Cuidados a ter com o radiador

Todas as peças que compõem o automóvel necessitam de manutenção. O radiador não é exceção e não pode ser ignorado. Conheça as 5 dicas primordiais de cuidados a ter com o radiador.

Cuidados a ter com o radiador
Saiba quais os cuidados a ter com o radiador do seu automóvel.

O radiador tem por objetivo desvanecer a temperatura alta da água que se encontra a circular no sistema de arrefecimento, mantendo um nível de calor estável e seguro para o motor.

Apesar da sua importância, a sua manutenção tende a ser ignorada pelos condutores, sob pena de terem problemas no motor a longo prazo.

Vamos dar-lhe 5 cuidados a ter com o radiador que são obrigatórios para manter a “saúde” do seu veículo.


Radiador do seu carro: o que considerar


1 – Aplicar água potável

Usar água pura e potável é o mais importante dos cuidados a ter com o radiador. Toda a água poluída tem chumbo ou outros componentes tóxicos que corroem toda a estrutura que envolve o radiador. Por isso, é necessário verificar ocasionalmente a quantidade de água no radiador e se necessário acrescentar da mesma. Alertamos que essa intervenção deverá ser concretizada quando o carro já se encontra estacionado há umas horas. É de todo proibido, colocar água com o veículo quente, caso contrário poderá danificar a estrutura que envolve o motor.


2 – Colocar fluído no radiador

Assim como a água, convém colocar fluído de Etilenoglicol, já que o mesmo ajuda a manter estável a temperatura. É um complemento muito recomendado pelos especialistas.
Deve injetar uma quantidade equivalente à água, por exemplo, se o radiador necessitar de dois litros, insira um litro de água e um litro de fluído.


3 – Revisão ao radiador

Outro dos cuidados a ter com o radiador é uma revisão ocasional. Tal como acontece com as restantes peças, é necessário fazer uma revisão ocasional ao radiador. Independentemente dos cuidados que tenha na utilização de água e fluidos recomendados, tem de ter consciência que o radiador desgaste-se a longo prazo.


4 – Limpeza do radiador

Este processo convém ser realizado numa oficina da especialidade. Só assim garante que o espaço onde o seu automóvel se encontra está livre de poeiros e outros lixos que se irão acumular enquanto faz a limpeza.


5 – Substituir o radiador

Mesmo que tenha em consideração todos os cuidados a ter com o radiador, a seu tempo, a sua substituição é inevitável. Quando surgir essa necessidade deverá proceder à sua intervenção o mais breve possível, para evitar danificar os restantes componentes do carro.


Veja também: