ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Inês Silva
Inês Silva
25 Jan, 2022 - 08:30

Conheça os 10 melhores livros de empreendedorismo

Inês Silva

Quer apurar o seu espírito de empreendedor? Saiba quais os melhores livros de empreendedorismo e aprenda algumas dicas com experts da área.

melhores livros de empreendedorismo

Se tem um espírito inovador e empreendedor, então com certeza que não vai querer perder a lista dos 10 melhores livros de empreendedorismo que temos preparada para si.

A verdade é que o mundo do trabalho já não é o que era e há cada vez mais pessoas que arriscam construir o seu próprio caminho, transformando os seus sonhos em fonte de receita.

No entanto este caminho pode ser assustador, pois falta-lhe a experiência de quem está no mercado de trabalho há mais tempo. Mas basta ter uma boa capacidade de aprendizagem e aproveitar os conhecimentos e conselhos na lista de livros que reunimos para si.

Se, por um lado, assistimos à implementação de inovações no mercado, ao crescimento das tecnologias de informação e da ciência e a um crescimento exponencial dos mercados; por outro lado, conseguimos perceber que o crescimento do empreendedorismo tem vindo a acontecer um pouco por todos os cantos do mundo.

Principalmente nas áreas tecnológicas, o empreendedorismo é desencadeado pelas empresas designadas por start ups. Certamente já ouviu falar neste tipo de empresas, mas por que se caracterizam elas afinal?

É muito simples, as empresas criadas por jovens empreendedores são caracterizadas por serem espaços onde a inovação é contínua, onde existem pensamentos fora da caixa, poucos colaboradores e ambientes de incerteza, mas também onde existe um grande potencial de criação de valor num espaço de tempo reduzido.

O que é ser empreendedor?

mulher a ler livro e tirar notas na secretária

Antes de avançarmos para a lista dos melhores livros de empreendedorismo, consideramos pertinente falar um pouco sobre o conceito de empreendedorismo, no geral.

Trata-se de um termo bastante utilizado pela sociedade, mas sabe na verdade, o que significa ser um verdadeiro empreendedor?

Um empreendedor é aquele que, acima de tudo, está sempre a resolver problemas. Ou seja, ele pode estar num local qualquer e verificar que esse mesmo local tem um problema. Sem que dê por ela, ele estará a tentar encontrar uma solução imediata para aquele problema e a colocá-la em prática.

Normalmente, os verdadeiros empreendedores são aqueles que identificam oportunidades onde os outros não as conseguem ver.

Assim, de uma forma geral, um empreendedor é alguém que está constantemente a sair da sua zona de conforto, que gosta de lidar com desafios e que tem iniciativa para detetar e resolver problemas de forma rápida e eficaz.

Atualmente, já existem alguns apoios ao empreendedorismo que permitem dar asas às suas ideias de negócio. Basta que tenha garra e vontade e conseguirá ver a sua ideia de negócio a ganhar vida.

Os 10 melhores livros de empreendedorismo

1

A Estratégia do Oceano Azul

Ao falar em concorrência, pensamos em empresas do mesmo setor que vendem o mesmo produto, têm os mesmos clientes e usam os mesmo canais de distribuição. E se fosse possível destacar-se e diferenciar-se além de preço e qualidade? Considere-o possível e utilize este livro como o seu guia para criar áreas de mercado até agora desconhecidas e tornar a concorrência irrelevante.

2

Strenghts Based Leadership

Neste livro vai encontrar os resultados de um estudo que acompanhou líderes, equipas e as razões pelas quais as pessoas seguem esses líderes.

Aqui são identificados os três aspetos necessários para ser um líder mais eficaz e vai encontrar também testemunhos de alguns dos líderes organizacionais mais bem-sucedidos da história recente e os seu pontos fortes, não esquecendo estratégias que o vão ajudar a encontrar os seus e dicas para os utilizar na liderança de equipas.

3

Quem Mexeu no Meu Queijo?

Não é um livro novo, mas trata-se de uma obra de referência quase indispensável na área da gestão. É um best-seller dos melhores livros de empreendedorismo.

É um livro com poucas páginas e de leitura fácil. A história aborda as diferentes personalidades de quatro ratos – Sniff, Scurry, Hem e Haw – e como estas personalidades diferentes podem afetar os negócios.

Esta narrativa vai ajudá-lo a conhecer-se a si próprio e ensiná-lo a ser mais flexível com suas decisões para avançar com confiança em direção aos seus sonhos e objetivos.

4

Transformação Radical: 6 Estratégias que irão revolucionar o seu negócio para ter a inovação como diferencial competitivo

Este livro mostra como entender a inovação como uma competência, diretamente ligada a todos os aspetos do negócio. Mais do que esperar que a inovação aconteça, é importante procurá-la para conseguir fazer crescer um negócio.

Este é um guia com estratégias inovadoras para aplicar em empresas e liderar a transformação radical do seu negócio e, quem sabe, até mesmo do seu mercado.

  • Autor: Pedro Waengertner, Victor Navarrete e Sulivan Santiago
  • Ver produto
5

The Start-Up Of You – Adapt to the future, invest in yourself and transform your career

Esta obra vai ajudá-lo a aplicar as estratégias de empreendedorismo de sucesso à sua carreira, ou seja, utilizar o conceito start-up em si próprio. Vai aprender a pensar e agir como um empreendedor: ser ágil e autoconfiante, ser inovador e saber fazer networking e destacar-se da multidão.

6

O futuro não é mais como antigamente: Os novos traços do líder em um mundo imprevisível e digital

O autor, italiano, é especialista em transformação digital nas empresas e liderança do futuro. Este mais um dos melhores livros de empreendedorismo pela sua atualidade. A obra foi lançada em 2021 para ajudar outros profissionais a lidarem com as incertezas da pandemia causada pela COVID-19. Neste cenário, é urgente um líder que não cede sob pressão, mas que se adapta e transforma-se porque apenas uma coisa é certa: o futuro não é mais como era antigamente.

7

Como fazer amigos e influenciar pessoas

Ser empreendedor implica lidar com pessoas diretamente e diariamente. À primeira vista dominar a “arte” de uma boa conversa pode parecer simples, mas, na verdade, é uma competência difícil de aprender.

Este livro é sobre psicologia empresarial, é um best-seller de sempre, e com ele vai aprender a comunicar adaptando-se cada a pessoa e tendo em conta o grau de relacionamento.

8

The Lean Startup

A maioria dos novos negócios falha, mas a maioria dessas falhas são evitáveis. “The Lean Startup” é uma nova abordagem de negócios, é sobre aprender o que clientes realmente querem, é utilizar a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas.

Trazendo histórias da vida real e lições aprendidas em algumas empresas mais dinâmicas da atualidade, o autor descreve um plano para que cada um possa executar os princípios fundamentais da Lean Startup em qualquer projeto.

9

Pensar, Depressa e Devagar

Daniel Kahneman, laureado em 2002 com Prémio Nobel da Economia, aborda os dois sistemas encontrados na nossa mente para a tomada de decisões e que podem influenciar a nossa capacidade de avançar, ou não, e ter sucesso na vida.

Sucintamente, trata-se de um guia sobre como tomar decisões de forma informada e livre de prejuízos, onde são apresentados o sistema rápido e emocional e o sistema lento e mais lógico. São detalhados os vários efeitos de cada sistema no nosso índice de sucesso, mentalidade, confiança e capacidade de ensino.

10

Building a story brand: clarify your message so customer will listen

Chegamos ao número dez dos melhores livros de empreendedorismo. O que Donald Miller propõe no seu livro é implementar, na sua própria marca, as etapas de um argumento de um filme que acaba bem.

Os clientes estão continuamente à procura de soluções para os seus problemas, ao substituir o personagem principal pelo cliente e guião pela sua marca, criando empatia com a situação do cliente e iniciando, assim, uma jornada em busca das soluções desejadas.

Seguir este roteiro vai permitir a simplificação da mensagem, a conexão com o cliente e a expansão do negócio.

O livro está repleto de recursos para ajudá-lo a entender melhor o conceito e como adaptá-lo especificamente ao seu negócio.

Veja também