8 Despesas que as mulheres devem planear

Planear as despesas para não ser apanhada desprevenida é algo que ouvimos desde muito novas. Mas quais são as despesas que as mulheres devem cuidar?

8 Despesas que as mulheres devem planear
Prepare-se para estes imprevistos

Planear as despesas mensais é algo a que a grande maioria das mulheres está habituada mas, quando se trata de imprevistos ou planos a longo ou médio prazo, sabe para o que deve estar preparada? É possível que sim mas, na loucura do dia a dia, com tanto o que gerir, muitas vezes com um orçamento reduzido, pode esquecer-se destas despesas que, mais dia menos dia, vão surgir. 
 

8 Despesas que deve começar hoje a planear 

1. Desemprego

Hoje em dia, ninguém tem segurança no trabalho. Se por qualquer razão for demitida, a empresa fechar ou o trabalho diminuir e se encontrar numa situação de desemprego, tem como viver durante alguns meses? É importante não contar apenas apenas com o subsídio de desemprego porque podem acontecer duas coisas: não ter direito ao subsídio ou ter que esperar muitos meses até receber o primeiro pagamento (6 meses ou mais).
 


2. Divórcio

Quando alguém se casa, a hipótese de separação está muito longe do pensamento mas, a verdade, é que pode acontecer até a quem menos espera, como casais que estão juntos há décadas. Agora tudo muda, especialmente no caso das mulheres que foram mães a tempo inteiro. Mesmo as restantes, podem encontrar-se numa situação em que sozinhas não podem pagar todas as despesas da actual ou não casa.

 

3. Ser mãe

Já aqui falamos de como poupar para ter um filho e voltamos a lembrar. Com a chegada de um bebé, tudo muda, a começar nas despesas a planear. Entre cuidados redobrados com a alimentação, consultas, exames e roupas novas, ainda o bebé não chegou e já foi precisa muita ginástica orçamental. Depois é preciso preparar o quarto do bebé, comprar o carrinho, roupas, biberões, fraldas, leite, papas, consultas de pediatria e as despesas nunca mais acabam até… sempre!

 

4. Avaria do carro

Pois é, custos com o carro é daquelas despesas que as mulheres podem esquecer de planear mas, no que aos automóveis diz respeito, há um sem-número de imprevistos que podem acontecer. Pneus furados, baterias que morrem sem aviso, uma porta raspada, o rádio avariado, a embraiagem que colou ou a junta da culaça que queimou que, enfim, é uma lista quase interminável. Já para não falar das despesas obrigatórias com revisões, manutenção, imposto de selo ou troca de pneus.

 

5. Saúde

Especialmente no que à prevenção diz respeito, esta é um dos gastos que deve entrar nos planos de despesas das mulheres. Ainda que no nosso país, o serviços de saúde públicos sejam acessíveis a todos, pode ser necessário recorrer a consultas ou tratamentos com especialistas privados para os quais é imprescindível estar preparada. Estamos a lembrar-nos de consultas e próteses dentárias, tratamentos de fisioterapia ou osteopatia, ginecologia entre outras especialidades.

 

6. Impostos

É daquelas despesas que ninguém se lembra de planear mas que toca a todos! Imposto Municipal sobre Imóveis, Imposto Único de Circulação, Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares ou das Pessoas Coletivas, se tem uma empresa, contribuições à Segurança Social ou Imposto sobre o Valor Acrescentado no caso de profissionais em regime de freelancer, são alguns dos impostos que podem lhe podem bater à porta. Convém estar preparada!

 

7. Formação

Seja porque decidiu fazer a tão sonhada licenciatura, vai completar a sua com um mestrado, decidiu fazer uma especialização, vai refrescar conhecimentos com um workshop, precisa investir em livros técnicos ou quer fazer aquele curso de culinária de que todos falam, reservar algum dinheiro para apostar na sua educação é algo absolutamente fundamental.

 

8. Cuidados consigo

Planear as despesas não tem que ser apenas por obrigações! Faça uma poupança para a sua viagem de sonho, para comprar um vestido bonito para um casamento ou só porque sim, para tratamentos de beleza como uma boa massagem, depilação definitiva ou drenagens linfáticas periódicas.



Veja também: