Facilmente ouvimos falar em jovens empreendedores ou projetos empreendedores. Mas afinal de contas, o que significa ser empreendedor?
Segundo o dicionário de língua portuguesa empreendedorismo define a “qualidade ou carácter do que é empreendedor” ou a “atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração”.
Olhando para a situação económico-social, que o país enfrenta, pode ser difícil encontrar a coragem para tomar iniciativa de investir em projetos inovadores, mas a verdade é que são muitos os jovens empreendedores no nosso país.
Mas o que motiva estes jovens a levarem esses projetos avante, apesar de todas as dificuldades?! A sua personalidade!
Características dos jovens empreendedores
Seja pelo desafio ou pela vontade de querer criar um negócio próprio, a verdade é que, independentemente, das razões que motivam os jovens empreendedores existem características comuns, veja algumas:
1. Otimismo e gosto pelo que fazem
Todos os jovens empreendedores são pessoas com grandes níveis de confiança e determinação e, acima de tudo, gostam e acreditam nos seus projetos. Razões que lhes permitem manter-se motivados e serem grandes “vendedores” das suas ideias.
2. Têm iniciativa
Esta característica fundamenta a própria definição de empreendedorismo. Falar de jovens empreendedores é falar de pessoas atentas ao mundo que os rodeia e em busca de novas oportunidades de negócios.
3. Capacidade de liderança
Apesar de quererem criar o seu próprio negócio, estes jovens empreendedores não querem chefiar, mas sim liderar. Constroem as suas equipas de trabalho e valorizam os seus conhecimentos, mantendo a coesão do grupo em torno do projeto.
4. Não desistem
Sabem à partida que não vai ser fácil, mas isso não os impede. Dedicam-se a 100% ao seu negócio, focam-se no seu grande objetivo e não têm medo de correr riscos. Para os jovens empreendedores, as dificuldades são etapas do caminho que escolheram e por isso fazem parte do desafio. E se não conseguirem à primeira, levantam a cabeça e tentam novamente.
Dicas para ser bem-sucedido
Para quem tem um projeto inovador no qual acredita, o pior que pode acontecer é deixá-lo na gaveta ou cair no esquecimento. Antes de cometer esse erro, veja algumas dicas que o podem ajudar na execução do seu projeto.
1. Valide a sua ideia
Estude a sua ideia de negócio, analise-a a fundo, perceba quais os pontos a melhorar e a viabilidade em termos de mercado. Por muito entusiasmado que possa estar, tome as suas decisões de forma racional e consciente.
2. Crie uma equipa sólida
Para desenvolver o seu projeto vai precisar de estar rodeado de uma boa equipa, constituída por pessoas que acreditem no projeto e tenham algo a acrescentar à sua ideia.
3. Faça um bom plano financeiro
É importante que dedique tempo a analisar a componente financeira do seu projeto. Saiba quanto necessita e quanto pode investir. E acima de tudo seja realista no que diz respeito aos resultados possíveis.
4. Defina o público-alvo do seu projeto
Para poder vender o seu produto/serviço precisa de saber quem poderá estar interessado nele. Antes de sair para a rua para encontrar clientes, defina o seu público-alvo. Desta forma vai poder ajustar a sua oferta às necessidades dos seus potenciais clientes.
5. Esteja preparado para o fracasso
O “não” é sempre uma possibilidade (senão mesmo uma certeza), mas não encare as respostas negativas como um falhanço sem volta a dar. Pense que todos os “nãos” (e provavelmente vão ser muitos) que ouvir, vão ajudá-lo a perceber onde está a errar e o que deve melhorar. O fracasso deve ser um processo de aprendizagem e não uma derrota.
Apoios financeiros
Existem vários, só precisa de saber onde os encontrar. Mas isso é fácil.
Atualmente os projetos empreendedores são valorizados e estimulados; e são vários os apoios financeiros disponibilizados. Passaportes para o empreendedorismo, Empreender + ou Investe + são apenas alguns dos apoios o seu dispor.
A informação sobre estes apoios está acessível online, nas páginas web de diversas entidades, tais como:
- IAPMEI
- Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)
- Portal da Juventude
- ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários
- Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação (+e+i)
- Cidade das Profissões
- Portugal Ventures
- Portugal Empreendedor
- Etc.
Arrisque!
Muito há a dizer sobre o tema. A informação relevante para jovens empreendedores é imensa e são muitas as questões a ter em atenção.
Mas se tem um projeto inovador, não tenha medo e arrisque. A sua ideia pode colocá-lo no caminho certo para o sucesso.
Mas se tem um projeto inovador, não tenha medo e arrisque. A sua ideia pode colocá-lo no caminho certo para o sucesso.
Veja também:
- Os 9 hábitos dos empreendedores de sucesso
- 6 Coisas que todos os empreendedores devem fazer antes do pequeno-almoço
- 5 Dicas para lidar com o fracasso
- Como fazer um plano de negócios
- 5 Coisas que as pessoas de sucesso não fazem
- 5 Histórias de sucesso de negócios improváveis
- Vantagens e desvantagens de ser empreendedor