Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
10 Jan, 2020 - 09:44

6 apps para empreendedores que deve conhecer

Catarina Milheiro

Se quer estar sempre atualizado e informado sobre o que acontece no seu negócio, então deve conhecer estas apps para empreendedores.

apps para empreendedores

Existem algumas apps para empreendedores que podem mesmo fazer toda a diferença no seu negócio.

São cada vez mais as pessoas que optam por fazer algo novo e diferente dentro do mercado de trabalho, de uma empresa ou até mesmo para a sociedade. Por isso mesmo, o empreendedorismo está diretamente relacionado com a procura de novas oportunidades através da criatividade e, claro, da inovação.

Uma das formas mais comuns de empreendedorismo é a abertura de novas empresas ou negócios que, numa fase inicial, são quase sempre relativamente pequenas. Por este mesmo motivo, é normal que qualquer pessoa que arrisque começar o seu próprio negócio seja intitulado de empreendedor.

No entanto, para que consiga ser um verdadeiro empreendedor, é necessário ser, de certa forma, pioneiro. Isto é, pôr em prática uma nova ideia, oferecendo um produto ou um serviço inédito ou optando por adotar uma nova maneira (mais simples) de fazer algo que já existe.

Se é detentor de um novo projeto, negócio ou ideia, então deve ficar a par das 6 apps para empreendedores.

APPS PARA EMPREENDEDORES: GRATUITAS E FÁCEIS DE UTILIZAR

Seja qual for o lugar, o tipo de dispositivo que tiver à mão ou até a marca, se quiser participar e estar sempre informado sobre o que acontece no seu negócio, não pode deixar de utilizar estas apps para empreendedores.

A verdade é que um empreendedor enfrenta vários desafios diários que devem ser superados, sendo que, em contrapartida, tem pouco tempo para executar todas as tarefas do dia a dia.

Falamos de pequenas coisas como o simples facto de responder a um email, atender o telemóvel, receber os clientes, gerir a sua equipa, fazer compras, administrar a empresa e a vida pessoal.

Todas estas atividades são frequentes na rotina de quem está a começar uma empresa ou de quem é detentor de uma pequena ou média empresa consolidada. No entanto, a verdade é que nem sempre há tempo para conseguir dar vazão a tanta coisa.

Por isso mesmo, existem algumas apps para empreendedores gratuitas (ou com versões gratuitas), que o ajudam a fazer com que o seu negócio seja um sucesso. Tome nota.

novas tecnologias empreendedorismo
1

Aussi

A Aussi é uma aplicação direcionada para empreendedores iniciantes, ou seja, para aquelas ideias de negócio que surgiram há relativamente pouco tempo e desenvolvidas por profissionais que só agora entraram no mundo do empreendedorismo.

É uma das apps para empreendedores que permite que os donos de pequenos negócios se conectem entre si, de forma totalmente gratuita.

A aplicação tem disponíveis dois modelos de negócios, um B2B e um B2C. Através do modelo B2B, vendem canais de conteúdo dentro da plataforma para empresas que tenham interesse nesse público. Em relação ao modelo B2C, vendem também o modelo de consultoria premium, na qual o empreendedor recebe um plano de ação personalizado para a solução do seu desafio.

Esta app, permite ainda falar com quem entende de vendas, finanças, marketing, legislação, planeamento e sustentabilidade para empresas, por exemplo. Para além disto, cada resposta pode receber avaliações de outros utilizadores.

2

Any.do

A Any.do é uma aplicação bastante utilizada pelos empreendedores em geral. Trata-se de uma app que lhe permite listar as suas tarefas para hoje, para amanhã ou para qualquer outro dia.

Além disto, é ainda possível definir tipos de lembretes para cada uma das tarefas e tudo de uma maneira muito simples e rápida, sem muitos cliques.

Portanto, se se esquece constantemente das tarefas que tem delineadas para a sua semana de trabalho, então esta aplicação pode fazer toda a diferença no seu dia a dia de trabalho.

É totalmente gratuita e permite-lhe definir uma tarefa na app do computador e ser lembrado na aplicação que tem instalada no seu smartphone ou tablet, uma vez que é tudo sincronizado automaticamente.

3

The Coffee Match

Esta é mais uma das apps para empreendedores, totalmente gratuita, que não vai querer perder na rotina do seu negócio.

É a aplicação ideal para os empreendedores que têm dificuldades em combinar encontros de networking, seja para procurar novos funcionários, sócios e parceiros para sua empresa ou para apresentar um novo projeto a investidores.

Como é natural, os empreendedores que iniciaram agora o seu negócio não têm orçamento para alugarem um escritório ou um espaço de coworking.

Por isso mesmo, os cafés são cada vez mais um ponto de encontro para futuros negócios inovadores. Ao sugerir conexões valiosas baseadas em habilidades idênticas, a plataforma incentiva o encontro real em cafés parceiros que oferecem um café de cortesia.

6

Evernote

Através do Evernote é possível escrever e armazenar notas de diversos assuntos, em formatos como texto, áudio e fotografia.

Além disso, é ainda possível aceder à app em diversos dispositivos e compartilhar com quem quiser.

Esta aplicação possui 3 planos: Basic (gratuito), Premium (6,99€ por mês) e o Business (13,99€ por utilizador e por mês, sendo que o mínimo são dois utilizadores).

5

Slack

Por vezes pensamos que não temos qualquer tipo de dificuldade em gerir os emails da nossa equipa de trabalho. No entanto, a Slack existe para lhe provar que o consegue fazer melhor e com mais eficiência.

À primeira vista, a Slack parece uma conta de email corporativa e colaborativa, como o Google Groups, mas vai muito para além disso. A partir do momento em que a sua equipa começa a utilizá-lo, ela irá abandonar os emails tradicionais.

Parece-lhe interessante? Isto acontece porque todos os emails trocados serão feitos dentro da aplicação, podendo ser separados por assunto, projeto ou equipa e funciona como um chat rápido e prático para troca de informações entre os membros da sua equipa.

A Slack é adequada para empresas de todos os tamanhos, afinal ninguém é pequeno demais ou grande demais para perder tempo a responder a dezenas de emails.

6

Primer

Criada pela Google, a Primer é uma aplicação com pequenas aulas de negócios e marketing digital express. Trata-se de uma app totalmente gratuita e através da qual poderá adquirir inúmeros conhecimentos de forma rápida e eficiente.

Existem aulas em português distribuídas em 4 grandes temas: negócios, métricas, marketing e conteúdo.

Além disso, pode aceder ao material em modo offline, tendo em conta que a aplicação foi pensada para o utilizador poder usufruir de um estudo eficiente de maneira prática e rápida (as aulas têm, em média, cinco minutos).

Veja também