5 ideias para a decoração de batizado

Planear com cuidado a decoração da festa de batizado é um dos elementos fundamentais para garantir que o dia corra na perfeição: veja as nossas ideias.

5 ideias para a decoração de batizado
Elementos fundamentais na festa dos mais pequenos

A decoração de batizado é quase tão importante como a própria cerimónia religiosa, pois acaba por coroar e complementar este momento importante. Para os pais, oferecer um dia e uma festa inesquecíveis, tanto para o bebé ou criança, como para todos os convidados é um objetivo essencial.


Decoração de batizado: ideias para uma festa em tons de sonho

A decoração é sem dúvida importante para que a festa tenha o impacto desejado e para que o local de celebração seja atrativo e confortável. O primeiro passo para que isso aconteça é decidir qual a temática a explorar em termos de elementos decorativos. No caso dos batizados, os temas mais adequados devem estar relacionados com os anjos, os santos, o céu e as estrelas.

Em segundo lugar, é importante decidir a paleta de cores a utilizar: o rosa para as meninas e o azul para os meninos são um clássico que fica sempre bem. No entanto, podem ser escolhidos o branco, o prata ou o dourado, os resultados são igualmente eficazes. O objetivo é que se consiga criar uma atmosfera mais ou menos infantil (dependendo da idade da criança), mas que garanta um ambiente de tranquilidade, paz e sonho.

Independentemente das decisões tomadas quanto ao tema e às cores, há elementos decorativos que não devem faltar e alguns podem ser até elaborados por si com alguma facilidade. Veja as nossas 5 sugestões de elementos que não podem faltar na decoração de batizado:



1. Bolas de papel

As bolas de papel são um elemento muito fácil de fazer e com resultados muito agradáveis, pois podem ser feitas de vários materiais a assumir diversas cores. Além disso, também podem ser usadas de várias formas: quer penduradas, quer pousadas em mesas ou jarras.


batizado


2.  Formas para cupcakes e brigadeiros

Seguindo um tema geral, as formas para cupcakes e brigadeiros são extremamente agradáveis pois conferem uniformidade à decoração de batizado. Podem ser elaboradas em papel da cor pretendida, com outras aplicações decorativas, e garantem um resultado surpreendente.

Os cupcakes e brigadeiros envoltos nestas formas podem ser empilhados em expositores com tabuleiros de vários tamanhos e vários níveis.
 


3. Etiquetas verticais

Nos batizados, é comum fazerem-se alguns doces que, embora possam ter um aspeto delicioso, não se sabe só pela aparência de que são feitos. Assim, colocar-lhes uns palitos com um cartão identificativo (por ex. bolinhos de coco, bolachas de manteiga, biscoitos de laranja) pode ser extremamente útil e muito atraente, especialmente se seguirem o mesmo modelo de decoração usado nos restantes elementos da festa.
 


4. Quadros e fotografias

Os quadros com motivos relativos ao tema escolhido (anjos, nuvens, laços, estrelas) podem ser facilmente produzidos e dão um toque muito elegante às paredes da festa. Podem ser complementados ou combinados com fotografias tanto do bebé como da família. Neste ponto, podem também ser feitos quadros com o nome da criança para que a transforme verdadeiramente no centro de atenções da festa.


batizado 2


5. Velas

As velas são indissociáveis das celebrações religiosas, muito particularmente dos batismos. São um elemento também muito versátil pois podem ser usadas velas flutuantes - unindo o elemento do fogo ao da água -, velas tradicionais em castiçais, ou mesmo velas maiores dentro de jarras. As possibilidades são imensas, mas são, sem dúvida, um elemento fundamental na decoração do batizado.

Há várias pequenas empresas, quase artesanais, que produzem todo o tema necessário para decoração de batizado. Garantem a uniformidade de todos os elementos, enquanto o ar artesanal lhes confere elegância e sofisticação. Seguem algumas sugestões: Veja também: