6 dicas para lavar roupa de cama e banho

A roupa de cama e banho é muito importante para o nosso conforto diário: aprenda a obter os melhores resultados possíveis quando a lavar. 

6 dicas para lavar roupa de cama e banho
Truques para uma limpeza mais eficaz

Para lavar a roupa de cama e banho são necessários alguns cuidados para que o resultado seja o melhor em termos de conforto para os seus utilizadores. A suavidade das toalhas e dos lençóis contribui muito para uma noite bem dormida e para um despertar repleto de conforto.


Lavar roupa de cama e banho: truques simples com ótimos resultados

Por vezes, de facto, não basta seguirmos as indicações dos fornecedores que, contudo, são sempre muito importantes. Mesmo assim podemos sentir as toalhas e os lençóis secos e pouco confortáveis. Saiba como conseguir sempre roupa de cama e banho bem lavada.



1. 100% algodão

Para que o conforto seja realmente superior, é essencial que os seus lençóis e toalhas sejam 100% algodão, as misturas de poliéster normalmente não trazem grande suavidade, especialmente após algumas lavagens. De qualquer modo, se sente a sua roupa de cama e banho muito secas, opte por usar menos detergente e menos amaciador na lavagem, uma vez que o excesso destes produtos pode levar à perda de suavidade.



2. Detergente Líquido

Para lavar roupa de cama e banho é muito mais eficaz a utilização de detergente líquido, uma vez que há menos possibilidade de deixar resíduos do pó na roupa. Como as peças de banho e cama são maiores, diminui o espaço entre as peças que facilita a circulação de água para dissolver o detergente e o pó pode deixar resíduos. Esses resíduos são muitas vezes a causa da sensação de roupa seca e áspera.



3. Amaciador de qualidade

É maravilhoso entrar numa cama que cheira mesmo muito bem, e o mesmo acontece em relação às toalhas de banho. Para conseguir que o cheirinho a roupa lavada fique mais tempo na sua roupa, é mesmo fundamental que use um amaciador de qualidade e nas proporções corretas.

Amaciador a mais pode danificar a roupa e não garante que o odor agradável fique mais tempo. Ao contrário do que algumas pessoas dizem, a máquina de secar não retira o cheiro à roupa, especialmente se o amaciador for de boa qualidade.



4. Temperatura correta da água

Para que a lavagem seja mais eficaz, é extremamente importante que sejam seguidas as indicações do fabricante relativamente à temperatura da água. Claro que as temperaturas mais altas vão ajudar a ação do detergente, mas, ainda assim, o melhor é sempre respeitar os símbolos das etiquetas.



5. Secagem perfeita

O ideal é lavar cobertores e edredões em dias mais quentes, para que a secagem possa ser feita ao ar livre mais rapidamente. É essencial que o local de secagem seja bem arejado, o que evitará maus odores na roupa. Também poderá optar pela máquina de secar, mas nesse caso respeite tanto as indicações do fabricante, como o peso permitido na máquina.



6. Arrumação

Mesmo que siga todas os nossos conselhos para lavar a roupa de cama e banho, é essencial que complemente essas ações com uma arrumação eficaz das toalhas, lençóis e cobertores. As roupas de cama e banho não devem ser arrumadas em locais húmidos ou com odores desagradáveis. Opte por armários bem secos e perfeitamente limpos para que a arrumação não estrague todo o cuidado que teve com a sua roupa de cama e banho.

Seguindo estas 6 dicas para lavar a roupa de cama e banho, conseguirá resultados perfeitos que contribuirão para noites mais confortáveis e despertares mais suaves!

Veja também: