Como poupar com o cartão cliente

Surgiu como forma de fidelização de clientes, mas com o cartão de cliente é mesmo possível poupar. Saiba como com as nossas dicas.

Como poupar com o cartão cliente
Uma forma de poupança acessível a todos.

Existem várias formas de poupar e uma delas é sem dúvida através dos cartões de cliente. Os estabelecimentos comerciais necessitam de encontrar formas de fidelizar os seus clientes e viram no cartão cliente o passo ideal.

Cada vez mais são as vantagens em aderir a estes cartões e, tal reflete-se nas imensas poupanças que se consegue fazer através dos mesmos. A maioria das superfícies comerciais já aderiu e mesmo que não tenha o cartão de uma tal superfície, na caixa antes de pagar a compra não se escapa de ouvir: “Tem cartão cliente?”. De tantas vezes que ouve deve pensar: “Pronto vou fazer o cartão, devo poupar alguma coisa com ele”.

E está certo, com o cartão cliente consegue mesmo poupar. Alguns cartões oferecem descontos directos, noutros o valor vai para cartão e desconta na próxima compra, outros oferecem um determinado desconto quando atingir um valor em compras.

Mas muitas vezes tentar poupar através do cartão cliente pode passar de uma tarefa aparentemente fácil a uma grande dor de cabeça. Nada como assentar algumas ideias e por mãos-à-obra. Nos itens seguintes deixo várias dicas.


Como podem utilizar e usufruir ao máximo do cartão cliente:


1. Atualmente existem vários estabelecimentos comerciais com os ditos cartões, conhecer as condições de adesão e organizá-los por estabelecimento é o passo principal.

2. Para conseguir usufruir ao máximo dos desconto que um cartão cliente lhe pode trazer deve saber como é que é informado dos descontos que estão em vigor e, no que diz respeito a isso temos uma variedade de meios de informação, nomeadamente, o tradicional correio, o correio eletrónico, as mensagens para o telemóvel, através do site do estabelecimento comercial ou através da publicidade nos meios de comunicação.

3. Associados a esses cartões existem muitas vezes cupões de desconto. Deve ter sempre cada cartão organizado de acordo com os cupões e o prazo de validade.

4. É importante dar um pouco de atenção aos preços médios dos artigos, pois não faz sentido comprar um produto que está em promoção através da apresentação do cartão cliente se esse mesmo produto foi aumentado na altura da promoção. Por isso não se deixe iludir com os tais descontos com cartão quando na realidade o preço do artigo está acima da média e fazendo as contas, o valor final do artigo com desconto pode mesmo ficar igual ao original. Muitas vezes esse desconto não compensa, portanto “olho bem aberto”.

5. Dê uma vista de olhos aos preços de produtos idênticos, nunca se sabe se não haverá um artigo com um preço idêntico ou mesmo inferior ao que está em promoção. Compensa quando estamos a comparar artigos com qualidade idêntica ou superior.

6. Compare as promoções que existem nos cartões das várias superfícies comerciais e analise em qual dos cartões poderá obter mais vantagens. Neste aspeto, inclua as despesas da ida ao estabelecimento.

7. Muitas vezes os descontos com os cartões clientes passam por levar uma certa quantidade de artigos para ter um determinado desconto, nesse aspeto à que ter em atenção se realmente necessita de todos esses artigos para que não consuma mais do que precisa. Analise sempre se existem realmente vantagens.

8. Existem estabelecimentos em que o desconto é feito em cartão, ou seja, o valor do desconto fica em cartão e pode descontar na próxima compra, nesse caso verifique se existe prazo de validade para poder gastar esse valor de desconto.

9. Ao ceder os dados pessoais para a elaboração do cartão cliente, os estabelecimentos ficarão a saber várias informações sobre o cliente. E ao efectuar as compras com o cartão ficam a saber quais os artigos que mais consome e se adere às promoções. Para os estabelecimentos esta informação é influente, porque assim é possível saber o que os clientes gostam, compram, onde compram e o que os motiva a comprar, se é por gostarem do artigo ou por estar em promoção.


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