ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Inês Silva
Inês Silva
14 Mar, 2022 - 20:34

Progredir na carreira com 7 dicas práticas

Inês Silva

A grande maioria das pessoas quer progredir na carreira. Contudo, muitas vezes, este é um processo difícil e demorado. Estas dicas vão ajudá-lo.

sucesso profisisonal

Qual é o profissional que não quer progredir na carreira? Afinal de contas, faz parte do processo natural e todos ambicionam ter sucesso enquanto profissionais. Um profissional forma-se numa determinada área, ganha experiência e novos conhecimentos e evolui em termos profissionais.

Sabemos que o mundo está cada vez mais exigente e competitivo e desempenhar bem as suas funções já não é suficiente. É importante querer evoluir, mostrar o seu valor e acrescentar valor à empresa.

Pois bem, se está nos seus objetivos ir mais longe como profissional, hoje vamos partilhar consigo algumas dicas fundamentais para que isso seja possível.

Claro que esta progressão na carreira pode significar muitas coisas. Para uns pode ser ganhar mais ou trabalhar numa empresa específica, para outros pode ser conseguir uma promoção ou criar o seu próprio negócio.

Mas independentemente da sua definição de sucesso ou progressão na carreira, há algumas dicas que o podem ajudar a lá chegar.

7 estratégias a seguir para progredir na carreira

Se está à espera de um segredo bem guardado, pode esquecer. Não há aqui qualquer “receita” ou “fórmula mágica”. Há – isso sim – dicas que deve ter em conta e que farão toda a diferença na hora de crescer e evoluir enquanto profissional.

progredir na carreira
1

Defina objetivos e metas para progredir na carreira

É importante que faça uma reflexão e responda à pergunta cliché: onde é que se imagina daqui a cinco anos?

A resposta a esta questão vai ajudá-lo a descobrir o que é realmente importante para si e traçar metas a médio e longo prazo. Progredir, para si, pode passar por mudar de área profissional. O essencial é perceber quais são as suas expectativas enquanto profissional.

2

Esteja atento a novas oportunidades

Pode até gostar do seu trabalho, mas quem sabe se pelo caminho não “esbarra” com uma oportunidade melhor, mais aliciante ou que o possa catapultar para o sucesso? Isso pode acontecer e nessa altura é bom que tenha a mente aberta para as agarrar.

Não se “prenda” a um emprego por medo de enfrentar novos desafios. Mas, claro, faça estas as escolhas de forma consciente. Tenha cuidado com a euforia que uma nova oportunidade pode causar e trate de analisar cada oportunidade cuidadosamente para garantir que faz a escolha certa.

3

Desenvolva as soft skills

Sabemos que é necessário apostar na formação e especialização para progredir na carreira, mas soft skills como, por exemplo, criatividade, inteligência emocional e capacidade de iniciativa, bem como capacidade para trabalhar em equipa, são ótimos aliados para o ajudar a fazer este caminho.

4

Adapte-se a novas realidades

Mais do que se adaptar, trate de mostrar que tem essa capacidade. Como sabe (e basta ver pelos anúncios de emprego) os recrutadores valorizam – e muito – profissionais flexíveis e capazes de se adaptarem a novas realidades, desafios, situações, contextos… Enfim, a capacidade de se adaptar é uma das chaves para a sua progressão na carreira.

5

Não tenha medo de assumir novas (e diferentes) responsabilidades

Pergunte-se: o que é a progressão? Bem, por si só a progressão é muito mais do que assumir novas responsabilidades, mas que isso faz parte, não há como negar. Pense bem. Ninguém evolui na carreira sem estar pronto para abraçar novos projetos ou responsabilidades.

Numa promoção, por exemplo, aquele que sobe um patamar na hierarquia da empresa assume, inevitavelmente, novas responsabilidades. Nenhum profissional evolui ou cresce profissionalmente se fizer sempre as mesmas coisas ou se se limitar às mesmas funções a vida toda.

Por isso, se pretende evoluir é bom que prove que está pronto para aceitar outros papéis na empresa e outras responsabilidades. Mas atenção: nada de “dar um passo maior do que a perna”. Faça-o apenas se realmente for capaz de cumprir.

6

Aposte no networking para progredir na carreira

O mercado de trabalho é feito de relações pessoais, é por importante que não descure o networking. Procure profissionais que partilhem a mesma área de interesse, utilize, por exemplo, as redes sociais. Twitter, Facebook e LinkedIn, são boas plataformas para para interagir com profissionais do seu setor, aprender e partilhar experiências e conhecimentos.

7

Trate de “arregaçar as mangas” e deitar “mãos à obra”

Se quer progredir está à espera de quê para começar a trabalhar para isso? O sucesso não lhe vai “cair do céu”, vai ter de trabalhar para ele. Vai ter de apostar nas boas relações profissionais, reforçar os seus conhecimentos técnicos na sua e noutras áreas, aprender com as suas falhas e melhorar com elas. Enfim, tem muito trabalho pela frente.

Mas, no essencial, vai ter que trabalhar para progredir na carreira e estar disposto a ir mais longe e a correr riscos para mostrar que é capaz de fazer mais e melhor. Só assim pode encontrar o sucesso que tanto ambiciona.

Ainda assim, deve ter sempre em atenção ao que faz e à forma como faz, para não prejudicar a sua imagem profissional. Como sempre, tome as suas decisões de forma estratégica e consciente para garantir que faz o melhor para a sua carreira.

Depois de desvendado o “segredo”, não perca tempo e lute pelo seu sucesso. Porque, no final de tudo, é de si que depende o seu sucesso profissional.

Veja também