ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
11 Mai, 2022 - 10:45

7 dicas para conseguir uma promoção na empresa

Catarina Milheiro

Subir na carreira exige ser ambicioso e esforçado. Saiba como conseguir a promoção que tanto deseja.

conseguir uma promoção

Conseguir uma promoção no trabalho é o desejo de muitos. No entanto, nem sempre é fácil subir na carreira em determinados cargos ou empresas.

Na verdade, são muito poucas as pessoas que aceitam uma oportunidade de emprego com a intenção de manterem o mesmo cargo ou função para sempre. Aliás, cada vez mais os profissionais procuram empresas que ofereçam a possibilidade de progredir na carreira.

No entanto, para ser promovido é necessário ter ambição e manter o esforço e dedicação contínuos ao longo do seu percurso. Afinal de contas, ser promovido não se limita a um aumento salarial, é muito mais que isso.

Através de uma estratégia inteligente previamente delineada, da atitude certa, do trabalho e de uma boa rede de contactos é possível preparar-se para dar o próximo passo na sua carreira. Fique connosco.

7 dicas para o ajudar a conseguir a promoção que tanto deseja

evoluir na carreira promoção
1

Seja proativo e faça um trabalho bem feito

Se o objetivo é conseguir uma promoção no trabalho, não se satisfaça por ser simplesmente bom no que faz diariamente.

Opte por ser excelente, por pesquisar, por levar ideias novas, por ler e por estar constantemente informado sobre as novas tendências na sua área. No fundo, seja proativo e capaz de resolver problemas antes que lhe peçam para o fazer.

Profissionais que fazem sugestões, que oferecem novas soluções e que são criativos no ambiente de trabalho, são pessoas fáceis de lidar e que se destacam no grupo.

2

Não tenha medo de pedir feedback

Quando pede feedback demonstra que tem vontade de melhorar e de se superar cada vez mais no trabalho que desenvolve.

Peça feedback do projeto em que esteve envolvido recentemente, da ideia que apresentou na última reunião ou até mesmo de uma atividade onde participou pela primeira vez.

Pergunte à sua equipa, ao seu chefe ou a alguém relacionado o que fez de positivo e quais são os pontos onde ainda pode melhorar – só assim conseguirá evoluir e mostrar que sabe ouvir e que pretende aprender com os outros.

3

Desenvolva as sua competências

Para ser considerado para uma promoção é essencial contar com as habilidades certas para produzir um trabalho de alta qualidade.

Por isso mesmo, seja capaz de identificar quais as áreas onde precisa de melhorar para poder assumir o próximo cargo e comece de imediato a trabalhar nisso.

Utilize a sua função atual para adquirir o maior número de competências e esteja sempre disponível para tarefas que podem expandir o seu conhecimento. Além disto, demonstre vontade para ajudar em funções acima da sua.

4

Mostre o seu valor

Muitos profissionais optam por se recatar por sentirem que demonstrar o seu valor significa não serem humildes, mas enganam-se. Ser humilde não está relacionado com demonstrar valor.

Para conseguir uma promoção na empresa, deve primeiro exceder as expectativas na sua função atual. Além das fortes competências técnicas que deve ter, é crucial adquirir a reputação de um profissional confiável, esforçado e capaz.

Cultive estes aspetos e estará automaticamente a provar o seu valor.

5

Assuma novas responsabilidades

Ser promovido significa mais responsabilidade. Por isso, é preciso mostrar que merece a promoção. Como? Pedindo mais atividades ou projetos desafiantes, por exemplo.

Isto irá ajudar a demonstrar à sua equipa e chefe que está preparado para lidar com uma carga de trabalho maior e mais desafiante e que não está simplesmente satisfeito a cumprir com os seus deveres diários durante anos.

6

Fale com o seu chefe

O seu chefe deve acreditar na sua promoção. Por esse mesmo motivo, relembre-o do valor real que o seu trabalho tem vindo a agregar à empresa e claro, dos resultados que conquistou.

Não tenha medo de conversar sobre as suas ambições – muitas vezes, é precisamente o nosso chefe que nos ajuda a compreender os nossos objetivos para chegarmos mais rápido à função que desejamos.

Não sabe como mostrar iniciativa? Pergunte aos seus superiores como pode assumir mais responsabilidades dentro e fora da sua equipa de trabalho. Desta forma, estará a demonstrar o seu desejo de ampliar a sua experiência.

7

Escolha um mentor

Uma das formas mais inteligentes de progredir na carreira é encontrar um mentor no ambiente de trabalho. Repare, pode até aproveitar a experiência dele para descobrir qual a melhor forma de agir na empresa enquanto aprende novas orientações sobre como subir de cargo.

Construa um relacionamento forte com alguém que tenha um cargo mais alto do que o seu – para além de ainda ser algo que ajuda a construir uma boa reputação, pode ajudar a abrir novas portas na sua carreira.

Alguns conselhos para o ajudar neste processo

Sente que trabalhou bastante este ano, passou horas a fio a refletir sobre novas estratégias de negócio, desenvolveu projetos deveras interessantes e contribuiu de forma valiosa para o negócio da empresa onde trabalha e não foi reconhecido?

Provavelmente ambicionava conseguir uma promoção na sua carreira, não é verdade? Perante este cenário, é perfeitamente normal sentir que precisa e quer progredir no mundo profissional.

Contudo, nem sempre as empresas e as chefias correspondem às nossas expectativas. Ou seja, nem sempre somos chamados ou sequer referenciados naquelas reuniões no final do ano, onde a direção se junta para definir novas metas e a situação de cada trabalhador na empresa.

Mas a verdade é que não tem que funcionar sempre desta forma. Se o profissional sente que se esforçou bastante para trazer bons resultados para a empresa e que, por isso mesmo, está na altura de subir na carreira, então pode e deve convocar uma reunião para conversar sobre o assunto.

Repare: se a discussão sobre a sua situação na empresa não acontecer por parte dos Recursos Humanos, da gerência ou dos executivos, não tenha medo e seja você a falar abertamente sobre aquilo que ambiciona para si dentro da organização.

E se questiona sobre por que motivo há profissionais que conseguem subir de função rapidamente, saiba que a resposta é bastante simples: eles conversam abertamente com as pessoas certas e explicitam as suas ambições e motivos para se manterem na empresa.

Por isso, se tem vindo a refletir sobre este tema, coloque os seus medos e vergonha de lado e defenda a sua posição no trabalho. Comece por adotar uma mentalidade de crescimento, planeie os seus objetivos e trabalhe na sua visibilidade na empresa.

Veja também