Publicidade:

6 curiosidades sobre o Android que vai querer conhecer

O Android faz 10 anos em 2018 e já conta com algumas peripécias na sua história. Conheça algumas curiosidades sobre o Android.

6 curiosidades sobre o Android que vai querer conhecer
Faz 10 anos em 2018

O sistema operativo do BugDroid completa 10 anos em 2018. Uma vida pequena mas recheada de peripécias para contar a todos os fãs. Até porque, em apenas 10 anos, já operou em milhares de smartphones em todo o mundo. Conheça 6 curiosidades sobre o Android.

6 curiosidades sobre o Android


Primeiro smartwatch Android surgiu em 2010

O Android Wear é uma versão do sistema operativo Android adaptada e desenhada especificamente para smartwatches e outros dispositivos similares. O lançamento desta versão ocorreu em março de 2014, quatro anos depois do primeiro smartwatch com Android ter sido lançado. Isso mesmo! O LiveView da Sony Ericsson foi lançado em 2010 e, apesar de ter sido revolucionário para a época, acabou por surgir um pouco antes de tempo.

O Android ia acabar devido ao WebOS, dizia-se em 2010

O Android demorou algum tempo até conseguir fixar-se como uma boa opção no mercado dos smartphones. Aquando do lançamento do sistema operativo que agora domina o mercado foi lançado também o WebOS pela Palm. Algumas decisões duvidosas da própria empresa fizeram com que este não fosse muito bem-sucedido. Já o Android, pelo contrário, é o que se vê atualmente. Esta é, sem dúvida, uma das curiosidades sobre o Android mais interessantes desta lista.

sistema operativo android

O Android foi menosprezado pela crítica

Quando foi lançado, o Android acabou por ser menosprezado pela crítica e pelos concorrentes tecnológicos. O domínio do Symbian e do BlackBerry e a ascensão do iOS no mercado ajudaram a sustentar essas mesmas críticas e as dúvidas em relação ao produto da Google.

Existiu o Android 3.0

O Android 3.0 foi disponibilizado num número muito reduzido de dispositivos, todos eles inseridos no segmento dos tablets. É natural que muitos utilizadores desconheçam a existência desta versão e, apesar de ter sido um grande fiasco do ponto de vista comercial, acabou por trazer inúmeras novidades que ainda hoje são usadas.

Versões do Android nem sempre foram doces

A típica designação das diferentes versões do Android costuma ser feita através do nome de diversos doces ou sobremesas – atualmente, o sistema operativo encontra-se na versão Oreo. Mas nem sempre foi assim… As primeiras versões do Android, 1.1 e 1.2, não tiveram nenhuma designação específica, sendo que apenas a terceira versão do sistema operativo, a 1.5, é que já recebeu a designação de uma sobremesa: Cupcake.

O Android nem sempre pertenceu à Google

O sistema operativo foi, inicialmente, concebido pela Android Inc., uma empresa fundada por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White, em 2003. O objetivo da Android Inc. era desenvolver um sistema operativo para máquinas fotográficas, mas aperceberam-se de que esse mercado era algo pequeno e restrito e decidiram investir no desenvolvimento de sistemas operativos para dispositivos móveis. O sistema operativo acabaria por cair nas mãos da Google em 2005.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.