Elsa Santos
Elsa Santos
21 Jul, 2019 - 08:20
11 características de um perfil empreendedor

11 características de um perfil empreendedor

Elsa Santos

Um perfil empreendedor não está ao alcance de todos. Por melhor que seja a ideia de negócio, precisa de algumas características essenciais. Saiba quais.

O artigo continua após o anúncio

Ter perfil empreendedor é condição essencial para criar um negócio de sucesso. Se reparar, todas as figuras de destaque em variados setores de atividade, os grandes inventores de produtos e serviços que revolucionaram a indústria e a história, partilham semelhanças.
Entre eles constam a exigência, a persistência e a autoconfiança.

Desengane-se, pois, se pensa que, para ser empreendedor, basta querer e poder. Na verdade, preciso mesmo é ter um certo perfil. Isso vai muito para além da condição económica, da formação académica, do género ou da idade.

Mas então, o que é preciso para ter um perfil empreendedor? Descubra connosco.

Conheça 11 traços de um perfil empreendedor?

perfil empreendedor

Para criar um negócio de sucesso e garantir o próprio emprego é preciso mais do que dedicação absoluta. Conheça as características essenciais de um perfil de sucesso.

1. Iniciativa

Ser empreendedor é, antes de mais, ter espírito de iniciativa e ser capaz de dar o primeiro passo. Fazer por vontade própria, seja para si, seja em projetos de voluntariado ou outros, sem esperar nada em troca. Esta é uma das grandes características de um espírito empreendedor.

2. Risco calculado

Um verdadeiro empreendedor arrisca, mas avalia detalhadamente o que pode ganhar ou perder com uma determinada decisão, escolhendo aquela em que o esforço apresenta a possibilidade de conquista e evolução. Desta forma, é capaz de enfrentar desafios sem colocar tudo em risco. Este é um dos traços fortes de um empreendedor.

3. Exigência

Um empreendedor é exigente por natureza. Ele procura ser o melhor e esforça-se ao máximo para garantir a qualidade do seu negócio, obter resultados e alcançar as metas a que se propõe. Isso faz toda a diferença num mercado cada vez mais competitivo.

4. Persistência

Desistir perante a primeira dificuldade está muito longe de ser opção para alguém com este perfil. Para que o seu negócio ganhe forma e cresça, há que ser perseverante. As dificuldades fazem parte do caminho, mas o mais importante é fazer por encontrar novas soluções. Fundamental é nunca desistir e é isso que faz um empreendedor.

O artigo continua após o anúncio

5. Paixão e Compromisso

Mais do que sorte é necessário muito trabalho para vingar no mundo dos negócios. Qualquer empreendedor sabe disso e está disposto a fazer tudo para alcançar o sucesso. Sabe que, pelo menos numa fase inicial, pode não descansar tanto quanto seria desejável, pode não ter fins de semana ou férias. A paixão pelo seu negócio e a entrega absoluta ao mesmo são princípios fundamentais para um empreendedor.

10 passos para abrir um franchising
Veja também 10 passos para abrir um franchising

6. Criatividade

A criatividade é um dos traços fortes de uma pessoa com perfil empreendedor. Ser criativo, ou “pensar fora da caixa”, abre lugar a projetos interessantes e distintos no mercado e a capacidade de encontrar soluções inovadoras facilita a resolução de problemas.

7. Definição de metas

Para fazer sentido apostar na criação do próprio emprego é importante estabelecer objetivos. Um empreendedor de sucesso sabe tudo o que quer fazer, qual a direção a seguir e onde quer chegar. Definir metas é o ponto de partida para traçar um plano de trabalho.

8. Planeamento e monitorização

Para atingir um objetivo é preciso desenhar o mapa de como chegar lá. Planear, definir as etapas que devem ser cumpridas e acompanhar o desenvolvimento de todo o processo é essencial para um empreendedor. Ele tem de saber se está no caminho certo, se é necessário um plano B ou C, nunca perdendo o foco na meta a atingir.

9. Rede de contactos

Uma pessoa com perfil empreendedor costuma apresentar uma vasta rede de contactos, em distintas áreas e funções, o que lhe permite obter informações, manter-se informado e promover, de modo mais eficiente, o seu negócio.

10. Autoconfiança

A confiança nas suas capacidades e competências definem um empreendedor. Uma característica que é reforçada com a experiência e a obtenção de resultados.

É esta autoconfiança e a confiança no público (e na sua fidelização) que dão lugar ao sucesso de um negócio.

11. Trabalhador

Ninguém constrói um negócio com “sorte”. A base do sucesso é o trabalho. Um empreendedor não ficará relutante perante a necessidade de trabalhar até tarde ou durante o fim de semana. Qualquer negócio, principalmente na fase inicial, necessita de um grande investimento de horas de trabalho.

O artigo continua após o anúncio

Se se identifica com estas características é porque realmente tem um perfil empreendedor. Portanto, não há razões para esperar mais. Aposte tudo e crie o seu próprio negócio. Tem tudo para dar certo.

Veja também