Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Elsa Santos
Elsa Santos
28 Mai, 2020 - 15:27

Formação online: potencialidades e vantagens deste formato

Elsa Santos

Como funciona, quais as suas potencialidades, vantagens e algumas plataformas. Saiba tudo sobre formação online.

mulher em casa no computador a ter formação online

A formação online, ou e-learning, tem vindo a ganhar adeptos e há muito que é uma tendência em crescimento, em Portugal e no mundo. Com a pandemia da COVID-19, institui-se como prática comum, adequada às circunstâncias e cumprindo os objetivos de quem procura desenvolver novas competências, sem sair de casa.

São muitas as plataformas e centros de formação com uma vasta oferta de cursos exclusivamente online, para profissionais ou interessados em diversas áreas que encontram no meio digital a solução ideal para se manterem atualizados, reciclar conhecimentos ou desenvolver novas competências.

Grátis ou a pagar, de curta ou de longa duração, não faltam opções que vão até às universidades mais conceituadas do mundo, como Harvard ou MIT.

Formação online: uma ferramenta contra a crise económica

A formação online é uma forma de colocar em prática a ideia de aprendizagem continuada, sendo, por isso mesmo, uma ferramenta essencial para a promoção do emprego. Profissionais com mais competências, têm mais facilidade em conseguir trabalho ou em evoluir na carreira.

São muitos os profissionais especializados que podem usufruir da formação online, em diversas áreas técnicas, como a gestão, o marketing, as artes gráficas ou a segurança e saúde no trabalho, entre muitas outras, com interesse em alargar ou diversificar os conhecimentos.

Muitas empresas nacionais já investem na formação online como forma de capacitar os seus trabalhadores para enfrentarem, de forma ágil e adequada, aos novos desafios da indústria, o que no contexto económico atual, é essencial.

O conhecimento nunca é demais e é a melhor forma de evoluir pessoal e profissionalmente. Assim, perceba quais as suas necessidades, interesses e objetivos e aposte numa formação online.

CURSOS ONLINE: NOVAS COMPETÊNCIAS, NOVAS OPORTUNIDADES

pessoas a ter formação online

Como funciona?

A formação online é uma tendência em crescimento que ganhou ainda mais adeptos durante o confinamento imposto pela pandemia do novo coronavírus.

Trata-se de uma estratégia de ensino-aprendizagem que tira partido das potencialidades do meio digital, ajustada às exigências do mercado atual.

Centros de formação, universidades e outras entidades competentes para o efeito, disponibilizam cursos online que permite aos formandos adquirir conhecimentos/competências em determinada matéria.

Os cursos são organizados numa plataforma na qual o utilizador se regista para ter acesso. Aí escolhe e acede ao conteúdo pretendido, em muitos casos de forma gratuita.

O curso pode ser constituído por videos, textos e testes, podendo ser complementado com outros materiais, consoante pagamento. É possível o contacto com o(s) formador(es) para esclarecimento de dúvidas e no final tem direito a um certificado de conclusão.

Potencialidades

A formação online é, desde logo, uma forma de tirar partido das plataformas digitais para transmitir/obter conhecimento.

Numa altura em que a esmagadora maioria das pessoas tem acesso à Internet e às mais diversas plataformas, conteúdos e formatos, aprender ao próprio ritmo e sem sair de casa impõe-se não só como uma forma de contornar as limitações impostas pela pandemia, mas, sobretudo, como a solução mais cómoda e imediata para suprir necessidades (ou curiosidades) de muitos profissionais, de forma cómoda, rápida e, nalguns casos, grátis.

vantagens da formação online e plataformas

Vantagens

Flexibilidade de Tempo

Muitos cursos online são feitos com a ajuda de um campus virtual ou de alguma plataforma online, à qual pode aceder durante o período da formação.

Desta forma, tem todo este tempo para assistir sem ter de condicionar a sua rotina profissional e pessoal para poder fazer um curso: é este que se adequa a si.

Flexibilidade de espaço

A internet e um dispositivo como computador (ideal) ou o smartphone é tudo o que precisa de ter à mão para aprender. Não importa se vai estar em casa, na praia, em viagem ou numa esplanada.

Uma formação online só requer que tenha acesso à plataforma e, consequentemente, aos conteúdos disponíveis. Ainda assim, é importante ter alguns detalhes em atenção, como o uso de auscultadores, para ouvir com clareza.

Atendimento personalizado

Uma das grandes vantagens de uma formação online é ter um espaço para falar diretamente com o formador. Isso pode acontecer através de mensagens, de agendamento para conversar com o mesmo ou até ir recebendo respostas à medida das suas dúvidas.

Isto torna qualquer curso online personalizado, promovendo a proximidade entre as partes, assim como a aplicação prática dos conhecimentos às suas necessidades.

Diversidade de opções

Estão à disposição as mais variadas áreas profissionais ou de interesse, por níveis, de acordo com a sua preparação, de curta ou longa duração.

A oferta online é superior à presencial e a escolha é, praticamente, ilimitada.

Custo

Através da internet, encontra desde cursos sobre plantas medicinais até licenciaturas ou pós-graduações. Considerando todos os fatores inerentes a uma formação, um curso online tem custos mais baixos.

Plataformas de cursos online gratuitos

Apresentamos-lhe algumas plataformas onde pode encontrar cursos online gratuitos.

OpenupEd

Uma iniciativa liderada pela Associação Europeia de Ensino a Distância (EADTU) que conta com o apoio da Comissão Europeia. Envolve universidades abertas em diversos países, como Portugal, França, Itália e Espanha, entre outros.

Os cursos são gratuitos e estão disponíveis em 12 línguas diferentes. As matérias vão da matemática à escrita, passando pela ficção e alterações climáticas. Quem concluir um destes cursos recebe um certificado de conclusão e um distintivo.

É ainda possível receber um diploma de fim de curso, cujo preço varia entre 25 e 400 euros, consoante a extensão do curso e a instituição.

Coursera

Trata-se de uma plataforma que realiza parcerias com universidades e instituições de ensino em todo o mundo para oferecer cursos online gratuitos. O Coursera disponibiliza centenas de ofertas nas mais variadas categorias e conta com 114 entidades parceiras, entre elas as universidades de Stanford, Princeton, Columbia e Yale. No geral, os cursos são gratuitos.

Apenas tem de se registar na plataforma, inscrever-se no curso e esperar que comece. Em alguns casos, para aceder a algum material terá de pagar. No final, pode pedir um certificado mediante pagamento de uma taxa.

A generalidade dos cursos são lecionados em inglês, mas é possível encontrar aulas traduzidas ou legendadas para outras línguas, como o Português.

EdX

É uma “iniciativa online sem fins lucrativos criada pelas universidades de Harvard e MIT”. No total, a EdX disponibiliza cerca de 1 500 cursos online, que incluem Biologia, Química, Ciências computacionais, Economia ou Finanças, acessíveis a qualquer pessoa, de diversas universidades reputadas à escala global, como a MIT, Harvard, Berkeley, entre outras.

Miríada X

A Miríada X é uma plataforma ibero-americana exclusivamente dedicada ao ensino superior em espanhol e em português. Uma vez concluído um curso, pode obter gratuitamente um certificado de participação. Pode ainda obter um certificado de conclusão, mediante pagamento da uma taxa de 40 euros.

Para tal, é necessário ter completado todos os módulos do curso e atividades obrigatórias incluídas. ISCTE-IUL, Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Porto são as três instituições de ensino superior portuguesas que representam Portugal nesta plataforma.

Para além destas, há muitas outras plataformas, nacionais e estrangeiras, com cursos online gratuitos ou que pode comprar, como: Udemy, Lynda ou Domestika, MIT OpenCourseWare, Open Yale Courses, entre outras.

Veja também