Como recuperar ficheiros apagados

Saiba o que pode fazer para recuperar ficheiros apagados que pensava estarem perdidos para sempre.

Como recuperar ficheiros apagados
Onde estão aqueles ficheiros importantíssimos?

Os acidentes acontecem. Principalmente, quando menos espera! Quem é que nunca apagou um ficheiro sem querer? E se fosse um ficheiro importante? Saiba o que fazer para recuperar ficheiros apagados e para se poupar daquele pequeno “ataque de coração” que teve quando apagou aqueles ficheiros importantíssimos. Isto é, caso eles não estejam na reciclagem…

1. O primeiro passo para recuperar ficheiros apagados é ver se eles estão na reciclagem
É o lugar mais óbvio para procurar quando apaga um ficheiro qualquer. Se encontrar o ficheiro que pretendia na reciclagem, o seu problema é bem fácil de resolver! Basta arrastar o ficheiro para fora da reciclagem o carregar sobre ele e escolher a opção que permite restaurar o ficheiro apagado.

2. É daquelas pessoas que utiliza o atalho shift+delete para apagar os seus ficheiros?
Ou só se lembrou desses ficheiros quando já era tarde de mais? Primeiro, pare para pensar. Lembra-se de ter guardado o ficheiro na “nuvem”? Ou de o ter partilhado por e-mail? É possível que ainda lá esteja guardado! Vale sempre a pena fazer uma pequena pesquisa, certo? Pode ser que tenha sorte.

3. Nada feito? Parece estar mesmo tudo perdido? Calma, nada tema. Ainda existem opções que pode tomar antes de assumir que os ficheiros estão perdidos para sempre. Quando “escreve” algum ficheiro no disco, este fica lá mesmo depois de o apagar. Porém, ao eliminá-lo, ele fica invisível para o utilizador. Mas está lá! O que acontece é que este espaço, ocupado por aquela informação que apagou, só desaparece definitivamente quando “reescrever” outra informação por cima. Percebeu? É por isso que é possível recuperar vários ficheiros que foram apagados sem querer.

 

Há vários programas que pode utilizar para recuperar ficheiros

Nós temos várias sugestões:
Recuperar ficheiros apagados é bem mais fácil do que pode parecer. Já fez o download de um destes programas? Pode recuperar vários tipos de ficheiros desde documentos word, PDF, músicas, fotografias…
  • Abra o programa (a nossa sugestão recai sobre o Recuva) e, se o programa permitir, selecione o tipo de ficheiro que pretende recuperar. Depois, selecione o disco físico em que pretende fazer a pesquisa. Pode ser no seu disco rígido (regra geral, chama-se disco C), uma pen usb, um cartão de memória...
  • Se possível, defina se quer que o programa faça uma procura bastante funda ou simplesmente normal.
  • No final, basta esperar. Se tiver sorte vai mesmo conseguir recuperar os seus ficheiros!


Veja também: