AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como conseguir uma promoção

Conheças as melhores dicas que o podem ajudar a conseguir a promoção que tanto ambiciona. 

Como conseguir uma promoção
Progredir na carreira é o grande objetivo de qualquer profissional.

Se pensa que para conseguir uma promoção basta aparecer no trabalho e esperar que ela “caia do céu”, então o melhor é esperar sentado.
 
Todos os profissionais ambicionam progredir, mas conseguir uma promoção não é – nem deve – ser uma tarefa fácil. Afinal de contas, ser promovido não se limita a um aumento salarial, é muito mais que isso. Significa que o seu trabalho e o seu esforço estão a ser reconhecidos e valorizados pelas suas chefias. Por isso se quer mesmo levar a sua carreira mais longe, comece já a trilhar o seu sucesso.
 

Do dia 1 à promoção

Se quer progredir profissionalmente e obter aquela (tão) ambicionada promoção deve começar a trabalhar na sua estratégia desde o primeiro dia no trabalho.
 
Exagerado?! Definitivamente que não!
 
Alcançar o sucesso profissional depende de si e dos objetivos que estabelecer para a sua carreira. E porque o sucesso não tem data nem hora marcada, o melhor mesmo é começar já a tratar disso. Para o ajudar, deixamos-lhe algumas dicas que o podem ajudar a conseguir uma promoção.
 

1. Defina os seus objetivos e metas profissionais

Não basta querer uma promoção, há que estar preparado para ela. Por esta razão é importante que defina os seus objetivos e metas profissionais. Conhecer os seus objetivos em termos profissionais é uma boa forma de focar as suas atenções e direcionar os seus esforços. Aliás, esta será também uma boa forma de saber qual o cargo que ambiciona vir a ocupar no futuro e desta forma preparar-se para as especificidades dessa função (em termos de competências, por exemplo). 
 

2. Mostre a sua capacidade de liderança

Se pretende ser promovido e evoluir em termos profissionais esta é uma competência que, não só tem que desenvolver, mas também demonstrar. Mas atenção. É importante que perceba a diferença entre chefia e liderança. Ser líder pressupõe a capacidade de coordenar a equipa e de ser respeitado por ela; de indicar o caminho, mas acompanhar a viagem.
 

3. Demonstre a sua versatilidade

Um bom profissional não é aquele que vive isolado no seu “mundinho”, mas aquele que consegue adaptar-se com facilidade e rapidez (a diferentes ambientes ou trabalhos). Não perca a oportunidade de revelar essa capacidade aos seus superiores hierárquicos.
 

4. Seja uma “jogador de equipa”

Este é um dos fundamentos básicos para impressionar as chefias: a sua capacidade de trabalhar em equipa. E mais. Além de ficar bem visto perante os seus superiores hierárquicos, fomenta o bom relacionamento com os seus colegas de trabalho, uma relação que pode ser fundamental para o seu sucesso. 
 

5. Aposte na sua formação

Um bom profissional nunca deixa de aprender, por isso invista na sua formação. Lembre-se que o mundo não pára e como tal as mudanças acontecem a cada segundo. Aposte em cursos de formação – sejam workshops, pós-graduações, seminários, etc. – e, acima de tudo, especialize-se na área de trabalho em que pretende trabalhar. Se pretende obter uma promoção, é bom que seja o melhor e, para tal, pode começar por formar-se nessa área.
 

6. Torne-se “visível”

Seja notado pelas melhores razões. Tenha uma postura irrepreensível no seu ambiente de trabalho. Vista-se adequadamente. Cultive boas relações profissionais. Apresente índices de produtividade acima da média e bons resultados. E seja a solução, ou melhor dizendo, faça-se notar por ser capaz de dar resposta aos problemas que possam surgir no decorrer do seu trabalho.
 

Agarre o sucesso com as duas mãos!

Conseguir uma promoção pode levar tempo, mas o sucesso desta demanda está nas suas mãos. Por isso se quer subir na carreira, o melhor é começar já a pensar no que necessita para lá chegar e pôr mãos à obra. E quando a promoção chegar, não a deixe fugir.
 
Veja também: