Crédito consolidado com hipoteca é solução?

Será que o crédito consolidado com hipoteca vale a pena, ou será que é melhor evitá-lo? Neste artigo damos-lhe a resposta, e ajudamo-lo a perceber melhor este tipo de crédito

Crédito consolidado com hipoteca é solução?
Pode ser uma ótima solução, ou um grande erro

Um crédito consolidado com hipoteca pode vir a ser uma excelente forma de se ver livre de algumas dores de cabeça e de poupar muito dinheiro, mas também pode ser uma excelente forma de aumentar as dívidas e de vir a perder o seu imóvel. Havendo as duas possibilidades, é preciso saber mais sobre este tipo de crédito consolidado.
 

O que é?

O crédito consolidado com hipoteca implica juntar todos os créditos num único, ao utilizar um imóvel como garantia de que cumpre todos os seus encargos. Com esta garantia, o banco sente-se mais confortável com a situação, e pode dispor-se a baixar a taxa de juro e a empresta-lhe mais dinheiro.

O imóvel tanto pode ser a sua casa, como uma casa de férias ou a de um familiar que concorde meter-se na situação.
 

Quais são as vantagens?

 

1. Poderá poupar mais

A grande vantagem de um crédito como este é a possibilidade de baixar as taxas de juro, o que permite aumentar a poupança mensal e gerir de melhor forma o pouco dinheiro que tem disponível.
 

2. Simplifica a gestão de créditos

O crédito consolidado consiste na junção de vários créditos, o que o vai ajudar a gerir melhor as suas finanças pessoais, e a ter menos dores de cabeça quando vê o que já está pago e o que falta pagar – terá apenas de dar atenção a uma prestação.
 

3. Poderá solicitar mais dinheiro

A última vantagem do crédito consolidado com hipoteca resume-se à possibilidade de poder receber liquidez adicional. Como o banco tem uma garantia, poderá pedir mais um empréstimo para lidar com despesas urgentes., e terá maior probabilidade de este ser aceite.

 

Quais são as desvantagens?

 

1. Pode ficar sem o seu imóvel

Ao inicio parece tudo muito bonito quando falamos neste tipo de crédito, mas quando percebemos que podemos perder o nosso imóvel se houver uma situação de incumprimento, as coisas já começam a soar mal.

 

2. Endividar-se é uma possibilidade

Ao ter de pagar menos juros torna-se uma tentação ter crédito adicional, regularmente para despesas que não são cruciais.  O resultado, muitas vezes, acaba por ser o endividamento extra.

 

Vale a pena optar por este tipo de crédito?

O crédito consolidado com hipoteca pode valer a pena em muitos casos, desde que tenha muito cuidado e que tenha a certeza que vai cumprir os seus encargos, e que vai evitar pedir crédito adicional ao máximo. Se for o caso, poderá vir a encontrar uma situação benéfica neste tipo de crédito.

Dependendo da sua situação, pode vir a ser boa ideia consultar um profissional acerca do assunto para garantir que não caí em armadilhas.
Viva o seu fim do mês mais desafogado: Junte todos os seus Créditos num só >>
Veja também: