Helena Peixoto
Helena Peixoto
03 Dez, 2018 - 15:07
Como reduzir a humidade em casa? 7 dicas e conselhos práticos

Como reduzir a humidade em casa? 7 dicas e conselhos práticos

Helena Peixoto

Com o tempo de chuva, surge a preocupação e a necessidade de saber como reduzir a humidade em casa. Partilhamos dicas para o conseguir.

O artigo continua após o anúncio

Paredes e tetos com manchas, um ligeiro odor a mofo, objetos ressoados e, consequentemente, a probabilidade de desenvolver algum problema de saúde. Todos estes problemas podem ser reduzidos drasticamente se souber exatamente como reduzir a humidade em casa.

Com mais ou menos investimento, mais ou menos trabalho, mais ou menos tempo dedicado à tarefa, saiba que praticamente todas as casas ‘têm salvação’!

Quais os tipos de humidade existentes?

Antes de saber as dicas mais práticas de como reduzir a humidade em casa, é importante saber identificar a causa, isto é, de onde vem a dita humidade. Geralmente ela pode ter quatro causas: infiltrada, de condensação, de canalização ou ainda ascendente. Conheça-as em pormenor.

Como limpar o bolor nas paredes e melhorar a respiração

Humidade infiltrada (chuva)

Este tipo de humidade surge através do aparecimento de manchas amarelas na parede e deve-se à infiltração de água da chuva. Se o problema não for tratado, a mancha acaba por escurecer e ganha bolor.

Após chuvas intensas piora e melhora no tempo mais quente. Este tipo de humidade é normalmente resolvida com técnicas de isolamento com material impermeável.

Humidade de condensação

O caso da humidade de condensação é diferente. Caracteriza-se por apresentar manchas de humidade com aspeto irregular nas paredes ou no teto, e aloja-se sobretudo nos cantos. Por vezes surgem bolores e cheiro a bafio e é mais frequente no inverno.

A grande solução para esta tipologia tem a ver com a ventilação e arejamento da casa, assim como o facto de evitar secar roupa no interior das divisões.

Fugas na canalização

Quando a humidade surge por causa de fugas na canalização, começam a aparecer manchas húmidas permanentes e possivelmente bolor junto às canalizações e a aparelhos sanitários.

O artigo continua após o anúncio

A solução passa por localizar a fuga e reparar a canalização e a parede danificada.

Humidade ascendente

Finalmente, a humidade ascendente tem como principal manifestação o aparecimento de manchas que sobem a partir do chão. No exterior da habitação, pode ocorrer a formação de salitre ou musgo e no interior podem aparecer bolores ou fissuras.

Para tratar este tipo de humidade será necessário introduzir materiais impermeáveis, ou seja, realizar obras de reabilitação das paredes ou até mesmo injetar substâncias hidrófugas nas paredes.

7 conselhos práticos para que saiba como reduzir a humidade em casa

Tem paredes com humidade? Conheça as causas e soluções possíveis

Sabia que o nível de humidade ideal deve situar-se entre 40 a 55%? No entanto, fatores como uma construção deficiente, aquecimento excessivo, humidade ambiental muito elevada ou até mesmo danos estruturais em paredes ou telhados, fazem com que estes valores fiquem fora do normal o que pode acarretar problemas para a saúde. Mas, nem tudo é um bicho de sete cabeças. Com estas dicas vai conseguir ter as coisas sob controlo:

1. Aplique um bom isolamento

Um forma que ajuda a responder à questão de como reduzir a humidade em casa é mesmo apostar num bom isolamento. O isolamento é essencial para evitar que a humidade do exterior entre em casa, além de evitar a perda de ar seco e quente do ar condicionado ou do aquecimento.

São vários os materiais de isolamento disponíveis hoje em dia e alguns podem, inclusivamente, ser instalados por fora das paredes.

2. Deixe o ar entrar!

Uma ventilação adequada é outro dos passos absolutamente essenciais para controlar o excesso de humidade em sua casa. A ventilação pode ser natural (através de portas e janelas) ou forçada (ventiladores, extratores e exaustores).

Nas zonas onde a produção de humidade é maior (casa de banho e cozinha), a ventilação deve ser especialmente reforçada para poder retirar a maior parte do vapor de água produzido. Se em sua casa verifica a existência de gotas a escorrer é sinal de que deve investir num extrator ou num sistema de exaustão!

O artigo continua após o anúncio

3. Atenção às plantas que escolhe para casa

Sabia que há plantas que podem aumentar o nível de humidade de sua casa? Algumas espécies libertam vapor de água na sua respiração o que pode ser contraproducente numa casa onde a humidade em excesso já é um problema.

Antes de comprar uma planta, informe-se com o vendedor especialista e previna-se.

4. Sensores de humidade

Uma das formas de saber como reduzir a humidade em casa passo por, claro está, identificar essa humidade. Há vários tipo de sensores de humidade que podem até ser integrados no sistema de ventilação e com o desumificador.

Assim, quando detetar um nível acima do desejado, ativa imediatamente os sistemas de ventilação e exaustão.

5. Procure soluções naturais

Todos sabemos do senso comum, mas a verdade é que é assim mesmo: as soluções naturais são as melhores e as mais eficazes quando se trata de reduzir a humidade! Abra as janelas diariamente, deixe entrar o sol em sua casa e livre-se de excesso de humidade e até de bactérias!

6. Desumificadores

Nas divisões da casa com tendência a ganhar mais humidade, utilize desumidificadores. Com a ajuda destes aparelhos, mesmo nas divisões onde há uma maior condensação, irá não só reduzir os níveis de humidade em casa, como também tornar o ambiente mais agradável.

7. Seque a roupa no exterior

Bem sabemos que não é fácil, chegado o mau tempo, secar a roupa no exterior. No entanto, secar a roupa no interior da casa aumenta os níveis de humidade em casa – este é, aliás, realmente um dos grandes fatores responsáveis pela condensação de água lá por casa.

Experimente secar a roupa o máximo possível no exterior e, depois, colocá-la por alguns minutos apenas na máquina de secar para perder aquela sensação desagradável de frio.

O artigo continua após o anúncio

Agora que já sabe algumas dicas de como reduzir a humidade em casa, diga adeus às manchas e bolor e ponha mãos à obra.

Veja também