fragrância escolhida, pode variar entre 24 horas e 10 dias.

monte de roupa dobrada e detergente ao lado

Vantagens do amaciador de roupa 

Confira a principais vantagens associadas à utilização de amaciador de roupa.

1

Muito prático

O amaciador de roupa é de facto muito prático. Ele está pronto a usar! Basta abrir a tampa do frasco e despejar na máquina de lavar roupa a quantidade recomendada! E, quase que por magia, a roupa fica macia e cheirosa.

2

Perfumador

Quando não colocamos amaciador na máquina e a roupa sai apenas lavada até parece que falta qualquer coisa, não é? Por isso mesmo, o facto de deixar um odor muito agradável e duradouro nas peças é outra das grandes vantagens. 

3

Eficaz

Quando aposta num amaciador de qualidade atestada e cumpre com as indicações da embalagem do fabricante, este produto é realmente eficaz a cumprir o que promete: roupa macia e com um cheirinho inigualável! 

4

Oferta muito variada

Se há coisa de que não nos podemos queixar é da oferta que existe no mercado. Fragâncias diferentes, tipologias diferentes, concentrado ou não, é só escolher o que prefere! Atualmente algumas marcas até se especializam na conceção de perfumes especificamente preparados para este produto. 

5

Preço acessível

Graças também à grande oferta, hoje os preços praticados nestes produtos são já bastante acessíveis. Desde a marca branca às mais conceituadas, existem versões acessíveis para todos os bolsos. 

Desvantagens do amaciador de roupa 

São cada vez mais as correntes que defendem a não utilização de amaciador de roupa, ancorada nas grandes desvantagens a ele associadas. Deixamos algumas delas.

1

Pouca absorção de água

Uma das desvantagens associadas a este produto é o facto de reduzir a capacidade de absorção da água em tecidos como o algodão. Toalhas de banho e panos de cozinha, por exemplo, não absorvem tão bem quando lavados com amaciador. 

2

Presença de alergéneos

Este será dos contras mais graves dos amaciadores. Para conseguirem resultados tão eficazes e fortes, eles contêm uma grande quantidade de químicos e alguns dos seus ingredientes podem ser fortemente alergénios. Daí que amaciadores sejam totalmente desaconselhados em bebés e pessoas com qualquer problema de pele. 

Fazer o primeiro deste despiste é relativamente fácil: analise a lista de ingredientes e no caso do produto conter mais de 100 mg/kg de um ou vários alergénicos, essa informação está no rótulo. 

3

Substâncias nocivas para a saúde

Além das substâncias que podem provocar alergias, alguns produtos têm mesmo substâncias nocivas para a saúde! Algumas delas, se penetrarem o corpo humano através do contato com a pele e por inalação podem gerar intoxicações e problemas respiratórios, principalmente em bebés e crianças.

Como fazer o seu amaciador de roupa caseiro 

Se não prescinde do cheirinho na roupa mas quer deixar de utilizar este produto químico, ou pelo menos não utilizar tantas vezes, pode experimentar fazer uma versão caseira de amaciador de roupa. 

E sim, a roupa vai igualmente sair cheirosa e bem macia! 

Ingredientes

Modo de preparação

  1. Comece por misturar a água com o vinagre.
  2. Acrescente o bicarbonato de sódio à mistura mas com muito cuidado e bem devagar – devido às suas propriedades efervescentes, se misturado rapidamente vai fazer muita espuma. 
  3. Finalize com as gotas da essência a seu gosto e guarde numa garrafa bem fechada e antes de cada utilização mexa bem a solução e use como se se tratasse de um amaciador qualquer de compra. 

Agora que já conhece as principais caracterísitcas, vantagens e desvantagens do amaciador de roupa, decida por si o que será melhor para sua casa. E não deixe de experimentar a receita caseira, rumo até à onda de desperdício zero! 

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].