Catarina Reis
Catarina Reis
02 Nov, 2016 - 11:18
E-learning: vantagens e desvantagens do ensino à distância

E-learning: vantagens e desvantagens do ensino à distância

Catarina Reis

O que é o E-learning, quais as escolas onde pode estudar à distância, quais as vantagens e desvantagens.

O artigo continua após o anúncio

Deparados com falta de tempo para se deslocarem às escolas, universidades ou centros de formação onde existem os cursos que procuram, muitas pessoas optam pelo e-learning, isto é, pelo ensino à distância. Cada vez mais popular, permite-lhe frequentar cursos lecionados do outro lado do mundo. Dizemos-lhe tudo sobre esta modalidade de ensino.

E-learning – o ensino à distância

A sigla MOOC está na ordem do dia. Significa Massive Open Online Course e tal como o nome indica, é uma base de dados de cursos online que podem ser frequentados por qualquer pessoa, a partir de qualquer parte do mundo. Os cursos MOOC são o exemplo mais evidente da popularidade do e-learning, sobretudo porque universidades reputadas dos cinco continentes já oferecem formações gratuitas e à distância a todos os que as quiserem frequentar.

Como funciona?

O e-learning é uma modalidade de ensino à distância que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes tecnológicos de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculada através da internet.

Os cursos em e-learning podem combinar a apresentação de aulas em vídeo, a que o aluno assiste quando lhe é mais conveniente, com o envio de informações escritas. Apesar de os alunos poderem assistir às aulas e estudar ao seu ritmo e de acordo com os seus horários, geralmente são fixados prazos para entrega de trabalhos/projetos, para garantir que os alunos de um mesmo grupo ou turma não concluem o curso demasiado desfasados uns dos outros.

Quais as vantagens?

Os cursos em e-learning permitiram:

  1. Democratizar o acesso à educação;
  2. Reduzir custos;
  3. Aumentar a autonomia e independência do aprendiz;
  4. Contextualizar o ensino;
  5. Incentivar a educação permanente.
  6. Aplicar recursos tecnológicos e de multimédia para o enriquecimento da aprendizagem.

Quais as desvantagens?

A principal desvantagem apontada pelos utilizadores de cursos em e-learning é a falta de contacto direto com colegas e professores. Ainda que a maioria dos cursos online preveja a elaboração de trabalhos que são corrigidos pelos professores e/ou colegas, assim como fóruns de discussão e a possibilidade, inclusive, de ter algumas reuniões presenciais com os docentes, os alunos sentem falta de um acompanhamento presencial constante.

O artigo continua após o anúncio

Estudar em e-learning pode ser mais exigente do ponto de vista da capacidade de organização e auto-motivação, visto que o aluno gere autonomamente o seu estudo, os seus horários e o seu investimento no curso. Nem todas as pessoas conseguem estudar sem o auxílio de um estímulo externo (professor).

Onde encontrar cursos gratuitos em e-learning?

Uma das plataformas mais interessantes de e-learning é o Coursera. Tem ganho dimensão e popularidade devido à oferta formativa diversificada (Gestão, Finanças, Marketing Digital, Programação, Artes e Letras, Ciências, Saúde – virtualmente todas as áreas do saber estão representadas) e à elevada qualidade dos cursos, que são dados exclusivamente por universidades públicas e privadas de todo o mundo.

É preciso saber Inglês?

Não é obrigarório, pois como a plataforma MOOC tem cursos de universidades de todo o mundo, é possível encontrar cursos lecionados em Língua Portuguesa. Igualmente, encontra cursos em Inglês, Francês, Mandarim, Japonês, Espanhol… enfim, a oferta é vasta.

Qual a certificação obtida?

Todos os cursos conferem um certificado de frequência com indicação da nota final do curso. Há cursos e-learning que não conferem qualificação profissional, mas existem outros que lhe permitem, de facto, especializar-se em determinadas áreas do saber. Sem dúvida, uma oportunidade de desenvolvimento profissional à distância de um clique.

Veja também:

O artigo continua após o anúncio
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp