Inês Silva
Inês Silva
24 Abr, 2020 - 10:23

E-learning: conheça as vantagens e desvantagens do ensino à distância

Inês Silva

Saiba o que é o e-learning, onde pode encontrar opções para estudar à distância e quais as vantagens e desvantagens desta modalidade de ensino.

professora a dar aulas por e-learning

Se antes a falta de tempo para se deslocarem às escolas, universidades ou centros de formação era motivo para levar muitas pessoas a optar pelo e-learning, isto é, pelo ensino à distância.

Agora, face à situação de pandemia causada pelo novo coronavírus que trouxe a necessidade de evitar deslocações e aglomerados de pessoas, junta-se mais uma razão para escolher esta modalidade de ensino.

Ao longo do anos, esta forma de estudar, tem vindo a ganhar vários adeptos e popularidade, pois permite frequentar cursos lecionados do outro lado do mundo sem sair de casa. E, em tempos da COVID-19, é esta opção de ficar em casa que faz ganhar ainda mais força a escolha por esta modalidade de ensino. Continue a ler para saber mais!

E-LEARNING: APRENDER À DISTÂNCIA

jovem a ter aulas em e-learning

Já todos estamos familiarizados com a sigla MOOC, significa Massive Open Online Course e tal como o nome indica, é uma base de dados de cursos online que podem ser frequentados por qualquer pessoa, a partir de qualquer parte do mundo.

Os cursos MOOC são o exemplo mais evidente da popularidade do e-learning, sobretudo porque universidades reputadas dos cinco continentes já oferecem formações gratuitas e à distância a todos os que as quiserem frequentar.

Como funciona?

O e-learning é uma modalidade de ensino à distância que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados. Estes são apresentados em diferentes suportes tecnológicos de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados através da Internet.

Estes cursos podem combinar a apresentação de aulas em vídeo, às quais o aluno assiste quando lhe é mais conveniente, com o envio de informações escritas.

Apesar de os alunos poderem assistir às aulas, estudar ao seu ritmo e de acordo com os seus horários, geralmente são fixados prazos para entrega de trabalhos/projetos, para garantir que os alunos de um mesmo grupo ou turma não concluem o curso demasiado desfasados uns dos outros.

Quais as vantagens?

Os cursos em e-learning permitiram:

  1. Democratizar o acesso à educação;
  2. Reduzir custos;
  3. Aumentar a autonomia e independência do aluno;
  4. Contextualizar o ensino;
  5. Incentivar a educação permanente.
  6. Aplicar recursos tecnológicos e de multimédia para o enriquecimento da aprendizagem.

Quais as desvantagens?

A principal desvantagem apontada pelos utilizadores deste tipo de cursos é a falta de contacto direto com colegas e professores.

Ainda que a maioria dos cursos online preveja a elaboração de trabalhos que são corrigidos pelos professores e/ou colegas, assim como fóruns de discussão e a possibilidade, inclusive, de ter algumas reuniões presenciais com os docentes, os alunos sentem falta de um acompanhamento presencial constante.

Estudar nesta modalidade de ensino pode ser mais exigente do ponto de vista da capacidade de organização e auto-motivação, visto que o aluno gere autonomamente o seu estudo, os seus horários e o seu investimento no curso.

Nem todas as pessoas conseguem estudar sem o auxílio de um estímulo externo, neste caso, a presença de um professor.

ONDE ENCONTRAR CURSOS GRATUITOS EM E-LEARNING?

MOOC List

A MOOC List agrega numa lista cursos gratuitos, acessíveis a qualquer pessoa e disponibilizados “pelas melhores universidades do mundo”.

Não é obrigatório que saiba inglês pois pode selecionar cursos lecionados em Portugal ou em português e pode ainda pesquisar por categorias, universidades e tipos de certificados. Enfim, a oferta é vasta.

Coursera

Uma das plataformas mais interessantes é o Coursera. Tem ganho dimensão e popularidade devido à oferta formativa diversificada (Gestão, Finanças, Marketing Digital, Programação, Artes e Letras, Ciências, Saúde, virtualmente todas as áreas do saber estão representadas).

Também a elevada qualidade dos cursos, que são dados exclusivamente por universidades públicas e privadas de todo o mundo, é motivo de reconhecimento.

OpenupEd

A plataforma OpenupEd é um projeto da Comissão Europeia e disponibiliza mais de 40 cursos gratuitos, em 12 línguas.

EdX

A EdX é uma plataforma criada pelas universidades de Harvard e MIT e os temas dos cursos incluem Biologia, Química, Ciências Computacionais, Economia ou Finanças. A maioria dos cursos é gratuita.

Universidade Aberta

A Universidade Aberta (Uab), fundada em 1988, é a única instituição de ensino superior público à distância em Portugal.

São utilizadas “nas suas atividades de ensino, as mais avançadas metodologias e tecnologias de ensino a distância orientadas para a educação sem fronteiras geográficas nem barreiras físicas, e dando especial enfoque à expansão da língua e da cultura portuguesas no espaço da lusofonia (comunidades migrantes e países de língua oficial portuguesa)”.

A instituição disponibiliza, na modalidade de e-learning, formação superior, desde cursos de licenciaturas, mestrados a doutoramentos e, ainda, cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida.

Qual a certificação obtida?

Todos os cursos conferem um certificado de frequência com indicação da nota final do curso. Há cursos e-learning que não conferem qualificação profissional, mas existem outros que lhe permitem, de facto, especializar-se em determinadas áreas do saber.

Sem dúvida, uma oportunidade de desenvolvimento profissional à distância de um clique que não deve desperdiçar.

Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins. Neste projeto, contamos com a parceria da Fidelidade e da Multicare. Saiba mais sobre a parceria.