3 competências de organização a incluir no CV

As empresas olham com atenção não só para a sua formação mas também para as suas competências de organização. Saiba quais as mais importantes.

3 competências de organização a incluir no CV
Sabia que competências de organização deve destacar

Cada vez existem mais dicas para impressionar quem está a recrutar através do CV, quer na sua forma, quer no conteúdo.

As competências de organização são uma área do CV que deve destacar e para a qual as empresas olham com atenção. Estas competências estão relacionadas com a capacidade da pessoa para planear, priorizar e, por conseguinte, atingir objetivos.

É certo que cada entidade patronal procura por perfis diferentes nos seus potenciais trabalhadores. Contudo, existem competências organizacionais que são mais importantes e transversais a todos os empregadores: gestão de tempo e capacidade de organização mental e física.

As 3 mais importantes competências de organização a destacar no CV

1. Gestão de tempo

O objetivo de ter prazos a cumprir está associado a manter tarefas e projetos sob controlo, para que as operações laborais possam correr de forma expectável e se consigam atingir os objetivos da empresa.

A gestão de tempo é importante porque, sem uma boa organização de tempo, uma empresa pode perder clientes, não conseguir atingir metas, perder oportunidades e relevar-se ineficiente. Ter uma boa gestão do tempo implica ter um forte sentido de capacidade e do fluxo de tarefas a desempenhar mediante o tempo que dispõe para um determinado projeto.

Não se trata apenas de cumprir calendário: trata-se de ter disciplina, raciocínio rápido, saber quando delegar, pedir ajuda, prevenir imprevistos, etc. Saber gerir tempo passa por ter apetências relacionadas com criar e cumprir prazos, delegar, estabelecer e cumprir objetivos, tomar decisões, gerir projetos e equipas, criar calendários, coordenar eventos, ouvir clientes, ter tempo para ajudar e acompanhar o trabalho de colegas, ser multitasking, etc.

trabalho

2. Organização mental

Muitos empregos requerem concentração, pensamento coerente e uma boa memória. As capacidades de organização mental permitem que a pessoa processe a informação rapidamente, tenha noção do que vai fazer e como (e se o consegue fazer). Possibilitam ainda que o trabalhador transmita os seus pensamentos de forma clara e articulada, e se foque nos detalhes de uma forma correta.

A organização mental é também traduzida pelas ferramentas e estratégias utilizadas para conseguir pensar melhor e resolver problemas de forma mais eficiente. Uma boa dica (e simples) para se organizar melhor mentalmente é ter um caderno na secretária e ir apontando as ideias que vai tendo, apontando também a hora e o dia em que teve esses pensamentos. É uma técnica muito simples mas que ajuda a potenciar a organização mental e a produtividade.

Ter uma boa organização mental reflete-se em saber analisar, avaliar, comunicar, ter pensamento criativo, trabalhar com dados e design, resolver conflitos, identificar problemas, desenvolver estratégias e planos, falar em público, fazer pesquisas e apresentações, ter ideias novas de projetos, etc.

3. Organização física

Pode parecer pouco relevante, mas saber estar, fisicamente, no local de trabalho. é importante. Quer trabalhe numa secretária ou não, é importante para si e para quem trabalha consigo ter um espaço organizado e limpo. Arrume ou deite fora o que não precisa e mantenha apenas o essencial.

A falta de organização física traduz-se na perda de documentos, peças e objetos importantes, por exemplo. Saber gerir o material, arquivar, gerir inventários, etc., são exemplos de uma boa organização física.

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Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.