Como reduzir a humidade em casa em 5 passos

A humidade em casa é um dos piores inimigos para a manutenção, durabilidade e conforto do seu lar. Neste artigo deixamos-lhe 5 dicas que vão ajudar a reduzi-la.

Como reduzir a humidade em casa em 5 passos
5 dicas para a diminuir a humidade em casa

Os meses de chuva e frio chegaram e com eles, infelizmente, a humidade em casa. A humidade está na origem de diversos estragos que podem surgir na sua habitação. Para além dos estragos, o conforto da divisão afetada fica também comprometido. 

Assim, a pensar em si e no seu conforto, deixamos aqui 5 dicas que vão ajudar a reduzir a humidade em casa.
 

5 dicas para ajudar a reduzir a humidade em casa


1. Verifique os equipamentos de extração de ar

Seja na cozinha ou nas casas de banho, os equipamentos de extração de ar devem ser revistos antes de começar a época das chuvas e frio, de forma a estarem a funcionar corretamente, pois ajudam a evitar a condensação do ar e logo a humidade em casa. 



2. Use desumidificadores

Nas divisões da casa em que a casa tende a ganhar mais humidade, coloque desumidificadores. Com a ajuda destes aparelhos, mesmo nas divisões onde há uma maior condensação, irá não só reduzir os níveis de humidade em casa, mas também tornar o ambiente mais agradável.



3. Seque a roupa no exterior 

Já se sabe que com a chegada do frio e das chuvas, secar roupa no exterior não é tarefa fácil. E usar a máquina de secar roupa nem sempre é opção, pois implica um maior gasto de eletricidade. No entanto, secar a roupa no interior da casa aumenta os níveis de humidade em casa.

A nossa sugestão para os dias mais frios será secar a roupa o máximo possível no exterior e depois colocá-la por alguns minutos apenas na máquina de secar para perder aquela sensação desagradável de frio.



4. Use cristais de cloreto de sódio

Nas divisões mais pequenas da casa, pode espalhar cristais de cloreto de sódio. Para ficarem mais agradáveis à vista, coloque em pequenas caixas. Estes cristais fazem pequenos milagres na redução da humidade em casa.



5. Areje a casa e armários

Mesmo durante o inverno, a sua casa precisa de arejar, ainda que por alguns minutos quando acorda. No entanto, sempre que o tempo esteja em condições de abrir as janelas por mais tempo, aproveite e abra janelas e armários, para a sua casa arejar. Quem não gosta de uma boa lufada de ar fresco?

Veja também: