AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como ser um bom vendedor

Longe vão os tempos em que um bom discurso e boa aparência eram suficientes para se ser um bom vendedor. Hoje são requeridas mais competências a um vendedor. Saiba quais.

Como ser um bom vendedor
Dicas para ser um bom vendedor numa sociedade cada vez mais informada

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancers

À parte do que é mensurável (resultados) nem sempre é fácil apontar aquilo que distingue um bom vendedor dos demais. Perante um universo comercial cada vez mais em mutação o vendedor é, constantemente, impelido a novos desafios. A informação chega a todo lado e de forma cada vez mais célere. Por isso, o consumidor/comprador é hoje alguém mais exigente e mais preparado. É este o desafio diário que se depara aos vendedores e só um bom vendedor pode vencer. 
Indicámos-lhe as características que julgamos ser essenciais para o vendedor atual.
 

6 Atributos de um excelente vendedor

 

1. Conheça muito bem o seu produto

Um bom vendedor deve conhecer muito bem o produto que está a vender. É impossível propor, assertivamente, algo que não conhecemos a fundo. Até porque, do outro lado, estará alguém bem informado. Assim como se torna complicado levar alguém a adquirir algo que nós nunca compraríamos. Acredite no produto e no que ele tem de melhor, o que só acontecerá se o conhecer melhor que ninguém.
 

2. Conheça o seu cliente

Preocupe-se atempadamente em conhecer com quem vai negociar. Repetindo, os consumidores estão cada vez mais informados e, por isso, irá encontrar alguém que se comporta de forma bem diferente do consumidor menos informado. O cliente atual é exigente, informado e conhecedor do mercado. Não subestime o seu cliente. Prepare-se bem.
 

3. Seja um bom ouvinte

É comum dizer-se e pensar-se que um vendedor é alguém que fala muito. Um bom vendedor é alguém que não se limita a recitar clichés e frases que, por vezes, até incomodam. Tem de ser um bom comunicador e para isso também é preciso ser um bom ouvinte. Só guardando algum tempo para ouvir os clientes, e as suas respostas, é que será capaz de entender aquilo que ele realmente procura. 
 

4. Mantenha a autoconfiança

Esta continua a ser umas das principais competências requeridas a um bom vendedor. Se acreditar em si e no seu produto será muito mais calculável que o consumidor o faça também. 
Esta é, ainda, a capacidade que lhe oferece o caminho para obter a abordagem correta ao seu cliente. E isso, é vital para alcançar o sucesso.
 

5. Seja honesto

“A mentira tem perna curta”. É um ditado popular que se aplica ao mundo das vendas. Para se ser um bom vendedor não basta vender muito, também é preciso manter o cliente. E o pós-venda é tão importante como a própria venda. Se quer ganhar a confiança do consumidor então não lhe minta.
 

6. Use a criatividade

Seja criativo e encontre as melhores soluções na resolução dos problemas. Só assim poderá marcar a diferença. Ser um bom vendedor implica estar preparado para pensar e fazer diferente. Haja de forma inesperada para cativar o cliente. Vender não se resume à entrega do cartão de visita. 
 

10 Palavras-Chave para ser um bom vendedor

1. Autoconfiança;
2. Honestidade;
3. Competitivo;
4. Preparação;
5. Técnica;
6. Planeamento;
7. Estratégia;
8. Comunicação;
9. Criatividade;
10. Conhecimento.
 
Veja também: