Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
18 Jan, 2019 - 11:30

11 boas ideias para decorar apartamentos pequenos

Helena Peixoto

Estas ideias para decorar apartamentos pequenos são fáceis de implementar, acessíveis e transformadoras ao ponto de tornar as casas maiores!

ideias para decorar apartamentos pequenos

O seu bolso só deu para comprar um lar de 70 metros quadrados? Na hora de o transformar no seu ninho não desespere, são muitas as ideias para decorar apartamentos pequenos que pode utilizar e experimentar para conseguir um resultado final cheio de pinta e classe.

Se é verdade que não vai conseguir aumentar o número efetivo de metros quadrados da sua casa, também é verdade que há várias maneiras de fazer parecer que tem o dobro da área e de transformar a sua casa num espaço bem confortável, amplo, espaçoso e agradável. Vamos descobri-las?

Ideias para decorar apartamentos pequenos: tudo o que precisa saber

1. Cores claras

Não é novidade para ninguém, mas nunca é demais reforçar! Se a sua casa não tem imensos metros quadrados, aposte em cores maioritariamente claras na sua decoração. Brancos, beges, cremes, pastel… Isto não significa que não possa ter um apontamento ou outro de uma cor mais escura ou forte, mas, regra geral, opte por estas que fazem criar a ilusão de divisórias maiores.

2. Espelhos

A utilização de espelhos é outra das boas e acessíveis ideias para decorar apartamentos pequenos: além de serem super úteis no dia a dia, criam o efeito de amplitude e de espaços maiores. Tenha um de corpo inteiro no quarto, um por cima do aparador da sala e outro ainda no corredor, por exemplo.

3. Aproveite a luz natural da casa

Há que tirar partido das condições naturais da sua casa – a iluminação natural é uma delas! Estude a sua orientação solar e decore-a e coloque o mobiliário em função disso: será uma vantagem, por exemplo, colocar o sofá da sala num dos pontos da sala onde houver maior número de horas com sol.

4. Menos mobiliário

Menos é mais, já se sabe; no caso de apartamentos pequenos ainda mais se impõe esta questão! Tente fazer um estudo preciso do número mínimo de móveis que precisa para sua casa. Tente não comprar mobiliário em demasia, caso contrário vai ficar com uma casa apinhada e confusa.

5. Mobiliário modular

É uma tendência cada vez mais crescente (e não é só para casas pequenas!) e uma das grandes ideias para decorar apartamentos pequenos: aposte em mobiliário modular e multifuncional! Uma cama que se transforma em secretária; uma mesa de centro que depois vira mesa e bancos… Estas peças são muito úteis e apesar de serem um pouco mais caras do que as peças mais standard, a longo prazo vão acabar por compensar!

6. Espaços amplos e abertos

Se a casa é sua – ou seja, se a comprou – equacione eliminar uma ou outra parede lá de casa. Sempre mediante aconselhamento profissional, claro! Mas de facto, uma das ideias para decorar apartamentos pequenos que resulta num grande impacto final é mesmo a eliminação das barreiras físicas que separam as divisórias. Equacione um open space entre a sala de estar e jantar e cozinha, por exemplo.

7. Portas de correr ou fole

Uma outra forma de poupar bastante espaço numa casa é através da utilização de portas de correr ou de fole em vez das portas tradicionais. Até porque isto vai permitir apostar em mobiliário um pouco maior, dado que não precisa de tantos centímetros em volta da zona da porta – ela não vai rodar, apenas deslizar de dentro para fora.

8. Acessórios de arrumação e decoração

Acredite: não é preciso apostar em móveis enormes e muito caros para conseguir um ambiente decorativo bem agradável e apelativo. É por isto que apostar em acessórios de arrumação e decoração é outras das grandes ideias para decorar apartamentos pequenos: cestos, cestinhos, caixas e outros acessórios que permitam organizar tudo lá por casa vão dar sempre uma grande ajuda.

9. Aproveitamento de paredes

Quando a área útil não é a maior de todas, há que inovar e desconstruir algumas ideias. Se pensar na quantidade de paredes que tem lá por casa, chega à conclusão que são imensas, certo?

Por mais pequenas que sejam as áreas, todas as casas têm paredes e nelas existe todo um potencial de decoração. Aplique molduras, prateleiras, móveis pequenos, um jardim vertical ou outra ideia de decoração – preencha as paredes e torne a sua casa mais especial!

10. Decoração suspensa

Uma forma bem inteligente de decorar uma casa de pequenas dimensões sem que perca espaço útil e conseguindo na mesma dar-lhe aquele toque especial, é através da decoração suspensa. E o que pode aplicar nesta técnica? Tudo, basicamente. Frasquinhos vintage, floreiras, plantas ao seu gosto ou, até, prateleiras em ‘forma de baloiço’… Experimente.

11. Não desista do seu estilo

Uma das mais importantes ideias para decorar apartamentos pequenos: não desista do seu estilo e dos seus gostos só porque a casa é mais pequenina! Seja qual for a sua ideia e sua inspiração, há sempre uma forma de dar a volta e de adaptar à casa e ao espaço em questão. Se vir que está com mais dificuldade, peça ajuda a um profissional, não há nenhum mal nisso.

Veja também