Compras mensais ou semanais: qual a melhor opção?

Compras mensais ou semanais, como se consegue poupar mais? Conheça as vantagens de ambas as opções.

Compras mensais ou semanais: qual a melhor opção?
A resposta depende de si

É difícil saber se o melhor a fazer são compras mensais ou semanais. Há quem diga que o melhor é fazer as compras no fim do mês por uma questão de organização, mas também há quem diga que o melhor é ir ao hipermercado todas as semanas. Neste artigo vamos dar uma vista de olhos às vantagens de ambas as opções, para que possa saber qual o melhor para si.
 


Compras mensais

Ao decidir entre compras mensais ou semanais, pode-se usar como critério preferencial das mensais aquilo que poupamos em combustível ao não precisarmos de ir ao hipermercado uma vez por semana, e ao que podemos poupar ao aproveitar mais as promoções que há ao comprar em grandes quantidades.
 
Além da poupança, gasta-se menos tempo ao fazer compras apenas uma vez por mês, e é possível controlar melhor o dinheiro que é gasto em compras todos os meses. Se costuma ler os nossos artigos, sabe que um bom orçamento é essencial.
 
Ao fazer compras mensais, é importante ter a lista de compras organizada, pois não se pode esquecer de nada, senão terá de fazer mais uma viagem ao hipermercado.
 


Compras semanais

Ir ao hipermercado uma vez por semana tem várias vantagens. Por ir com mais frequência, pode controlar melhor os produtos perecíveis que compra, o que ajuda a combater o desperdício alimentar – que tem de ser considerado tanto em compras mensais ou semanais.
 
Por ir todas as semanas às compras, pode também consumir mais produtos frescos, e comprar de acordo com as diferentes promoções que vão existindo o que, com alguma ginástica, permite grandes poupanças e ajuda até a experimentar novos produtos.
 
No entanto, compras semanais implicam um maior consumo de tempo que poderia estar a usar para fazer outro tipo de atividades, incluindo aquelas que poderiam vir a pôr uns euros a mais na sua carteira.
 


Qual é a melhor opção?

Não é possível afirmar que, entre compras mensais ou semanais, uma opção seja melhor que a outra, pois tudo depende de si e do seu estilo de vida. Tanto pode ver as compras como uma oportunidade para experimentar novos produtos e ter uma alimentação variada, como as pode ver como um autêntico desperdício de tempo.
 
Antes de tomar uma decisão, deve pesar os prós e contras, analisar as nossas dicas sobre como poupar no supermercado, e decidir qual prefere. Por vezes, a experiência pode ser a melhor forma de decidir.

Veja também: