AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como responder a um anúncio de emprego por email

Cada vez mais os processos de recrutamento são feitos através de ferramentas virtuais. Saiba como responder a um anúncio de emprego por email. 

Como responder a um anúncio de emprego por email
Fique a par das melhores dicas para se destacar nas suas candidaturas via email.

Está sentado em frente ao seu computador a pensar qual a melhor forma de responder a um anúncio de emprego por email? As dúvidas podem ser muitas. Por muito que analise e adapte as suas candidaturas vão existir sempre pormenores a melhorar e “arestas a limar”.
 
A verdade é que os meios digitais podem acentuar ainda mais as suas dúvidas, já que será através de um simples email com uma carta de apresentação e um Curriculum Vitae (CV) que vai estabelecer o primeiro contacto com os seus recrutadores. Um passo em falso e as suas hipóteses são arruinadas.
Por isso nada melhor que tentar aprimorar ao máximo a sua candidatura.
 

Dicas essenciais

Se quer responder a um anúncio de emprego por email mas não sabe como, deixamos-lhe algumas dicas simples que o podem ajudar.
 

1. Comece pelo princípio: estude a oferta de emprego e a empresa

Esta será sempre a regra número um (seja para responder a um anúncio de emprego por email ou através de outro meio). Se quer ser bem-sucedido o primeiro passo deve ser sempre fazer um bom “trabalho de casa”. Recolha toda a informação possível e adapte a sua candidatura, para que seja um reflexo dos requisitos do recrutador.
 

2. Seja convincente, não convencido!

Os conteúdos do email vão servir de base para a análise que os seus recrutadores vão fazer de si enquanto profissional e para os possíveis juízes de valor que daí possam advir. Como tal, apresente as razões que fazem de si o candidato ideal para a posição a que se está a candidatar e, mais importante, as mais-valias que pode representar para a empresa. Mas acima de tudo lembre-se que a sua candidatura deve ser um rol de argumentos convincentes e fundamentados e não uma verdadeira montra de vaidades.
 

3. Construa um CV adequado à realidade e cultura da empresa

Para qualquer que seja a oferta, é fundamental que adapte o seu CV (modelo incluído) à empresa em questão. Mais do que responder a um anúncio de emprego por email, a ideia é que esse email dê frutos e isso só vai acontecer se conseguir captar a atenção do seu recrutador. Depois de recolher a informação, faça do seu CV um espelho da cultura da empresa.
 

4. Não perca tempo e vá direto ao assunto

As empresas e os seus profissionais não têm tempo a perder. A ideia é que em apenas alguns segundos, olhem para uma candidatura e sejam capazes de perceber se encaixa (ou não) nos requisitos. Se quer mesmo captar a atenção do seu recrutador tenha atenção ao que coloca no assunto do email e opte por algo relacionado com a vaga ou as suas especificações e que - com uma rápida leitura na vertical - retenha o olhar do recrutador.
 

5. Identifique os documentos que enviar em anexo

Seja prático e permita que os seus recrutadores também o sejam. Em vez de nomear os seus documentos com título genéricos como “CV” ou “Carta de apresentação”, identifique os documentos e identifique-se automaticamente. Algo tão simples como “CV – Ana Santos”, por exemplo, pode poupar muito trabalho aos seus recrutadores que (se bem se lembra) não têm tempo a perder.
 

Pequenos truques, grandes diferenças!

Como em tudo na vida, muitas das vezes são os mais pequenos detalhes que fazem a diferença. E responder a um anúncio de emprego por email não foge à regra. Às dicas anteriores junte estes pequenos truques.
 

1. Um pouco de etiqueta fica sempre bem

Dito de forma simples, seja o mais profissional possível. Tenha em mente que muito do seu sucesso ou fracasso se vai sempre dever à sua postura perante terceiros. Como tal, siga as regras básicas da etiqueta profissional.
 

2. Evite maiúsculas

A menos que se trate de uma sigla, não use maiúsculas no seu email, para evitar passar uma ideia errada (de que está a gritar com o seu recrutador, por exemplo).
 

3. Inclua sempre uma assinatura no email com os seus contactos

Esta é provavelmente a melhor forma de assegurar que o contactam. Senão pense. O seu recrutador está a analisar a sua candidatura, leu a sua carta de apresentação no corpo do email e se quiser saber o seu número de telefone ou aceder ao seu perfil no LinkedIn (por exemplo)… tem que procurar no CV. Errado! Disponibilize de forma fácil e rápida os seus contactos. A assinatura do email é uma boa solução.
 

4. Tenha atenção ao tamanho dos anexos

Evite enviar documentos muito grandes em anexo ou opte por comprimir os ficheiros (de forma a reduzir o tamanho dos mesmos), para evitar encher a caixa de correio dos seus recrutadores desnecessariamente.
 

Do email ao sucesso

Responder a um anúncio de emprego por email pode ser mais fácil do que imagina, desde que esteja disposto a "descomplicar" o processo.  
 
Goste ou não do método, a verdade é que a grande maioria das empresas recorre ao email para conduzir os processos de recrutamento (pelo menos durante a fase inicial).
 
Se quer ser bem-sucedido basta que siga algumas regras fundamentais. E assim, com apenas alguns cliques abre-se a porta para o seu próximo emprego.
 
 
Veja também: