Dicas para decorar quartos pequenos

Decorar um quarto pequeno é mais fácil do que parece. Bastam alguns truques para o espaço parecer muito maior.

Dicas para decorar quartos pequenos
10 sugestões infalíveis.

Decorar um quarto pequeno acaba por ser mais simples do que espaços maiores em que sobra espaço. Nos quartos pequenos tudo tem que ser pensado com mais detalhe para otimizar o espaço da melhor forma, por isso, não há grande margem para erro. As nossas dez dicas vão ajudar a conseguir um quarto acolhedor e confortável.
 

10 Dicas para decorar quartos pequenos

 
1. Opte por cores claras para as paredes, móveis e têxteis. Paredes brancas fazem toda a diferença mas os móveis podem ser em madeira de tom claro e os têxteis em tons pastel. Os tons claros abrem os espaços.
 
2. Os espelhos aumentam as divisões de forma imediata, especialmente, se colocados nas portas dos roupeiros. Assim, ganha espaço na parede colocar molduras ou para as deixar livres para o quarto.
 
3. Procure mobiliário otimizado para espaços pequenos, como camas com grandes gavetões ou espaços de arrumação debaixo do colchão. Desta forma, não precisa de tantos móveis que vão roubar espaço e dificultar a circulação.

decorar quartos pequenos
 
4. Num quarto pequeno o espaço tem que ser otimizado ao máximo, por isso, prefira móveis com portas de correr. Se não tem espaço suficiente para abrir as portas completamente já sabe que isso vai resultar em armários desarrumados.
 
5. Se as paredes do quarto tiverem espessura suficiente, use-as para fazer nichos e assim ganhar espaço para arrumação ou para decorar. Pode pintar esses recantos com uma cor garrida para dar um toque de cor ao quarto.
 
6. Se não vive sem televisão no quarto, prefira um modelo plano e coloque-a fixa na parede. Assim, dispensa um móvel para colocar a televisão ou pode utilizar esse espaço para colocar um vaso com flores, os seus livros ou um cesto com os seus produtos de beleza.

truques para decorar quartos pequenos
 
7. Ao decorar um quarto pequeno, tem que dar especial atenção à organização. Invista em caixas, prateleiras extra e cestos para que tudo tenho o seu lugar e não acabe com o quarto numa grande desarrumação.
 
8. Em vez de mesinhas de cabeceira, prefira uma prateleira que pode colocar ao lado ou mesmo por cima da cama. Não precisa abdicar o candeeiro de mesa: opte por um na parede. O mesmo vale para as cómodas: coloque prateleiras a toda a largura da parede e use caixas ou cestos para arrumação.
 
9. Papel vegetal com linhas verticais ou horizontais dá a sensação de que o quarto é maior tornando o espaço mais amplo. Em vez de papel de parede, pode fazer as riscas com tinta.
 
10. Nos quartos das crianças, que precisam de uma zona de estudo e brincadeira, coloque a cama elevada e ganhe espaço por baixo para colocar uma secretária. Para decorar quartos pequenos, mobiliário feito à medida é a melhor solução.
 
Veja também: