Helena Peixoto
Helena Peixoto
17 Jan, 2019 - 12:13
Decorar paredes sem gastar uma fortuna: 15 dicas de mestre

Decorar paredes sem gastar uma fortuna: 15 dicas de mestre

Helena Peixoto

Anda a pensar como decorar paredes lá em casa, mas até agora não lhe surgiu nenhuma ideia verdadeiramente animadora? Inspire-se neste artigo!

O artigo continua após o anúncio

Quando folheia uma revista de decoração ou visita páginas de interiores na internet fica sempre a pensar: porque é que eu não pensei nisto na hora de saber como decorar paredes? Não se preocupe; afinal nem todos temos de ter o ‘dom’ de olhar para uma tela em branco e visualizar a obra de arte finalizada.

Temos a certeza que com um empurrãozinho nosso vai conseguir tão bons ou ainda melhores (ou mais originais) resultados do que pensava. Espreite as nossas sugestões e saiba como tornar as suas paredes locais únicos, originais e cheios de estilo!

15 ideias para saber como decorar paredes dignas de um especialista

Decoração de paredes: 7 ideias criativas

1. Imitação de pedra

Acredite. Experimente esta opção para decorar uma parede lá de casa. Forre-a com azulejo a imitar pedra e consiga um estilo rústico mas contemporâneo ao mesmo tempo. Existem opções mais claras ou escuras e com mais ou menos manchas. Veja exemplos

2. Molduras e mais molduras

Não tenha medo de arriscar nesta forma de como decorar paredes. Misture cores, tamanhos, estilos, texturas… Vale tudo e acredite que é assim que vai conseguir um resultado explosivo e fantástico! Escolha fotografias de todos que lhe são queridos e vá completando ao longo dos anos.

3. Prateleiras e quadros

Uma outra forma original e bem acessível de decorar uma parede será recorrendo a uma mistura de prateleiras, quadros e molduras. Depois, é só decorá-las com livros, pequenos itens de decoração e umas velas. Fica impecável!

 

4. Trípticos

Esta opção é especialmente feliz para espaços mais sociais e as opções são quase infinitas! Seja com motivos mais etéreos, paisagens naturais ou fotos de cidades cosmopolitas, são muitos os tamanhos e temas disponíveis. Veja exemplos

 

5. Papel de parede

O papel de parede, quando bem escolhido, nunca sai de moda. E se o aplicar apenas numa das paredes, não se torna cansativo. Explore as possibilidades e aplique-o numa das paredes da sala de jantar, por exemplo.

6. Stencil

Se tem algum jeito com as mãos, porque não experimentar decorar a parede com uns stencils? Só precisa do molde, tinta da sua preferência e um pincel. Depois, é só aplicar os padrões e intensidade que mais gostar! Pode até combinar mais do que uma cor.

O artigo continua após o anúncio

7. Vinil

O vinil também está bastante na moda e é uma opção bem versátil. Paisagens, murais, elementos mais pequenos decorativos….há todo um mar de possibilidades para decorar a sua parede com este material. Inspire-se aqui

8. Cordas e molas

Faça da sua parede um verdadeiro estendal de fotografia. Coloque cordas paralelas de uma ponta à outra e aplique molas ao seu gosto. Depois, é só ‘estender’ as fotografias. Além de super bonito, esta sugestão tem a vantagem de ser bem fácil ir mudando as fotografias.

9. Pratos e travessas

Se gosta de misturar uma decoração mais moderna com toques clássicos e tradicionais, esta opção de como decorar paredes vai agradar-lhe de certeza: sabe aquelas travessas e pratos que tem guardados porque são ‘bons demais para usar’, mas também não sabe o que lhes fazer? Decore uma parede com eles! Existem suportes próprios para o efeito e a parede vai ficar bem original.

 

10. Parede de relógios

Esta ideia fica simplesmente fenomenal. Vá comprando relógios. Grandes, pequenos, clássicos, modernos, pretos, brancos, coloridos… E, depois, fixe-os a todos na mesma parede. Vai ficar um quadro vivo tão maravilhoso! Se quiser tornar a coisa ainda mais complexa, indique em alguns deles fusos horários de diferentes países.

 

11. Cortiça

Se procura saber como decorar paredes e conseguir, ao mesmo tempo, um bom efeito térmico e acústico, não há dúvida: cortiça! Além de ser um material barato, consegue isolar o som muito bem, pelo que é uma excelente opção para quartos da música, brincadeira ou escritórios.

 

12. Frases inspiradoras

Excelente para uma parede de corredor, por exemplo: existem imensos sites que vendem autocolantes de frases inspiradores, poemas, regras da casa…e os tipos de letra e cores são infinitos, é só escolher! Veja exemplos

13. Vasos e frascos

Gosta de decorações com elementos naturais (ou artificiais mas verdes)? Então, aposte numa parede com vasos e frascos de vidro e coloque dentro de cada um as plantas que mais gosta! E não tenha medo de misturar materiais e cores. O efeito vai ser em grande!

14. Luzes LED

E que tal apostar numa espécie de cortina de luzes LED para um das paredes lá de casa? Pode parecer estranho, mas vai ver que o resultado final o vai surpreender. Super fácil de implementar e bem acessível (hoje em dia é possível comprar correntes de LED a preços bens simpáticos).

O artigo continua após o anúncio

Coloque esta cortina no topo da parede e vá fazendo linhas paralelas até meio, por exemplo. Ligue e voilà!

 

15. Tinta de lousa

Já imaginou ter uma parede completa, ou quase completa, de material tipo lousa? Desta forma, não só consegue uma forma bem original de como decorar paredes como também pode dar liberdade à criatividade e imaginação. Se houver pequenos artistas lá por casa, melhor ainda!

 

Veja também