ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
11 Ago, 2021 - 09:54

Limpeza a seco: quando deve recorrer e como funciona

Catarina Milheiro

Está a par de como é feita uma limpeza a seco? Fique connosco e descubra quais as peças de roupa mais indicadas para o fazer.

limpeza a seco

A limpeza a seco é um dos métodos de lavagem mais rápido, ecológico e eficiente que existem para lavar a roupa. No entanto, existem alguns detalhes que são cruciais antes de se aventurar a lavar a seco.

A verdade é que muitas vezes, não sabemos qual a melhor forma para remover manchas de gordura ou nódoas ocasionais daquelas peças que mais gostamos. Contudo, na maioria das vezes a limpeza a seco é realmente o método mais eficaz.

Fique connosco e saiba tudo sobre este tema.

Limpeza a seco: tudo o que precisa de saber

Como o nome indica, a limpeza a seco é um tipo de lavagem que dispensa a utilização de água ou, pelo menos, o seu uso excessivo. O que significa que a limpeza a seco é um método que combina uma ação mecânica à eficácia de um solvente.

No fundo, neste tipo de limpeza são usados produtos químicos específicos que humedecem cuidadosamente as fibras e as superfícies, acabando com as manchas e nódoas sem danificar a peça.

É o tipo de lavagem ideal para aplicar em diferentes tipos de tecidos e superfícies como cortinados, carpetes, tapetes, estofos, cobertores, colchas, roupas e até nos bancos do carro.

lavandaria pública

Como é feita a limpeza a seco?

A limpeza a seco pode ser feita em casa através do uso de produtos específicos ou em locais especializados – como as lavandarias. Normalmente, por se tratar de um processo um pouco mais complexo a maioria das pessoas prefere mandar lavar a peça de roupa em questão a uma lavandaria especializada.

Nestes casos, e dependendo do que se pretende lavar, a limpeza é feita com base em solventes e produtos que desengorduram, purificam, amaciam e consoante a necessidade, branqueiam os têxteis.

De uma forma geral, este tipo de limpeza tem 4 parâmetros associados à eficácia de cada lavagem:

  • Os produtos e detergentes utilizados;
  • A ação mecânica;
  • A temperatura;
  • Os tempos que estão associados a cada ciclo.

Importa ainda referir que, dependendo do que se pretende lavar, existem ainda empresas que se deslocam até ao local para se puderem realizar este tipo de limpezas – como é o caso de peças grandes e difíceis de serem removidas como carpetes, cortinados ou cadeiras estofadas, por exemplo.

Para que tipo de tecidos é mais indicada a limpeza a seco?

Primeiramente, é essencial que verifique a etiqueta da peça em questão. Sempre que se tratar de uma peça delicada e que deverá ser limpa a seco, o respetivo símbolo estará presente na etiqueta.

Isto porque, embora alguns tipos de tecidos como o veludo ou a camurça exijam tratamentos especiais, nem todas as malhas requerem este método de limpeza. Portanto, antes de decidir se deve ir ou não a uma lavandaria para lavar a peça a seco, certifique-se que considera os seguintes fatores.

1

O material da peça

As roupas feitas em tecidos duráveis como o algodão, linho ou poliéster suportam bem a lavagem na máquina. O que significa que, se escolher um ciclo com água fria e com uma rotação suave, as hipóteses de estragar a roupa são menores.

Assim, as camurças e os veludos são normalmente o tipo de peças mais comum que exigem uma limpeza a seco para retirar aquela nódoa que insiste em permanecer. Por exemplo: blazers, casacos de inverno ou fatos.

2

Se a peça pode ou não ser lavada a seco

Não se esqueça de verificar sempre a etiqueta da peça em questão. Muitas vezes acabamos por estragar uma peça que tanto gostamos por fazermos uma limpeza normal e não olharmos sequer para a etiqueta.

3

Verifique se a peça tem bordados ou apliques

Se a peça em questão for bastante delicada – com bordados, pérolas ou outro tipo de apliques – deverá ser lavada a seco.

Desta forma, evitará que os apliques de danifiquem na máquina de lavar a roupa e conseguirá obter uma limpeza eficaz.

No caso de não se tratar de um tecido indicado para lavagem a seco, poderá sempre optar por colocar a peça dentro de um saco de pano dentro da máquina.

EXISTEM VANTAGENS EM FAZER UMA LIMPEZA A SECO?

Sim, como para todos os tipos de limpeza esta também tem as suas vantagens, sendo que a mais importante é realmente o facto de se gastar menos água do que numa lavagem comum – ou seja, a preservação do ambiente.

Apesar de sabermos que nem sempre é possível fazer este tipo limpeza, principalmente porque não é adequada para qualquer tipo de tecido, esta é efetivamente uma das maiores vantagens da limpeza a seco.

Preserva os tecidos

Sabia que uma das maiores vantagens da limpeza a seco é a preservação das fibras do tecido? Isto acontece porque na lavagem convencional, a água dilata as fibras e depois da secagem, o tecido pode acabar por se deformar.

No caso da lavagem a seco isto não acontece – no fundo, trata-se de um método de limpeza que permite uma maior durabilidade das peças.

Mais eficiente e mais rápida

Além de preservar os tecidos por mais tempo, este tipo de limpeza é muito mais rápida e eficiente do que a comum. É precisamente naquele momento em que já tentou tudo para acabar com uma nódoa e não conseguiu, que entra a limpeza a seco.

Isto porque se trata de um método capaz de remover manchas e nódoas difíceis de uma forma muito mais eficaz e em muito menos tempo – nas lavandarias são utilizados produtos altamente eficazes e ferramentas como jatos de ar comprimido que ajudam a remover rapidamente as manchas.

Amiga do ambiente

Como já referimos, este tipo de limpeza é muito mais amiga do ambiente do que uma lavagem normal. Por isso já sabe, sempre que se justificar opte por uma limpeza a seco e não perca tempo nem água a tentar retirar uma nódoa num tecido delicado.

Previne ácaros e odores

Sabia que a limpeza a seco previne o aparecimento de bolor na roupa, ácaros e odores estranhos? Isto acontece porque é feita uma secagem muito rápida das fibras tendo em consideração que o tecido é apenas humedecido e não molhado.

Veja também