7 dicas para não voltar a matar as plantas lá de casa

Matar as plantas é, infelizmente, muito comum. Neste artigo vamos deixar-lhe algumas dicas simples para que as suas plantas sobrevivam.

7 dicas para não voltar a matar as plantas lá de casa
Conheça os cuidados a ter com as suas plantas

Matar as plantas está-lhe no sangue? Já desistiu de comprar aquela orquídea lindíssima ou mesmo um cato, porque sabe que mais dia menos dia vai acabar por deixá-los morrer? Chegou a hora de pôr um termo a isso. Siga as nossas dicas e verá como as suas plantas não só sobrevivem, como vão ficar mais lindas do que nunca.


7 dicas para manter as suas plantas vivas e saudáveis


Ler as instruções

Sim. À semelhança de muitos outros produtos e objetos, as plantas também trazem instruções. Se as seguir as instruções, matar as plantas já não será tão simples e elas terão grandes hipóteses de sobrevivência.
 


Não regar pouco

Esquece-se de regar as suas plantas? Para ver se a sua planta está a precisar de água, basta colocar o dedo na terra do vaso. Se estiver seca, deve regar. No entanto, sempre com moderação. Assim, não esqueça que deve sempre utilizar um vaso com buracos no fundo, pois assim ajuda a drenar a água em excesso.
 


Não regar em demasia

Pois é. Tudo se quer com moderação. E se quando se esquece de regar as suas plantas, elas acabam por secar e morrer, também quando rega em demasia, mata as plantas pois a raiz pode apodrecer. Assim, para além de ler as instruções, de forma a saber com que frequência deve regar, pode também usar o truque do dedo. Se a terra estiver húmida, a planta não está a precisar de água.
 


Cuidado com as temperaturas extremas

A maioria das plantas precisa de uma temperatura média: entre os 18ºC e os 21ºC. Nada de muito calor nem muito frio. Dependendo da época do ano e do local onde tem as suas plantas, deve ir prestando atenção às oscilações da temperatura, de forma a manter as plantas saudáveis.
 


Atenção à luz: nem muita nem pouca

As plantas precisam de diferente exposição à luminosidade. Pode perceber se estão a receber luz a mais, se as suas folhas começam a ficar queimadas. Por outro lado, se a cor das folhas começar a querer desvanecer, então a sua planta está claramente a dizer-lhe que precisa de luz.
 


Cuidado com os insetos

Há alguns insetos que incomodam e podem matar as plantas, entre os quais se encontra os ácaros, mosquitos e moscas brancas. Se a sua planta tiver sido atacada, afaste-a das outras, extermine os ácaros e aguarde pelo menos 30 dias até replantar na mesma zona. Se vir uma joaninha numa das suas plantas, deixe-a, pois são benéficas para elas.
 


Replantar

É importante replantar as suas plantas pelo menos de dois em dois anos, pode ser também de ano a ano, mas isso depende do crescimento da mesma. Para replantar, deve utilizar um vaso maior, terra nova adubada e com substrato. Para perceber se a planta está a precisar de ser mudada, basta espreitar por baixo do vaso e ver se a raiz está a sair pelos buracos que servem para drenar a água.

Veja também: