5 dicas para lavar os lençóis corretamente

Lavar os lençóis não parece ser uma atividade muito difícil, até começarmos a ter a roupa branca em tons de rosa: tire a limpo as nossas dicas.

5 dicas para lavar os lençóis corretamente
Ideias para deixar os lençóis bem limpos

Umas das tarefas domésticas de grande importância é lavar os lençóis corretamente: nada melhor do que uma cama feita de lavado, com um cheirinho a fresco agradável. Contudo, há alguns erros que cometemos normalmente e que impedem que os resultados sejam os melhores. As nossas 5 dicas para lavar os lençóis ajudá-la-ão a ter resultados impecáveis.


Técnicas a não perder para lavar lençóis corretamente


Lavar os lençóis separadamente

Muitas vezes, optamos por lavar os lençóis juntamente com as tolhas, fazendo uma máquina com estas peças maiores. Contudo, esta não é uma boa escolha, pois as toalhas têm tendência a largar algum pelo que acabará colado aos seus lençóis. Isto acontece muito nas lavagens, mas, principalmente, na secagem à máquina. Além disso, as toalhas também provocam alguma fricção que encurta a vida dos seus lençóis.



Não deixar os lençóis na máquina

Durante a centrifugação, os lençóis são pressionados contra as paredes do tambor da máquina e isso faz com que os vincos se formem, especialmente se ficarem na máquina durante algum tempo. Se os retirar logo após o término do programa, bastará dar-lhes uma sacudidela antes de os colocar na máquina de secar e os vincos já lá não ficarão. Além disso, se retirar os lençóis da máquina de secar enquanto eles ainda estão quentes, bastará dobrá-los ou estendê-los sobre a cama e ficarão como se tivessem sido passados.



Use detergentes adequados

Os detergentes demasiado agressivos, bons para retirar nódoas resistentes, não sendo os mais adequados para lavar os lençóis. A sujidade dos lençóis nunca é comparável à das calças de ganga ou outras peças de roupa. Por isso, deve usar detergentes mais suaves, como os indicados para a roupa de bebé, pois isso prolongará a vida dos seus lençóis ao mesmo tempo que os deixará limpos.



Temperatura média

A temperatura é também um aspeto importante a ter em conta na hora de lavar os seus lençóis corretamente. As temperaturas elevadas, para além de provocarem desgaste dos tecidos, podem também causar o encolhimento das fibras, o que ninguém deseja que aconteça. Opte por uma temperatura mais baixa para lavar os seus lençóis.



Lave também a capa do edredão

Muitas pessoas optam por usar a capa do edredão como lençol de cima, isso significa que esta deve ser lavada com a mesma frequência que o lençol de baixo, ou seja, todas as semanas. Para aqueles que usam um lençol de cima e uma capa de edredão, poderá não ser necessário lavá-la todas as semanas, embora mesmo assim não se devam exceder as duas semanas, uma vez que a sujidade própria dos lençóis também atinge a capa do edredão.


Estas 5 dicas para lavar os lençóis tornarão a sua vida mais fácil e as suas noites muito mais confortáveis. Não espere mais para colocá-las em prática!

Veja também: