Como cozinhar de forma saudável: 10 segredos a não perder

Os pratos de sempre, com muito sabor e de olhos postos na sua saúde? Sim, é possível - e nós revelamos como pode, em 10 passos, cozinhar de forma saudável.

Como cozinhar de forma saudável: 10 segredos a não perder
Truques para tornar as suas receitas mais amigas da saúde

Quer descobrir alguns segredos indispensáveis para cozinhar de forma saudável? Fique atento aos 10 truques que sugerimos a seguir e garantimos que vai ser muito mais fácil comer bem e ser feliz entre os tachos.

Tente segui-los sempre que for possível e turbine a sua saúde com boas escolhas. A ponta do garfo pode ter muito sabor e, ainda assim, guardar mais nutrientes e reservar menos ingredientes desnecessários ao nosso organismo. Vamos aos 10 passos para ter mais saúde à mesa?

10 passos para aprender a cozinhar de forma saudável

cozinhar de forma saudavel


1. Utilize as gorduras mais inteligentes

Há uma verdade que impera na cozinha: nem todos os tipos de gorduras são maus. Escolha as insaturadas, como o azeite, e deixe de parte as gorduras saturadas – como a manteiga. Opte, por exemplo, por usar o creme vegetal, pois ele possui valor zero de gorduras trans, é rico em Ómega 3 e 6, nas vitaminas A, E, D, para além de ser aprovado pelos especialistas em nutrição e, claro, pelos cardiologistas.

2. Escolha alimentos não refinados

Sempre que possível, aposte em serivir os grãos integrais e coloque de lado todo o grão refinado. O arroz integral, por exemplo, tem os seus farelos intocados e é isso que lhe permite oferecer mais fibra, Magnésio, Zinco e vitamina B.

3. Coma mais vegetais e frutas

Siga uma regra que vale ouro: quanto mais colorido for o seu prato, mais vitaminas e minerais vai absorver com a refeição – ou seja, mais benefícios vai retirar dos seus prazeres à mesa.

4. Escolha bem o tipo de carne que vai ao tacho

Já se sabe: a carne é uma fonte rica em proteínas, mas é, também, que esta é uma grande oferta de gorduras saturadas. Por isso mesmo, para cozinhar de forma saudável, escolha bem o tipo de carne que leva ao prato, selecionando carnes magras, carnes de aves e peixes. Mas não esqueça de reduzir as porções. Para complementar, preencha as suas receitas com os muitos sabores e cores do vegetais e grãos.

5. Opte por consumir laticínios com baixo teor de  gorduras

Queijos e iogurtes são uma excelente fonte de cálcio e podem estar à mesa sem grandes culpas, desde que seja dada prioridade às versões magras. Aposte em queijos cottage, requiejão, queijo fresco, cream cheese sem lactose ou tofu, por exemplo.

O leite integral, por exemplo, pode – e deve – ser substituído por outros tipos com baixo índice de gordura – ou mesmo sem gordura.

6. Sirva porções razoáveis e fuja ao exagero

É difícil resistir a algumas tentações, certo? Nós sabemos que sim, mas é preciso ter consciência na altura de selecionar a dieta, pois é certo que determinados exageros podem trazer reais consequências à sua saúde. O melhor caminho? Optar pelo controlo e procurar formas saudáveis e saborosas de cozinhar para saciar a fome.

7. Adoce tudo com cautela

Todos sabemos que o mimo de um doce pode transformar o dia, mas lembre-se: todo e qualquer açúcar, seja açúcar mascavado, xarope de milho, mel e muitos outros, adicionam quantidades desnecessárias de calorias ao organismo – oferecendo, no entanto, um mínimo valor nutritivo. Evitá-los é sempre um bom negócio.

8. Dê atenção especial ao Sódio

Não importa se tem pressão alta ou não, a verdade é  que é sempre importante estar atento à quantidade de sal que ingere.  A recomendação é clara: basta uma colher de chá por dia.

9. Guie-se pelo sabor

Para garantir muito sabor à mesa, use e abuse dos temperos, como as pimentas, as ervas frescas e outros tantos condimentos que podem transformar um prato. Procure encontra os que mais gosta e dê este mimo ao paladar, sem esquecer da sua saúde.

10. Seja consciente e delicie-se sem culpas!

O último passo para quem está a aprender, ou deseja, cozinhar de forma saudável é seguir todos os anteriores e, claro, desfrutar dos momentos à mesa. Quando a dieta é feita de forma consciente, é muito mais fácil acertar na dose e saborear muito mais as suas escolhas.

Comer bem é uma decisão que deve ser tomada para a vida, então, dedique-se a descobrir como tornar os seus cozinhados muito mais apetecíveis. Quando encontrar o caminho, garantimos que não vai querer outra coisa.

Veja também: