ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Inês Silva
Inês Silva
26 Nov, 2020 - 17:24

Ofertas de emprego: dicas para procurar e enviar candidatura

Inês Silva

As ofertas de emprego disponíveis online podem ser o primeiro passo para quem está desempregado ou pretende mudar de trabalho. Saiba mais.

pessoa no computador a procurar ofertas de emprego

Quando chega a hora de procurar trabalho, principalmente quando se trata de um primeiro emprego, deparamo-nos com um grande número de locais onde é possível encontrar ofertas de emprego.

Antes de perder horas e horas numa busca incessante que parece nunca ter fim, e que acabará inevitavelmente por levá-lo à exaustão, damos-lhe uma ajuda com dicas para procurar e avaliar as oportunidades de trabalho quer esteja desempregado ou pretenda mudar de trabalho.

Como procurar emprego: pesquisar e responder a ofertas de emprego

Está à procura de emprego ou quer explorar outro caminho profissional? Começar pela pesquisa online, principalmente nestes tempos de pandemia causada pela COVID-19, poderá ser o melhor a fazer.

Atenção, se a sua ideia é mudar de emprego, analise bem a questão. Pese bem os prós e contras antes de tomar a decisão de deixar o seu emprego atual.

Se está desempregado ou à procura do primeiro emprego, é importante que seja persistente e que se mantenha motivado mesmo perante potenciais adversidades.

A consulta de anúncios deve ser diária

Deverá consultar diariamente anúncios de emprego disponíveis nos sites de emprego, sites de empresas, redes sociais como o LinkedIn, por exemplo, e no portal do Instituto de emprego e Formação Profissional (IEFP).

Além de criar alertas nos sites de emprego para anúncios que correspondam ao seu perfil, poderá fazer o mesmo através do Alerta Google.

Não se esqueça da sua rede de contactos, contacte as pessoas que conhece e manifeste o seu empenho em encontrar um emprego.

Tenha o seu currículo atualizado

Além de se esmerar para ter um CV perfeito, adapte sempre o seu currículo à oferta de trabalho a que se está a candidatar.

Se estiver à procura do primeiro emprego, pelo facto de ainda não ter experiência profissional, destaque, então, a sua formação, domínio de línguas estrangeiras, projetos de voluntariado ou projetos académicos.

Para além disso, divulgue o seu CV no LinkedIn para ampliar o seu networking e, se for caso disso, aproveite os canais que a internet disponibiliza e crie um site pessoal com o seu portfólio.

Responder a ofertas de emprego

Leia com atenção os anúncios para ter a certeza que envia tudo o que pedem como, por exemplo, certificados de formação ou diplomas académicos.

Junto com o seu currículo, poderá ser pedido que envie uma carta de apresentação. Tal como o CV, as cartas também devem ser adaptadas às ofertas, não utilize a mesma lengalenga para todos e evite tiros ao lado com empresas de diferentes setores de atividade.

Se a resposta à oportunidade de emprego for por email, ainda que não lhe seja pedida a carta, é importante ter em atenção o que vai escrever no corpo do email. Assim, apresente-se e destaque as mais-valias que trará para a empresa se for contratado e direcione para o currículo em anexo ou online.

Preparar-se para entrevistas de emprego

Nos tempos que correm, a entrevista pode ser realizada através de plataformas online.

Neste caso, para além das preocupações em treinar respostas e com o que vestir, também é importante que saiba de antemão qual a plataforma que vão utilizar (Skype ou Zoom, por exemplo) e testar a imagem e som do seu equipamento, bem como testar a sua ligação à internet.

É importante que escolha um cenário “limpo”, ainda que possa ter alguns acessórios, e silencioso.

Para além disso, avise toda a gente em casa para se certificar que não será interrompido. Isto também é válido para animais de estimação, apesar dos vídeos virais que circulam pela internet, ainda é cedo para apresentar o seu gatinho.

entrevista em processo de recrutamento remoto
Veja também Recrutamento remoto: tudo o que deve saber

Ofertas de emprego: 7 sites para encontrar as melhores do mercado

1

BEP (Bolsa de Emprego Público)

Contém todos os anúncios de emprego para a função pública, graças à sua base de informação que tem como objetivo simplificar e agilizar a divulgação dos processos de recrutamento e de mobilidade dos recursos humanos da Administração Pública.

2

IEFP Online

No portal do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) poderá encontrar várias oportunidades que poderá pesquisar por localidade ou por área profissional.

No IEFP encontra também o Espaço Orientação que disponibiliza um conjunto de recursos de apoio à gestão da carreira nas mais diferentes situações.

Este espaço será útil para quem está à procura de emprego, a pensar criar o próprio negócio, a reequacionar objetivos profissionais, passar de um ciclo de estudos ou formação para outro ou, até, passar para a situação de reforma.

3

Sapo Emprego

A palavra chave do Sapo Emprego é universalidade. É possível encontrar ofertas para qualquer área de atividade.

Mas não se fica por aqui. Pode encontrar também vários artigos sobre formação, recrutamento, guia de carreira, “jobmatch”, tem uma parte dedicada exclusivamente a universitários, e tem uma secção dedicada a ofertas de emprego a nível internacional, apresentando desde logo o número de ofertas existentes por cada país, das Bahamas a Angola.

4

Expresso Emprego

O site do Expresso Emprego é semelhante ao Sapo Emprego no que toca à grande variedade de oportunidades a nível nacional como internacional.

Apresenta uma secção de melhores ofertas semanais, tem uma secção dedicada a engenharia e combina as secções de ofertas com notícias da atualidade e secções de artigos relacionados com emprego, que enriquecem em muito a experiência de pesquisa por emprego.

5

Jobtide

Este site funciona como um grande portal que agrega múltiplas ofertas oriundas de outras plataformas, em várias áreas.

Por vezes, pode encontrar até cerca de 20.000 ofertas de trabalho distribuídas pelo território nacional e internacional, em áreas tão díspares como Saúde, Banca, Engenharia, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Marketing, etc.

6

Alerta Emprego

O seu slogan é “encontrar emprego nunca foi tão fácil”. De facto, juntamente com o motor de busca simples de usar, é-nos apresentado um conjunto de links com os logotipos das marcas que detêm no momento oportunidades em aberto.

Ao passarmos o rato sobre cada uma, ficamos a saber o número de ofertas que cada uma tem. Podemos ainda selecionar a área que desejamos, através de dois mapas, um para Portugal outro para o resto do mundo.

7

International Careers & Jobs

Aqui poderá encontrar as principais ofertas dos sites de emprego mais relevantes a nível mundial. A informação está organizada por área e setor, e a atualização é diária.

Ofertas de emprego para todos os gostos

Nestas bolsas de emprego generalistas encontra trabalhos para todos os setores, funções, tipos de empresas e categorias remuneratórias.

Selecione bem as ofertas a que vai candidatar-se e lembre-se de ajustar sempre o seu perfil aos critérios elencados no anúncio. Boa sorte!

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].