Como poupar na cozinha

A alimentação é um bem essencial e representa uma boa parte de qualquer orçamento familiar. No entanto, se souber economizar é possível poupar dinheiro na cozinha. Saiba como.

Como poupar na cozinha
Em tempos de poupança, saiba como economizar dinheiro na cozinha

Existem despesas essenciais das quais não temos como cortar do nosso orçamento. É esse o caso das despesas com a alimentação. É impossível deixar de comer, mas é possível criar hábitos que originam poupanças substânciais no orçamento destinado, mensalmente, para a compra de alimentos ou confeção dos mesmos. O segredo está em saber como e onde economizar!
 
 

10 dicas para poupar dinheiro na cozinha

 

1. Poupar nas compras de supermercado

É um clássico, mas também uma dica indispensável. A primeira forma de poupar dinheiro na cozinha começa com as idas ao supermercado, ou seja, aprender a economizar nas compras. 
Em primeiro lugar opte por ir, apenas, uma vez por semana ao supermercado e com uma planificação exata das necessidades. Assim, não terá tendência de levar mais coisas que o necessário. Não levar crianças e aproveitar talões e descontos também são dicas ater em conta.
 
 

2. Combine o tamanho da panela com o tamanho do disco

Se usar uma panela pequena num disco grande, está a desperdiçar energia com um uso adicional. Aliá, num fogão a gás é até um risco de segurança. Use grandes panelas nos grandes discos e pequenas panelas nos pequenos.
 
 

3. Cozinhe e sirva (apenas) as proporções certas de comida

Cozinhe apenas a proporção certa de carne/peixe, segundo o conselho de nutricionistas (um quarto do prato), mais os acompanhamentos indicados para um prato por pessoa. Assim, além de estar a contribuir para a sua saúde também evita desperdícios.
 
 
Precisa de uma ajuda extra na cozinha?
Seja uma máquina de lavar nova ou um microondas mais moderno, o cartão complementar Unibanco TR3S permite-lhe pagar as compras que precisa mesmo de fazer em 3 meses, sem juros.

4. Privilegie a panela de pressão

Crie hábitos de cozinhar com a panela de pressão para poupar energia. Existem várias receitas para este tipo de panela. É só pesquisar.
 
 

5. Levar marmita para o emprego

Um hábito que parecia perdido entre os portugueses, mas que está agora, novamente, de regresso e que significa uma substancial poupança. Nem que seja, apenas, duas ou três vezes por semana troca a comida do restaurante pela marmita.
 
 

6. Aproveitar sobras de comida

Em vez de deitar fora sobras de comida, as que puderem ser conservadas naturalmente, aproveite-as para fazer outras receitas (sopas ou quiches, por exemplo), para outra refeição (conservando-a no congelador). 
 
 

7. Cozinhe com o tacho fechado

Cozinhe com os testos nas panelas, sempre que possível. A comida fica mais rapidamente cozinhada.
 
 

8. Evite portas do frigorífico e forno abertas

Apenas abra a porta do frigorífico quando necessário e feche-a (verifique sempre se está bem fechada) assim que possível. Faça o mesmo se estiver a usar o forno. São electrodomésticos com alto consumo de energia.
 
 

9. Faça comida para várias refeições

Se por um lado pode poupar dinheiro na cozinha cozinhando só as proporções necessárias, por outro também pode poupar se fizer comida, a sopa é o caso mais benéfico, para várias refeições.
 
 

10. Não utilize o micro-ondas para descongelar alimentos

Preferencialmente deixe sempre os alimentos descongelar naturalmente em vez de os colocar no micro-ondas ou até debaixo de água quente a correr.
 
 
Veja também: