Futuro: comunicação entre veículos vai ajudar a evitar acidentes

Com a tecnologia implementada nos carros, a comunicação entre veículos irá permitir reduzir o número de acidentes e evitar o trânsito congestionado.

Futuro: comunicação entre veículos vai ajudar a evitar acidentes
Vários projetos estão a ser desenvolvidos em todo o mundo

Imagine se os carros “conversassem” entre si quando se cruzam no trânsito, no meio de uma cidade, e comunicassem que havia um acidente rodoviário à frente. Ao ser alertado por outro veículo que passa perto, o carro irá avisar o condutor para tomar precauções, como evitar a zona do acidente. A comunicação entre veículos pode parecer uma cena de um filme de ficção científica, mas já existe e está pronta a ser comercializada.

O sistema denominado “Dedicated Short Range Communications (DSRC)\Wireless Access for Vehicular Environments (WAVE)” é uma tecnologia de comunicações de curta distância sem fios em ambiente automóvel.

Como funciona o sistema de comunicação entre veículos

Os carros equipados com os emissores DSRC/WAVE vão receber e processar sinais de outros carros próximos que também têm esse sistema. A tecnologia consegue agregar dados como a localização (com a ajuda do GPS), direção e velocidade do carro e detetar algum perigo iminente.

Caso o condutor não reaja, o veículo pode fazer soar um aviso sonoro ou travar automaticamente para evitar uma colisão. Aliás, este último sistema já está hoje implementado nos modelos mais avançados.

No futuro, a comunicação entre veículos através do sistema DSRC/WAVE pode enviar dados para os smartphones e outros dispositivos eletrónicos, de forma a ajudar a evitar acidentes com peões, ciclistas e outros carros.

Nos Estados Unidos, o Departamento dos Transportes apresentou, no final de 2016, uma proposta que tem como objetivo tornar obrigatórios o sistema de comunicação entre veículos em todos os automóveis novos. De acordo com o Departamento dos Transportes o objetivo é diminuir o número de acidentes. Se tem curiosidade em ver como funciona o sistema DSRC/WAVE assista ao vídeo e descubra como se faz a comunicação entre veículos.

 

Audi testa comunicação entre veículos

A Audi, em conjunto com a fabricante de eletrónica Huawei e a operadora Vodafone, realizou, em março, um teste onde demostra a possibilidade da comunicação entre veículos.

Recorrendo a uma nova tecnologia denominada Cellular V2X (C-V2X), as empresas demonstraram, na pista de corrida do Circuito de Barcelona-Catalunha, como aquela tecnologia móvel permite ligar os carros com pessoas, com a infraestrutura rodoviária e outros veículos.

A nova tecnologia é a evolução do 4G para o 5G, que permite a transmissão ainda mais rápida de informações entre todos os intervenientes, passivos e ativos, na estrada. Com esta tecnologia é possível zelar pela segurança dos veículos e ainda gerir o trânsito de forma a evitar congestionamentos.

c

Jaguar Land Rover e Ford de mãos dadas na comunicação entre veículos

A Jaguar Land Rover e a Ford estão a desenvolver um projeto que tem como objetivo acelerar a implementação da condução autónoma através da comunicação V2I (veículo para a infraestrutura).

Green Light Optimal Speed Advisory será o nome desta tecnologia que irá trazer várias vantagens aos condutores, como por exemplo, evitar a paragem no sinal vermelho informando as viaturas da mudança de cor na sinalização mais à frente.

As fabricantes apontam como principais vantagens deste sistema a possibilidade de reduzir as emissões de CO2 pois o número de vezes que o motor pára ou arranca é menor. Ao mesmo tempo, esta tecnologia vai informar o condutor onde existe mais trânsito e sugerir novos caminhos, permitindo poupar tempo e diminuindo os consumos.

A investigação está integrada num projeto que se chama UK Autodrive. As autoridades inglesas acreditam que com estas inovações tecnológicas é possível aumentar a segurança na estrada, reduzir o stress diário de quem anda no trânsito, diminuir o impacto ambiental dos automóveis e os consumos por veículo.

Veja também: