Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
28 Jun, 2018 - 14:26

11 ideias e truques de arrumação para cozinha pequena

Teresa Campos

A arrumação para cozinha pequena nem sempre é um tema fácil, mas trazemos-lhe 11 ideias que certamente vão simplificar e muito a sua vida.

cozinha pequena arrumada

Quando falamos em arrumação para cozinha pequena, muitos acharão que se trata de uma missão impossível. Mas olhe que não… Como em tudo, a organização é o principal caminho, mas para tal há que tirar o melhor partido de uma série de produtos que existem no mercado e auxiliam bastante neste processo de pôr a cozinha em ordem.

Confira as nossas 11 ideias e fique a saber o que já existe em matéria de arrumação para cozinha pequena.

Ideias de arrumação para cozinha pequena

Organize as gavetas

Um dos principais truques é organizar o interior das gavetas, de forma a garantir que tira o máximo partido do seu espaço de arrumação. Aposte em organizadores de gavetas com divisórias e ganhe mais arrumação, para além de se tornar mais simples encontrar tudo aquilo que procura.

Planifique o espaço

Dedique uma parede da sua cozinha ao essencial, desde os eletrodomésticos aos armários para arrumação. Assim, ao concentrar tudo no mesmo plano, a cozinha tornar-se-á mais funcional e ganhará mais espaço para, por exemplo, criar uma pequena área de refeições.

Tenha uma tábua de apoio amovível

Imagine que o seu móvel da cozinha é “mágico” e tem uma tábua/prateleira que você pode exibir ou esconder, conforme lhe dá jeito. Ótimo, certo? Esta espécie de balcão é muito prático e o facto de poder ser escondido faz dele uma peça chave numa cozinha pequena.

Aprenda a disfarçar o escorredor da loiça

Incorpore o tradicional escorredor da loiça na bancada da sua cozinha ou num armário. Esta é uma solução muito simples e discreta, sendo que uma das grandes vantagens é a sua cozinha ter sempre um aspeto arrumado, sem ostentar toda a loiça sobre o escorredor.

Opte por prateleiras e estantes

Numa cozinha pequena, há que aproveitar todo e qualquer espaço para arrumação, por isso use as prateleiras e as estantes para arrumar objetos utilitários, mas que também sejam estéticos, pois irão estar à vista de todos. Coloque alguma iluminação, capriche na disposições dos itens e conseguirá um belo efeito estético que é, ao mesmo tempo, super funcional.

Use a parede como suporte

Quando falamos de espaços de pequena dimensão, as paredes devem servir, muitas vezes, não para pendurar objetos decorativos, mas antes itens utilitários que, em todo o caso, devem ser esteticamente agradáveis.

Se continua a faltar-lhe espaço para arrumar objetos da cozinha, opte por pendurá-los na parede. Tê-los-á sempre à mão e poupará espaços nos armários e gavetas.

Tire partido das gavetas fundas

Se considera uma remodelação, atente nesta ideia de arrumação de cozinha pequena: escolha armários com gavetas fundas. Porquê? Porque aí pode guardar os seus tachos e panelas o que tornará tudo mais prático e rápido na hora de querer retirar algum desses objetos para cozinhar.

Assim, esta é uma grande vantagem, sobretudo se pensarmos nos armários tradicionais em que, para tirar um tacho, temos por vezes de retirar outros três ou quatro.

Adquira caixas para as especiarias

Se é um super fã de especiarias e temperos, compre um suporte com divisórias para cada uma delas. Assim, tudo ficará compartimentado, em segurança e vai poupar-lhe muito tempo na hora de as usar nos seus cozinhados.

Rentabilize os espaços estreitos

Estava a ver aquele espacinho que sobra entre o frigorífico e a parede? Pois bem, uma coluna com prateleiras, por exemplo, pode ser o objeto indicado para preencher esse espaço e dar-lhe arrumação para, por exemplo, as suas garrafas de vinho.

Esta é uma excelente ideia de arurmação para cozinha pequena. Pondere o uso de uma gaveta vertical, por exemplo. O importante é que não desperdice qualquer área livre que possua, por mais estreita que ela seja.

Mesa de apoio com rodas

Estas mesas de suporte são fundamentais, principalmente quando a bancada da cozinha não é lá muito generosa. O facto de ter rodas é fundamental, pois assim poderá movê-la com facilidade e, até, ajudá-la na hora de transportar loiça ou comida da cozinha até à sua zona de refeições.

Compre, pelo menos, um caixote do lixo

Se tem o lixo na cozinha, saiba que ele deve estar bem acondicionado, para evitar o espalhar de maus odores. Por essa razão, tenha sempre pelo menos um caixote do lixo e, se possível, “esconda-o” no interior do armário.

Se também procura arrumação para cozinha pequena e está disposto a fazer algumas alterações e remodelações na sua divisão, este é mesmo o artigo certo para si. Ponha em prática as nossas 11 sugestões de arrumação para cozinha pequena e verá como vai sentir que a sua divisão ganhou mais espaço e amplitude. Aproveite todos os itens que já existem no mercado e arrume este espaço tão importante da sua casa.

Veja também