AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Curriculum vitae em inglês: 7 dicas essenciais

Actualmente, ter o curriculum vitae em inglês é essencial. Para procurar emprego além-fronteiras, candidatar-se a multinacionais ou para se destacar.

Curriculum vitae em inglês: 7 dicas essenciais
Precisa de um CV em inglês? Nós ajudamos

Curso de Inglês de referência com 20 aulas gratuitas!Subscrever Promoção
Não é de hoje que o domínio da língua inglesa é um dos principais requisitos para quem contrata. Mas, nos últimos anos, a importância de apresentar um bom currículum vitae em inglês tem crescido imenso. O aumento da emigração profissional, a globalização do mercado laboral, a necessidade de se afirmar têm contribuído para esta realidade.

Responder a uma oferta de emprego com um bom curriculum vitae em inglês pode abrir-lhe portas profissionais. Para isso é fundamental que os conteúdos correspondam às expectativas de quem está a contratar. Esqueça a tradução literal. Terá sempre de adaptar os conteúdos em português para inglês, para que o sentido original não se perca. A própria estrutura do CV terá de seguir os parâmetros ingleses.

Está a pensar numa carreira fora de Portugal? Quer responder a uma oferta de emprego de uma multinacional? O anúncio assim o exige?


Vamos ajudá-lo a elaborar o seu curriculum vitae em inglês

Deixamos-lhe, em seguida, as nossas 7 dicas para poder escrever um cv vencedor na língua de Shakespeare.


1. Tradutor automático: nem pensar

Provavelmente o maior erro. Porquê? Porque ele não distingue o duplo sentido de expressões portuguesas, não escolhe a palavra mais adequada ao contexto. Acabará com um texto cheio de erros e gralhas que, provavelmente, não terá lógica nem coerência em inglês. Se não conseguir traduzir sozinho, peça ajuda a um amigo que domine a língua ou recorra a um profissional.



2. Domínio da língua

Um currículo vitae em inglês é uma prova da sua fluência na língua. Gramática e ortografia não podem falhar. Se tiver dúvidas, consulte dicionários, faça pesquisa na internet, recorra a amigos. Além disso, estar familiarizado com o vocabulário da área profissional a que se candidata é fundamental. Estude e prepare-se bem antes de avançar. Uma dica extra: utilize verbos de acção.



3. Datas, números, vírgulas e pontos

Os detalhes podem e fazem toda a diferença. Em inglês o mês vem primeiro e só depois o dia. O ponto substitui a vírgula na separação das casas decimais. Mas atenção que onde é vírgula em português, é ponto em inglês. Um exemplo: 1.000,00 traduz-se para 1,000.00. Pormenores que não passam despercebidos a quem lê o seu curriculum vitae em inglês e que atestam o seu conhecimento.



4. Estrutura definida

Quando escrever o seu curriculum vitae em inglês tenha em consideração que o mesmo deve seguir uma ordem na apresentação dos conteúdos. Detalhes pessoais, experiência profissional, interesses e realizações pessoais e profissionais, aptidões e referências profissionais e/ou académicas. É a objectividade da língua de Shakespeare a vir ao de cima.



5. Duas páginas no máximo

Pragmatismo e poder de síntese são o que se quer. A língua inglesa é bastante objectiva, consequentemente os CV querem-se concisos e precisos. No máximo, devem ter duas páginas. Nada de floreados e divagações. Opte por colocar apenas a informação mais relevante para a vaga em questão. Utilize construções e termos curtos mas directos.



6. Boas referências

É comum nos Estados Unidos da América, no Reino Unido, pedir aos candidatos que apresentem referências de antigos chefes, colegas, professores ou mentores. Esteja certo que se houver interesse em contratá-lo, essas pessoas serão contactadas pelos recrutadores. Inclua os contactos das suas referências no CV e não se esqueça de as avisar.



7. Revisão à lupa

Básico mas nem sempre comprido. Quando concluir a redacção do seu currículo vitae em inglês releia-o com atenção. Qualquer erro gramatical, ortográfico ou de conteúdo pode ser sinónimo de exclusão automática. Se tiver oportunidade, peça a algum amigo, familiar que conheça bem a língua para o ler também. Um CV impecável pode ser o início de uma aventura fora de portas.
Curso de Inglês com 20 Aulas Grátis >>
Veja também: