Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
12 Dez, 2018 - 15:01

Como decorar quartos pequenos para que pareçam maiores

Helena Peixoto

Decorar quartos pequenos não é tão difícil quanto imagina, tampouco tem de ser uma dor de cabeça. Confira as nossas dicas e transforme o quarto aí de casa.

Como decorar quartos pequenos para que pareçam maiores

Com as áreas das casas hoje em dia, que vão encurtando cada vez mais, saber como decorar quartos pequenos torna-se quase um imperativo. E a verdade é que a dimensão das divisões diminui, mas a quantidade de coisas a organizar nas mesmas mantém-se ou, pior, aumenta, especialmente no caso dos quartos dos miúdos.

Mas, não tem de ganhar enxaquecas à custa deste tema. Com as nossas dicas e sugestões, vai conseguir um resultado bonito, clean, organizado e com a sensação de que o quarto até é maior.

11 dicas super valiosas na hora de decorar quartos pequenos

Saber decorar quartos pequenos de forma correta não só ajuda a tornar o espaço agradável e aconchegante, como é uma forma de mostrar a personalidade de quem nele habita e ainda pode ajudar a ganhar espaço.

1. Aposte nas cores mais claras

Pode parecer muito óbvio mas na prática as pessoas acabam por esquecer esta regra! As cores mais escuras tornam os espaços mais pequenos e confinados. Prefira brancos, beges, cores pastel e tons bebés para aumentar virtualmente a dimensão dos quartos.

E não desanime por achar que já não vai conseguir decorar de acordo com o seu gosto que foge para tons mais escuros – pode usar estas cores em pormenores decorativos ou até numa das paredes, por exemplo. Além disso, ao utilizar almofadas estampadas e outros objetos coloridos, consegue dar um ar descontraído sem perder a sensação de amplitude causada pelas cores claras.

2. Cama com arrumação

Este é outro dos indispensáveis a ter em conta na hora de decorar quartos pequenos: arrumação na cama! Todo o espaço que conseguir aproveitar é mais que valioso e o espaço por baixo da cama é geralmente um espaço desperdiçado e ‘vazio’.

Camas com gavetas em baixo garantem um bom espaço extra para guardar variadíssimos itens, como têxteis e almofadas de cama. Além disso, pode ainda aplicar prateleiras na zona de cabeceira para uma organização extra.

3. Camas beliche

Se tem mais do que um pequenino(a) lá por casa mas só tem um quarto para ambos (e pequeno), nós damos uma grande ajuda: utilize beliches! Ao fazer isto está a otimizar espaço em altura e a ganhar área útil para os miúdos brincarem e para arrumar outras coisas – já para não referir que geralmente eles adoram este tipo de solução. Difícil será definir quem fica na cama de cima!

 

4. Móveis multifuncionais

Se procura soluções mais diferenciadoras para decorar quartos pequenos, experimente aposta em mobília modular e multifuncional. Uma cómoda que se transforma em secretária, uma cama que rebate e fica transformada em prateleiras na parede ou uma mesinha de apoio que se transforma em cómoda são apenas alguns exemplos daquilo que existe no mercado hoje em dia.

5. Aproveite a área das paredes

As paredes não servem apenas para colocar quadros e fotografias! E no caso de saber como decorar quartos pequenos isso não é exceção. Escolha umas prateleiras bem bonitas, ao seu estilo, combine com umas molduras e coloque aí as carteiras e alguns sapatos, por exemplo.

Outra forma de rentabilizar a área das paredes passa por aplicar cabides de parede, onde pode colocar itens do dia a dia e manter tudo mais organizado. Se não passa sem televisão no quarto, aqui está outro item que pode (e deve) ser fixado à parede utilizando um acessório próprio para o efeito.

 

6. Fotografias e quadros

Pode parecer um contra senso, mas a utilização de fotos e quadros na parede é uma excelente manobra de como decorar quartos pequenos sem que fiquem ainda mais pequenos. Evite molduras pousadas a ocupar espaço útil e remeta tudo para a parede.

7. Espelhos? Sim!

Novamente uma dica que não é completa novidade, mas que é extremamente útil na hora de saber como decorar quartos pequenos: para ter a sensação de um quarto mais amplo, pode aplicar espelhos nas portas do armário, nas paredes ou até na zona da cabeceira da cama (não deve utilizar em todos os locais em simultâneo).

 

8. Menos é mais

Seja realista. Se tem um quarto pequeno, não vai conseguir replicar aquela decoração que viu num exemplo reproduzido num quarto o dobro do tamanho… Limite-se ao mobiliário essencial e necessário e evite preencher demasiado o espaço – só vai parecer mais e mais pequeno.

9. Meça tudo

Não se esqueça esta dica para não errar a decorar quartos pequenos: meça tudo! Medir é fundamental para conseguir ter uma ideia precisa te como dispor o mobiliário e que peças incluir na decoração.

8 produtos Ikea perfeitos para espaços pequenos
Veja também 8 produtos Ikea perfeitos para espaços pequenos

10. Arrumação suspensa

Esta dica é, geralmente, muito útil para o quarto da pequenada: use os acessórios que existem hoje em dia para arrumação suspensa! Além de super giros e estéticos, são muito fáceis de aplicar (penduram-se ao teto) e imensamente práticos – no final do dia é só ‘atirar’ para lá toda a bonecada e o quarto fica arrumado num instante!

Também pode apostar em arrumação junto ao teto, que vai dar a sensação de amplitude ao espaço.

 

11. Pesquise mais e mais

Ninguém nasce ensinado… E se pensa que os grandes decoradores fazem aqueles brilharetes com ideias apenas de cabeça, está bem enganado…por trás de todo aquele glamour está muito trabalho de pesquisa e de planeamento!

E no seu caso não pode ser diferente. Procure ideias na internet, e tenha sempre em atenção a dimensão dos exemplos que procura: devem ser adaptados à sua realidade. Mediante o que vê e o que gostar, certifique-se das suas medidas e garanta que no seu espaço vai ficar um trabalho interessante.

Veja também