Dicas de organização pessoal

Com estas dicas de organização pessoal ganha tempo para fazer tudo o que precisa e ainda lhe sobram horas! Só tem que as pôr em prática.

Dicas de organização pessoal
Mais organização, mais qualidade de vida.

Com estas dicas de organização pessoal, o seu dia até parece que cresce! Acreditamos que do caos não vem nada de bom e que, mais dia, menos dia, a sua falta de organização diária vai refletir-se no seu trabalho, na sua relação com os outros e no seu bem estar. O simples facto de não ter o seu roupeiro arrumado, vai atrasá-lo na hora de sair de casa. E este é só um pequeno exemplo. Toma nota destas dicas de organização pessoal, concentre-se, coloque-as em prática e seja mais feliz!
 

7 Dicas de organização pessoal

 

1. Acorde mais cedo

Se vive sem tempo para fazer tudo o que precisa, acorde uma hora mais cedo. De manhã é que começa o dia e, nas primeiras horas da manhã, quando a casa está quieta, todos dormem e os telemóveis não tocam, a produtividade é maior. Não só produz mais e melhor, como ganha tempo para, ao final do dia, estar com quem mais ama.
 

2. Arrume

Se decidiu mudar a sua vida e tornar-se uma pessoa mais organizada, comece por limpar e arrumar a sua casa e local de trabalho. Livre-se de tudo o que é supérfluo que o está a impedir de se concentrar no que é importante. Assim, doe ou deite fora roupa que não usa, papéis rabiscados, canetas que não escrevem, música que nunca ouviu e por aí fora. Organize todos os seus papéis, faturas e documentos e defina um local para cada coisa. Para isto, precisa de várias caixas, pastas de arquivo e gavetas.
 

3. Planeie

No final de cada dia, tire dez minutos para organizar o seguinte. Isto é essencial. Não adianta escrever uma lista de tarefas! Tenha um cronograma, dividido por horas e registe em cada uma delas o que vai fazer. De outro modo, vai planear mais do que aquilo que é possível fazer e isso é meio caminho para se sentir assoberbado e retomar a desorganização. Comece sempre pelas tarefas mais urgentes.
 

4. Registe

Tenha ou não um dia muito ocupado, anote numa agenda todos os seus compromissos para que nunca mais falte a nenhum ou duplique agendamentos. Além disso, tenha sempre um pequeno bloco consigo para anotar ideias, pensamentos, dicas práticas, coisas a fazer, um restaurante a conhecer, uma receita para experimentar ou um país a visitar.
 

5. (Des)Procrastinar

Ninguém pode trabalhar oito horas seguidas sem parar. Ou, pelo menos, não deve. Por isso, defina pequenos períodos, ao longo do dia, para parar e descontrair. Tome um café, coma uma fruta, leia um artigo mas, depois, volte ao trabalho. Pesquisa sobre a técnica Pomodoro, que recomenda uma pausa  de 3 a 5 minutos a cada 25 minutos, e coloque-a em prática.
 

6. Faça agora

Não acumule! Seja e-mails por ler na sua caixa de entrada, roupa para passar a ferro ou pequenas coisas para fazer depois. Porque o depois nunca mais chega! Se pode fazer agora, faça! Está a apanhar a roupa do estendal, dobre e arrume logo. Acredite, é uma das dicas de organização pessoal que faz toda a diferença!
 

7. Descanse

Dormir é indispensável. Perceba o número de horas que o seu corpo precisa para descansar e recarregar energias e faça-lhe a vontade. Porém, agora faça diferente, deite-se cedo para acordar mais cedo e aproveitar as horas mais calmas e produtivas da manhã.
 
Estas dicas de organização pessoal não são uma das coisas para fazer depois! Para resultar tem que as colocar em prática e nenhum momento é melhor do que... agora!
 
Veja também: