Coworking: o que é e como funciona

Conheça o significado deste modelo de trabalho, como funciona e quais as vantagens de aderir ao coworking.

Coworking: o que é e como funciona
E motivos para aderir

A ajuda que precisa para o arranque do seu novo negócio está aquiO coworking ou co-working é um modelo de trabalho que se baseia na partilha de espaço e recursos de escritório para profissionais de diferentes áreas de atuação. Esta é a forma de trabalhar escolhida por muitos profissionais independentes, de forma a solucionar o problema do isolamento sentido quando trabalham em casa.
 

Como funciona?

Os espaços de coworking têm começado a surgir um pouco por todo o país, não só apenas no Porto e em Lisboa, proporcionando o acesso a todos os recursos necessários de um escritório convencional, a profissionais independentes ou até mesmo a microempresas que não têm orçamento para tal investimento. Os espaços de coworking permitem aos trabalhadores fazer destes espaços o seu espaço, permitindo-lhes trabalhar num ambiente confortável e inspirador.


E não pense que é apenas um espaço para colocar o seu computador e trabalhar, pois muitos destes espaços têm infraestruturas que lhe permitem receber clientes e reunir com eles, bem como fazer apresentações, com equipamento informático adequado às suas necessidades.

Grande maioria destes espaços oferece um ambiente moderno  na vanguarda da tecnologia, dispondo todos os recursos necessários a um bom desempenho do seu trabalho, desde workstations a equipamentos multimédia como LCD’s e LED’s, até sistemas de áudio, entre outros recursos.

 

4 motivos para Aderir ao Coworking

 

1. Aumenta a produtividade

Trabalhar num espaço sem distrações ou ruídos, permite que a sua criatividade flua livremente, o fato do espaço ser partilhado permite-lhe trocar ideias e experiências, aumentando, sem dúvida, a sua produtividade. Este tipo de espaço ajuda-o a sentir-se concentrado e motivado, permitindo-lhe uma maior prestação no seu trabalho.
 

2. Potencia a aprendizagem

Ao partilhar o seu espaço de trabalho com profissionais de diferentes áreas estará, mesmo sem se aperceber, em constante aprendizagem. Muitos novos projetos surgiram de trocas de ideias entre profissionais em espaços de coworking. Quem sabe não encontra, neste espaço, a motivação que lhe falta para concretizar um projeto com o qual tem andado a sonhar!
 

3. Ajuda ao Networking

Os espaços de coworking podem ajudá-lo a crescer, tanto a nível pessoal como profissional. Estar em contato com outros co-workers da tua área ou de outras, trocar experiências, ideias, fazer novos negócios ou até começar novos projetos. Tire total partido deste espaço de modo a aumentar e melhorar a sua rede de contatos!
 

4. Baixo custo

Uma das principais mais-valias destes espaços de coworking é o seu custo. A um custo acessível tem acesso a um espaço e infraestrutura completos, com equipamentos informáticos, internet, telefone e salas de reuniões, fazendo deste local o seu local de trabalho por excelência.
Precisa de dinheiro para começar um novo negócio? Agora é fácil! >>
Veja também: