Marta Maia
Marta Maia
22 Jun, 2019 - 08:43
Como poupar na cozinha com as dicas das avós

Como poupar na cozinha com as dicas das avós

Marta Maia

Se alguém sabe como poupar na cozinha são elas! Aprenda também a reduzir os custos das refeições, dos alimentos e até de algumas contas no final do mês.

O artigo continua após o anúncio

Se alguém sabe como poupar na cozinha são elas: as nossas avós. Quase todas mães de vários filhos, donas de casa e gestoras do orçamento familiar, as avós são donas de algumas das mais valiosas dicas de poupança que podemos ter, por isso não custa nada aprender com elas.

Claro que algumas das estratégias antigas, apesar de nos ensinarem como poupar na cozinha, são difíceis de adotar agora, porque não temos as mesmas rotinas que as famílias de há 50 anos. Ainda assim, muitos truques são válidos até hoje – e são mesmo esses que vamos anotar.

10 dicas das avós que nos ensinam como poupar na cozinha

1. Plante tudo o que puder

como poupar na cozinha

Verdade seja dita, compramos muitas coisas que até podíamos ter em casa. Quer um exemplo? A salsa e os coentros. Não dão trabalho nenhum a plantar, podem ser plantados num vaso, crescem com facilidade e requerem poucos cuidados.

No supermercado, um molho pode custar mais de um euro e dura pouco tempo, mesmo que o deixe no frigorífico. Assim, a dica da avó é mesmo esta: plante tudo o que puder em vasos. Vai ter ervas frescas todos os dias e praticamente de graça.

Havendo espaço, podemos estender esta dica à fruta e aos legumes. Se tem jardim, mas não tem tempo para cuidar de uma horta com couves, experimente plantar uma árvore de fruto. Não dá trabalho praticamente nenhum e dá fruta para a família toda.

2. Tenha sempre sopa

como poupar na cozinha

Não é da moda, mas é o verdadeiro superalimento: a sopa é fácil e barata de fazer, sacia muito bem e até dá para congelar. Tenha sempre sopa em casa para comer antes das refeições e vai ver que consome menos alimentos.

O facto de ter sempre sopa a postos também evita que caia na armadilha de ter fome e não querer cozinhar, que tantas vezes nos leva a comer comida pré-feita ou snacks bastante mais caros.

Além de aprender como poupar na cozinha, está a aprender como manter a linha e controlar a fome.

O artigo continua após o anúncio

3. Use panelas com tampa

como poupar na cozinha

Panelas sem testo são um desperdício de energia, não só porque demoram mais a ferver, mas também porque perdem calor depois de a comida estar a cozinhar. Tape sempre as panelas durante a cozedura e poupe no consumo do fogão.

4. Aprenda a “deixar recozer”

como poupar na cozinha

Sabe como poupar na cozinha sem fazer mesmo nada? Desligue o fogão antes de terminar a cozedura. O calor da comida ajuda-a a cozer mesmo depois de o disco estar desligado, por isso pode desligar tudo e deixar o arroz acabar de cozer sozinho dentro da panela. Mais energia poupada.

5. Faça os seus próprios doces

como poupar na cozinha

Já alguma vez experimentou comparar o preço total de um bolo comprado à fatia com o custo de um bolo feito por si, em casa? Vai ficar surpreendido e perceber o motivo de as nossas avós preferirem sempre fazer os próprios bolos caseiros do que comprá-los na pastelaria.

Sempre que quiser doces, perca tempo a fazê-los em casa. Além de serem mais saudáveis, vai guardar uns euros valentes no bolso.

6. Congele nas doses certas

como poupar na cozinha

A maioria dos portugueses já tem o hábito de congelar comida – mesmo aquela que já está cozinhada e que sobrou -, mas poucos são os que se lembram de congelar na dose certa para uma refeição. Congelar comida em embalagens com muita quantidade obriga-o a descongelar tudo depois, mesmo que só precise de uma parte. Congelar as medidas certas evita desperdícios.

7. Partilhe ingredientes nas receitas

como poupar na cozinha

Mais uma vez, é a prova de que as avós sabem como poupar na cozinha melhor do que ninguém.

Se reparar, vai notar que em casa das avós as ementas são quase sempre parecidas: se ao almoço comer arroz com carne, ao jantar pode bem comer massa com carne também. Porquê? Porque a repetição de ingredientes permite aproveitar aqueles que sobraram de uma refeição anterior. Zero desperdícios, com ementas diferentes!

8. Misture tudo

como poupar na cozinha

Quem não tem uma avó especialista em “arroz com carne”, “feijoada” ou qualquer outra especialidade que mistura vários ingredientes numa só cozedura?

O artigo continua após o anúncio

A explicação é muito simples: cozinhar tudo no mesmo tacho ou no tabuleiro, no forno, é uma forma de precisar de apenas um disco ou uma utilização do forno para confecionar uma refeição inteira. Menos despesa, menos desperdício de energia e, de bónus, menos loiça para lavar no final.

9. Descongele tudo de manhã

como poupar na cozinha

Este é daqueles truques que as nossas avós faziam com mais tempo, mas nós também podemos fazer: por a comida a descongelar ao natural.

Claro que não pode esperar que um naco de carne descongele naturalmente em dez minutos, mas, se o deixar fora do congelador de manhã, ele estará pronto para cozinhar ao final da tarde.

Não gasta energia do microondas, não gasta água quente, nada. Zero despesa.

10. Fruta madura é compota

como poupar na cozinha

Se a maioria das avós tinha pelo menos uma árvore de fruto no jardim, também é verdade que a maioria das avós sabe muito bem o que fazer com a fruta madura que já ninguém vai comer: compota!

Procure receitas na internet e comece a aproveitar as peças de fruta que ficam maduras de mais para comer ao natural. Em alternativa, também pode fazer boas saladas de fruta.

Saber como poupar na cozinha é uma arte, mas não falta nas famílias portuguesas quem a domine de olhos fechados. Só temos de observar, tomar notas e seguir os conselhos de quem sabe!

Veja também:

O artigo continua após o anúncio