AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Cursos gratuitos para desempregados: onde procurar?

A oferta de cursos gratuitos para desempregados é maior do que possa pensar. Saiba onde os pode encontrar.

Cursos gratuitos para desempregados: onde procurar?
Conheça os melhores sites para encontrar cursos grátis.

Se está desempregado, que tal investir na sua formação? Mas calma, quando dizemos investir não falamos em termos financeiros, mas sim em apostar no desenvolvimento das suas competências técnicas. E a melhor parte é que o pode fazer sem custos, basta que aproveite os cursos gratuitos para desempregados (bem, desempregados e não só) que tem ao seu dispor.
 
Já por diversas vezes aqui falamos da importância de apostar na sua formação. Mas esta aposta torna-se ainda mais relevante em situações de desemprego, já que através da formação pode não só complementar conhecimentos, mas também adquirir novas competências que podem ser uma mais-valia em futuros processos de recrutamento.
 
Uma boa pesquisa online vai certamente dar-lhe acesso a uma vasta oferta de cursos gratuitos – em diferentes áreas – disponíveis para desempregados.
 

Onde encontrar cursos em Português

O melhor local para começar é mesmo o seu computador. Pode parecer-lhe uma dica um tanto ao quanto comodista, mas a verdade é nada melhor que a “rede” para ficar a conhecer as melhores ofertas de cursos gratuitos para desempregados.
 
Para o ajudar deixamos aqui algumas dicas para encontrar cursos em português. 
 

1. IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional

Que tal começar pela possibilidade mais óbvia? De facto, a grande maioria das pessoas vê o IEFP como o local onde apenas vão para se inscreverem em caso de desemprego ou para procurarem emprego. Mas o Instituto do Emprego também disponibiliza formação. Basta que aceda ao portal www.iefp.pt/ofertas-formacao para aceder à listagem de cursos disponibilizados. Para o ajudar pode definir critérios de pesquisa, para selecionar cursos por área profissional ou localidade, por exemplo. 
 

2. Cursos de Formação Grátis

O nome diz tudo. Na página Cursos de Formação Grátis vai encontrar cursos presenciais e em regime de e-learning.  Entre as ofertas vai encontrar cursos de Línguas (como Inglês, Espanhol, Francês, Alemão ou outras), ou ainda nas áreas de Turismo, Restauração ou Hotelaria por exemplo.
 

3. EduKe.me

O site EduKe.me é uma start-up nacional e oferece cursos nas áreas de Comunicação, Webmarketing e Social Media Marketing. Além dos cursos gratuitos, disponibiliza também cursos pagos, ainda que com preços muito simbólicos (variam entre os 10 e os 30€).
 

Cursos em Inglês para os mais aventureiros

Para aqueles para quem o inglês não é uma barreira as ofertas são mais (e melhores pode dizer-se). Ao seu dispor tem diversas plataformas onde pode aceder a cursos gratuitos disponibilizados por algumas das mais conceituadas universidades do mundo. Não acredita?! Então espreite os sites que vamos enumerar a seguir e nomes como Harvard, MIT ou Princeton são apenas alguns dos que vai encontrar. 
 

1. Coursera

O site Coursera.org é um dos mais conhecidos do género. Oferece mais de 200 cursos gratuitos, com origem em várias universidades de renome. Em alguns dos cursos pode obter certificado no final.
 

2. Open Culture

Em www.openculture.com/freeonlinecourses vai encontrar uma variada oferta de cursos gratuitos. Economia, Informática ou Desing são apenas algumas das áreas que vai poder encontrar aqui.
 

3. edX

Criada em parceria entre as universidades do MIT e Harvard, a plataforma edX.org funciona de forma muito semelhante ao Coursera. Também aqui a oferta inclui cursos nas mais variadas áreas que podem ir da Engenharia, às Ciências Sociais por exemplo. Para o ajudar basta que defina critérios de pesquisa e pesquise os cursos de acordo com a sua área de interesse.
 

Cursos há muitos

É caso para dizer que cursos gratuitos para desempregados há muitos. E melhor: para aceder a cursos de boa qualidade, nem necessita de sair de casa. Por isso, não perca tempo e comece já a apostar na sua formação. Lembre-se que quanto mais e melhor preparado estiver, maiores serão as suas hipóteses de se destacar.
 
Veja também: